Quando o assunto é prospecção e captação de novos clientes, é normal que pensem em ligações, e-mails para com convites para reuniões, cartões e por aí vai.

Fato é que essa é a maneira “mais famosa” de ir ao mercado e tentar vender um produto ou serviço, chamada de Outbound.

No Outbound, geralmente um negócio anuncia seu produto para públicos não segmentados em canais de grande audiência, realiza ofertas diretas e tenta “convencer” um cliente de que aquilo é bom.

Portanto, embora essas práticas também tenham suas vantagens, aos poucos o mercado vai se desfazendo delas e procurando outras alternativas, claro.

Assim nasce o Inbound e sua metodologia.

O Inbound Marketing vem com a proposta de atrair e fidelizar clientes, ou seja:

Ele não vai atrás do cliente, mas desperta o seu interesse de forma gradual e de acordo com a jornada de compra dele.

A ideia é fazê-lo avançar nas etapas do funil de vendas por meio da produção de conteúdo útil até que ele esteja pronto para fechar negócio.

Assim, o cliente descobre que tem um problema, passa a reconhecê-lo,considera soluções e com todas as informações obtidas toma a decisão de compra.

Qual é o papel da equipe de vendas no Inbound Marketing

Mas quais são as vantagens de investir em Inbound Marketing? Continue a leitura e acompanhe os melhores motivos.

1 – Aumento do ROI

Ao investir em Inbound Marketing, você tem uma vantagem que interessa a qualquer negócio: retorno sobre investimento!

Diferente do Outbound, com o Inbound você não tem custos para “prospectar”, basta ter uma rede de contatos sólida e distribuir conteúdos por meio dos canais que interessam à sua empresa.

Com a produção de conteúdo valioso o cliente é quem passa a ter interesse pela sua empresa e isso não requer grandes investimentos.

Então, se quer bons retornos pensando no longo prazo o Inbound é fundamental.

2 – Visibilidade

Em uma estratégia digital ser visto pelo público é muito importante!

Sendo assim, com SEO, um dos pilares da Inbound, seu e conteúdos relacionados às dores da sua persona passam a aparecer entre os primeiros resultados das buscas do Google.

Em outras palavras: seu potencial cliente (lead) te encontra mais fácil, sua marca passa a ter autoridade dentro do segmento e gera possíveis compradores do seu produto ou serviço mais facilmente.

Outro ponto importante também é o fortalecimento de imagem da marca.

Uma empresa de convênio odontológico empresarial, por exemplo, com a visibilidade oferecida pelos mecanismos de busca ela fica de fácil identificação para os usuários, o que aumenta a chance de aproximação.

3 – Gera leads qualificados

No tópico acima você viu que leads são potenciais clientes e qualificados significa que:

Dentre todas as pessoas que demonstram interesse pelo seu produto eles são os que mais têm chances de comprar.

Com a criação de conteúdo segmento (direcionado a determinada pessoa), as chances de um lead estar pronto para compra é muito grande.

Afinal, ele está avançando na jornada de compra e já demonstrou interesse em resolver seu problema, seja por meio de uma interação direta, inscrição em um formulário ou mesmo download de um material.

Maneiras de filtrar leads:

  • Landing Pages;
  • Formulários;
  • E-mail Marketing;
  • Conteúdo segmentado.

4 – Reduz o CAC

CAC é a sigla para Custo de Aquisição de Cliente e é uma métrica muito importante para a saúde de um negócio.

Como o próprio nome sugere, ao investir em Inbound Marketing os custos para tornar leads em clientes é muito menor em relação a outras estratégias, como o próprio Outbound.

A oferta de informação valiosa faz com que potenciais compradores se aproximem de uma empresa sem que ela tenha que investir altos valores, isso significa que ela conquista um cliente sem pagar nada por isso.

Uma pessoa, por exemplo, pode se interessar por um convênio dental sem nem sequer fazer interações com a empresa, apenas colhendo informações que te deem autonomia para a tomada de decisão (compra).

Assim, essa empresa de plano odontológico pessoa jurídica conquista um cliente com baixo custo.

5 – Fácil metrificação

Por se tratar de uma estratégia digital, ao investir em Inbound Marketing, é possível mapear o comportamento da persona.

Além disso, checar suas ações e acompanhar sua jornada de compra de maneira fácil e prática.

A mensuração constante das ações utilizadas durante a estratégia traz muitas vantagens, como:

Conhecer melhor o público, saber o que funciona, fazer testes, dentre outras.

Por fim, é válido frisar que a o Inbound é uma metodologia potente e traz bons resultados à sua empresa, porém eles são expressivos no longo prazo.

Então, junto ao Inbound, tenha ações de vendas para o curto prazo. Combinar as duas práticas é uma boa maneira de começar.

Este conteúdo foi produzido por Ideal Odonto, uma empresa de plano dental empresarial e muitos outros.