O que não falta na internet é conteúdo sobre o planejamento de marketing digital.

Logo, este artigo não tem a intenção de ensinar um passo a passo ou mostrar quais são as etapas de um bom planejamento.

Porém, uma das maiores reclamações de pequenas, médias e até grandes empresas, é de que os esforços realizados no marketing digital não entregam os resultados esperados.

Talvez você que está lendo esse artigo viva uma situação semelhante: bastante esforço em criar posts para redes sociais, blog, e-mails marketing e, do outro lado, pouco retorno.

Você já se perguntou o porquê disso acontecer?

Um bom planejamento é a base para resultados

Quando se trata de comunicação na internet, os princípios e bases para atingir resultados são diferentes.

Nós temos um plano?

É importante ter em mente que a disputa pela atenção é grande. A quantidade de informações publicadas diariamente é imensa e sua empresa está competindo nesse mar de textos, vídeos e posts.

Destacar-se em meio a tanto conteúdo é um dos maiores desafios.

Na era do conteúdo, a maneira mais fácil de atingir resultados é criando conexão com o seu público.

Essa conexão só acontece quando o material publicado por sua empresa desperta o interesse do consumidor.

Seja no seu blog, nas redes sociais, newsletter ou qualquer canal digital, as pessoas precisam desejar saber mais sobre o assunto que você está falando.

Portanto, falar apenas sobre o seu produto e seu serviço não é mais suficiente.

É preciso entender as dores, problemas e necessidades do seu público e, partindo deste ponto, produzir conteúdo de qualidade.

Parece complexo, não é mesmo? Mas existe uma maneira muito simples de saber tudo isso e ela é negligenciada pela maioria das empresas.

Se você já entendeu que estamos falando do planejamento de marketing digital, começamos bem.

Continue acompanhando nosso raciocínio!

Planejamento de marketing digital também é pesquisa

Uma empresa que investe tempo em um planejamento de marketing digital detalhado, obtém informações valiosas para definir suas estratégias.

Planejar para conhecer a sua audiência é inteligente!

Através do planejamento, dentre outras coisas, é possível:

  • conhecer o perfil do seu público;
  • saber quem é sua persona;
  • entender as dores e necessidades do seu consumidor;
  • identificar as etapas da jornada de compra do seu clientes; etc…

Com estas informações, é possível criar estratégias assertivas para alcançar o seu público e conectar-se com ele.

Então, mesmo que sua empresa já possua canais na internet ou esteja dando os primeiros passos, nosso maior conselho é: invista tempo no seu planejamento.

Confira alguns pontos importantes a serem observados no seu planejamento de marketing digital.

Criando a sua persona

No marketing digital, uma das coisas mais importantes a entender é que toda a sua comunicação será direcionada para alguém.

A criação da persona é essencial para o planejamento de marketing digital
A persona é a representação do seu cliente ideal

E a maneira mais fácil de conectar-se com um cliente é sabendo quem ele é, concorda?

Essa é a função da persona. Ela será a representação do cliente ideal da sua empresa.

Para criar a sua persona, você irá basear-se nas características reais de comportamento, idade, sexo, motivações e objetivos dos seus clientes.

Para saber essas informações você pode se basear em dados que já possui sobre os seus clientes ou até mesmo realizar pesquisas para entender seu público alvo.

No fim desse processo, você terá um perfil mapeado que irá nortear a sua produção de conteúdo.

Para saber mais sobre criação de persona, confira este artigo da Resultados Digitais.

Entendendo a jornada de compra

Assim como a criação da persona, entender a jornada de compra do consumidor é importante para a produção de conteúdo no meio digital.

De maneira resumida, a jornada de compra é o caminho que o cliente percorre antes de realizar a compra.

Você provavelmente já pesquisou bastante sobre um produto, serviço ou um curso, antes de efetuar uma compra, certo?

Ao fazer isso, você percorreu uma jornada de compra.

Da mesma forma o seu cliente busca na internet informações sobre o seu produto ou sobre o problema que ele pode solucionar.

A jornada de compra possui 04 momentos:

  • aprendizado e descoberta;
  • reconhecimento do problema;
  • consideração da solução;
  • decisão de compra.

Não iremos aprofundar este tema agora, mas é importante você saber que entender essa jornada irá ajudá-lo a planejar o seu conteúdo de maneira estratégica.

Sua empresa pode criar conteúdo para cada uma dessas etapas, apresentando soluções e fornecendo informação para o seu consumidor.

Neste artigo você pode saber um pouco mais sobre a jornada de compra.

Montando o seu planejamento de conteúdo

Agora você já entende a importância de criar uma persona e conhecer a jornada de compra do cliente.

É hora de criar o seu plano!

Outro ponto importante para o seu planejamento de marketing digital é realizar um planejamento de conteúdo.

O conteúdo de qualidade, que atrai os clientes, é aquele que envolve e ajuda a persona na jornada de compra.

Ou seja, ele precisa estar relacionado com aquilo que o seu público gosta e precisa saber.

Por isso o planejamento se torna importante.

É neste momento que você irá definir quais temas abordar, o que será atrativo para os clientes, quais formatos trabalhar e os objetivos a serem atingidos.

Todas as publicações precisam ter um propósito e objetivo. É através do planejamento de conteúdo que entender isso será possível.

Invista tempo no planejamento de marketing digital

Muitas vezes, na ânsia de estar presente na internet e começar a ser visto, as empresas começam suas publicações à toque de caixa.

Isso não é totalmente negativo, ok? Se sua empresa já possui um perfil, site, blog e outros canais, ela já está na frente de diversos concorrentes.

Porém, as chances de obter bons resultados são maiores quando se investe tempo no planejamento.

As etapas que citamos no artigo são apenas parte de um bom planejamento de marketing digital. Essas definições são essenciais para ter uma comunicação mais efetiva nas redes e nos seus canais.

O que diferencia estratégias de marketing digital com objetivos e direcionadas, do marketing digital mais amador, são as etapas de planejamento.

O que você achou deste artigo? Compartilhe com alguém que precise relembrar ou conhecer a importância do planejamento digital.

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