Escalar faturamento, expandir a operação do negócio e conquistar centenas e até milhares de novos clientes e ainda uma generosa fatia de mercado. 

Este salto de crescimento na sua empresa pode ser feito em um período relativamente curto de tempo, sem estresse e com números que podem ser acompanhados e avaliados em telinhas de computadores e celulares, a apenas um clique de distância. 

Isso pode até parecer um sonho distante ou futurista, porém, já é uma realidade para as organizações que implementam o Marketing Digital no seu processo de vendas. 

Embora essa seja uma possibilidade incrível e que pode ser aproveitada pela maioria das empresas, uma boa parte delas ainda não está preparada para isso, infelizmente. 

Afirmar isso parece surreal, mas é a verdade, porque para ter que um negócio tenha sucesso com um processo de vendas digital é preciso combinar quatro competências cruciais: mentalidade, planejamento, execução e mensuração. 

Apesar disso não ser fácil de ser desenvolvido, se a empresa decidir encarar esta nova empreitada e buscar uma parceria com a agência certa, as chances de acertar no alvo são enormes. 

Então, se você quer descobrir como o Marketing Digital tem o poder de transformar os resultados da sua empresa, continue lendo este artigo

Sair na frente e conquistar resultados requer ousadia

Sem dúvidas, o Marketing Digital pode levar o seu negócio para o próximo nível. 

Ele faz parte da transformação digital que a esmagadora maioria das empresas precisam se adaptar, porém, uma boa parte delas ainda não compreendeu que tomar esta decisão é uma questão de sobrevivência. 

Para Cesar Gon, CEO e fundador da CI&T, essa virada de mindset é um dos principais entraves para as organizações. “Tem que modificar a estrutura, quebrar silos, mudar a maneira como a comunicação acontece. Toda essa mudança traz questões, porque sai da zona de conforto”, observa Cesar Gon. 

Um dos maiores empecilhos para aumentar a participação no mercado e, consequentemente, faturar mais está em focar no consumidor e nas suas necessidades

Se antes as empresas reinavam soberanas com as suas estratégias ditadas pelo Marketing offline, ordenando o que as pessoas deveriam comprar ao enumerar as características técnicas de seus produtos e serviços, agora, quem manda no jogo são os clientes

Eles passaram a exercer um papel ativo no processo de compra. Segundo a Resultados Digitais, 60% dele é realizado antes mesmo de conversar com um vendedor. 

Ou seja, quem pode pagar pelo o que você vende busca por informações na internet. E se o seu negócio ainda está preso àquela antiga realidade, dificilmente ele experimentará um crescimento em vendas

Por isso, manter uma estratégia digital azeitada e verdadeiramente conectada às pessoas que podem comprar os seus produtos ou serviços potencializa o crescimento das empresas de maneira inteligente e sustentável. 

“A informação está online e as pessoas querem segurança antes de comprar, por isso, as estratégias digitais são cruciais para as empresas que buscam participar desse processo de decisão”, sentencia Fábio Guaragni, CEO da Gaud.  

E, na visão de Ivan Menezes, CEO da Diageo, conquistar resultados online acaba extrapolando a execução de processos. “Não se trata de fazer, mas sim sobre fazer Marketing de forma eficaz em um mundo conectado”, explica Ivan Menezes. 

Não é sobre entender, mas sobre dominar técnicas 

Muitos diretores, gestores, analistas de Marketing e até vendedores ficam preocupados em descobrir como viralizar um post no Instagram ou um reels no TikTok, porém, eles não entendem como isso alavancará efetivamente as vendas. 

Executar estratégias de Marketing Digital é muito além de um hack, um conteúdo viralizado, um site no ar ou um perfil organizado nas redes sociais. 

É um projeto ousado, cuja ideia precisa ser comprada pela diretoria e, claro, pela equipe comercial, que precisa ir além de conhecer as ferramentas que devem ser usadas. 

O segredo para a conquista de resultados é ter um processo de vendas inteligente planejado com base em comportamentos de potenciais clientes, implementar as ações utilizando os canais digitais certos e também as ferramentas certas, além, é claro, de mensurar e avaliar os resultados. 

Alinhamento estratégico 

Se você quer vender mais, precisa de um porquê. 

Escalar um negócio não é só sobre faturar mais, mas sim sobre estar alinhado com os objetivos da empresa. 

E quando você sabe os motivos que o levarão a criar um processo comercial inteligente, o Marketing Digital pode te ajudar muito. 

Organizando a casa

Porém, antes de focar em resultados, você precisa acertar no planejamento. E o primeiro passo para isso acontecer é conhecer muito bem quem pode comprar de você. 

Para isso, você deve descobrir as suas personas, que são as representações fictícias, baseadas em pesquisas e análises de dados reais, de seus clientes ideais. 

Mas não basta só enviar formulários com perguntas para a sua base atual de clientes. 

É preciso um esforço maior para identificar hábitos e comportamentos de quem pode comprar da sua empresa.  

Este tipo de pesquisa pode te auxiliar na validação do seu perfil de cliente ideal, porém, você precisa conversar e até entrevistar uma amostra de quem já compra de você, além de reunir dados que podem ser coletados através de mapeamentos de mercado. 

Com base em todas essas informações e também no posicionamento que você deseja manter no mercado, eis que surgem as personas

Através desses comportamentos que elas mantêm no dia a dia, fica fácil entender quais são as suas dores e os seus desejos para compreender como alinhar o seu produto ou serviço para resolvê-los e atendê-los. 

Desta análise ainda sairá um ponto crucial para desenvolver um processo de vendas inteligente no Digital: quais são os canais online que a sua empresa deve investir para conquistar a atenção dos seus potenciais clientes. 

Estruturando o plano 

Já com tudo já em mãos, agora, é a hora certa de traçar as estratégias. 

Perceba como, mesmo ainda no planejamento, estamos partindo de uma lógica que muitas empresas ainda estão acostumadas: ao invés de pensarmos primeiro em como apresentar aos potenciais clientes o nosso produto ou serviço, estudamos a fundo os comportamentos e hábitos de quem pode comprar de nós para, só depois, traçar o que faremos para despertar a atenção dessas pessoas. 

E para isso acontecer, o Inbound Marketing é o verdadeiro caminho das pedras para que a sua empresa conquiste novos e bons clientes

Inclusive, se você quiser descobrir detalhes sobre Inbound Marketing para implementar a partir de agora na sua empresa, é só fazer o download do nosso ebook exclusivo

Através dele, você traça o caminho a ser percorrido por quem pode comprar de você desde o momento no qual ele nem sequer desconfiava que tem problemas que podem ser resolvidos com o seu produto ou serviço. 

Ele é o grande responsável por dialogar com o seu potencial cliente e fazer com que ele percorra o seu funil de vendas, que deve dividido em três fases: 

  1. Atrair: você desperta a atenção de pessoas que podem pagar pelo seu produto ou serviço; 
  1. Engajar: você educa quem pode comprar do seu negócio mostrando às pessoas quais são as dores que ela enfrenta e também como solucioná-las;
  1. Converter: você apresenta o seu negócio através de argumentos convincentes para que a sua empresa seja escolhida como a melhor opção. 

Segundo uma lista divulgada pela OptinMonster, empresa de software para geração de leads, potenciais consumidores conquistados a partir desta metodologia têm uma taxa de fechamento de 14,6% contra apenas 1,7% dos processos tradicionais. 

Colocando o time em campo 

Com o planejamento pronto, é partir para a execução  Muitos gestores gostam de pular essa parte que antecede a mão na massa, porém, se o time não sabe o que precisa ser feito, dificilmente as atividades serão realizadas do jeito certo.  

Agora, com um plano de ação em mãos, todos sabem exatamente o que precisa ser feito, quando as tarefas serão executadas e quais os recursos, tanto financeiros quanto humanos, serão necessários. 

Não haverá dúvidas com relação a isso e, a partir de agora, o que você precisa redobrar a sua atenção é com a mensuração dos resultados. 

Garantindo gols de placa 

E são as métricas que te auxiliarão nisso, afinal, “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.” Esta célebre frase de William Edward Deming, estatístico, consultor, conferencista e professor norte-americano, resume com maestria o papel das métricas na sua estratégia Digital. 

Mas o que você monitorar efetivamente? 

Ao implementar o Inbound Marketing na sua empresa, esteja atento a 3 pontos cruciais, que são:  

  1. Entender muito bem o seu funil de vendas e a taxa de conversão em cada uma das etapas;
  2. Ter plena clareza sobre o seu público-alvo e também sobre a sua persona, a partir de suas dores e desejos; 
  3. Solucionar os problemas e atender os desejos de quem pode comprar você através do seu produto ou serviço.  

Quer aprender mais sobre Inbound Marketing?

Baixe grátis o  nosso livro digital Vendas B2B e Inbound Marketing: os 3 segredos para vender mais, faça isso agora mesmo!

Para isso, você precisa prestar atenção em 8 métricas principais, que são: 

  1. Leads por canal; 
  2. CPC (custo por clique); 
  3. CPL (custo por lead); 
  4. Taxa de abertura de emails; 
  5. Taxa de aproveitamento;
  6. Lead scoring
  7. Conversão;
  8. Retorno sobre Investimento (ROI). 

Ao colocar em prática a tríade planejamento, execução e mensuração com essa lógica, você entenderá quais são os pontos da sua estratégia de Marketing Digital estão no caminho certo e também quais precisam de ajustes na rota. 

Inclusive, isso impacta não só na realização das tarefas do dia a dia como também na definição da verba para o Marketing Digital na sua empresa. 

Se você sabe o que realmente está funcionando, pode potencializar essas estratégias e atividades vitoriosas para um crescimento escalável e previsível

Parcerias de sucesso 

Mas, muitas vezes, dar o primeiro passo pode ser bem difícil

Afinal, muitas coisas precisam ser feitas todos os dias e, nem sempre, você tem todos os recursos dentro do seu negócio e contratar mais pessoas, além de treiná-las, pode ser uma alternativa cara e demorada. 

E são nestas horas que nós precisamos contar com uma mão amiga, que são as parcerias estratégicas

Através delas, conseguimos dar verdadeiros saltos no mercado mesmo em um curto espaço de tempo, afinal, existem agências de Marketing Digital focadas em ser um braço estratégico das empresas. 

E quando você pode contar com uma agência que mantém esse posicionamento de mercado, também conta com os melhores profissionais que fazem dela para ajudá-lo, afinal, eles estão não só estudando, mas também executando e mensurando resultados todos os dias

Ao caminhar juntas, o seu negócio e a agência crescem rapidamente, afinal, ela compreende com clareza o que você precisa, planeja a rota com o caminho a ser seguido através de um projeto, percorre essa estrada junto com você, sempre de mãos dadas, não só comemorando  as conquistas, mas também reajustando o que for preciso para chegar ao destino final combinado por vocês. 

Nós, da Gaud, trabalhamos assim, fazendo com que a sua empresa inicie um novo e próspero ciclo no mercado, onde você potencializa e escala as vendas de forma previsível.  

Por isso, podemos ajudar você nesta nova empreitada com o Marketing Digital

Se você gostou dessa oportunidade e quer entender como fazer uma prospecção comercial inteligente, baixe agora mesmo o nosso ebook sobre Inbound Marketing, clicando aqui