Você está se comunicando da melhor maneira com os seus clientes?

Com um funil de vendas você irá vender mais e atrair o público certo e no momento certo. 

Saber como criar esse funil é um dos passos mais importantes dentro da estratégia de Inbound marketing.

Contudo, será possível entender as necessidades de seus possíveis clientes em cada fase do processo de vendas ao utilizar essa ferramenta.

Nesse artigo iremos entender qual é a definição desse processo e pontuar as 3 etapas chave para a construção de um funil de vendas para sua empresa. Confira e veja como conseguir mais resultados para o seu negócio!

O que é um funil de vendas?

Antes de partirmos para como criar, é preciso saber o que é e para que serve um funil de vendas.

Essa ferramenta de marketing é um conceito que parte da ideia de que o seu público nem sempre está pronto para adquirir um produto/serviço a qualquer momento.

Ele é a representação da trajetória dos possíveis cliente até a concretização da compra, ou seja, desde o primeiro contato do cliente com a empresa, até a realização da venda.

Portanto, antes de vender, precisamos compreender que existe um caminho pelo qual o público irá passar.

O funil de vendas  tem como objetivo principal diagnosticar e representar cada etapa desse processo.

O funil de vendas é dividido em 3 etapas: O topo, o meio e o fundo.

  • Topo de funil: quando atraímos os visitantes e geramos leads.
  • Meio de funil: quando convertemos oportunidades.
  • Fim de funil: quando criamos clientes.

Para entender mais profundamente as fases do funil de venda recomendamos esse artigo.

Aprenda a atrair o público certo e a criar um funil de vendas em 3 passos simples:

1. Mapeie a jornada de compra

Sua primeira tarefa para criar um modelo de funil de vendas é ser um grande conhecedor dos seus possíveis clientes. Todavia, isso significa que você precisa mapear a jornada de compras feita pela persona da sua marca.  

Saiba mais sobre como funciona a definição de personas nesse artigo que indicamos.

Nesse sentido, busque reunir o maior número de informações possíveis sobre seu público alvo e entenda bem para quem quer vender. Uma dica simples é preparar perguntas e conversar com os seus clientes. 

Você também pode definir o perfil do cliente ideal sabendo quais são os seus desejos, hobbies, dúvidas e principais problemas!

Ou seja, para fazer esse mapeamento é importante considerar que antes de finalizar uma compra, as personas da sua empresa passam por alguns estágios. São eles as etapas da jornada de compra do cliente:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Consideração e solução;
  • Decisão de compra;
  • Fidelização.

Contudo, a sua área comercial consegue ter um planejamento e plano de ação mais assertivo para saber em que etapa o cliente se encontra e como guiá-lo para a próxima fase. 

Já explicamos sobre a jornada do cliente aqui nesse artigo .

Vale lembrar que mesmo após já ter conseguido mapear essa jornada, esse processo precisa se tornar um hábito para a sua empresa.

Dessa forma você aumenta suas chances de saber com quem está se comunicando e acertar em suas ações.

Nesse sentido, quando você sabe quem é o seu cliente consegue identificar possíveis brechas e falhas no seu processo, o que vai possibilitar um modelo de funil vendas otimizado. 

2- Planeje conteúdo para todas as etapas

Para que seu público avance pelas etapas do funil, é fundamental que a sua empresa ofereça conteúdos relevantes e diversos. Esses conteúdos devem estar sincronizados com seus interesses e de acordo com o contexto de cada etapa. 

Veja qual conteúdo se adequa às 4 fases:

  • Topo de funil:  aqui o cliente ainda é apenas um visitante. Forneça conteúdos mais educativos e que falem exatamente sobre o que ele está pesquisando. Faça isso por meio de blogspost, infográficos, podcasts, vídeos, newsletters e posts em redes sociais.

  • Meio do funil: aqui usuário já tem algum contato com a sua empresa e também reconhece que tem um problema para ser resolvido. Disponibilize conteúdos que o ajudem a tirar dúvidas e esclarecer como você oferece soluções. Faça isso por meio de e-books, eventos online, blogposts, vídeo aulas e landing pages.

  • Fundo do funil: o foco  aqui deve ser estimular a compra e mostrar que o seu negócio é a melhor solução para as dores do cliente. Prove que seu trabalho é eficiente e dá resultados. Faça isso por meio de webinars, cases de sucesso e depoimentos.
Dica: Estabeleça critérios ou marcos para identificar quando um cliente passou de uma etapa para outra. Por exemplo: Quando o usuário fornecer informações sobre ele para sua empresa deixou de ser visitante e virou um lead. Isso quer dizer que ele foi do topo para o meio do funil. Esses dados podem ser conseguidos por meio de landing pages.

3- Avalie o funil

Após elaborar o passo 1 e 2, chega a hora de reunir as equipes de marketing e vendas para a avaliar o funil criado. Analisem e imaginem todo o caminho que o possível cliente realizará até o momento final da compra. Aproveite para estabelecer metas!

Crie uma lista e defina prioridades e objetivos! 

Levante questionamentos como:

  • Precisamos de quantos leads? 
  • Quantos potenciais clientes o marketing deve repassar para os vendedores dentro de uma meta?
  • Quantos visitantes queremos que acessem nosso site. E em quanto tempo?
  • Quais argumentos deixarão nosso público ideal ainda mais pronto para a compra?

Você irá adequar essas perguntas de acordo com a necessidade e realidade do seu negócio e dessa forma conseguirá pôr em prática o seu funil de vendas!

Lembre-se: faça reuniões constantemente para poder identificar possíveis falhas e melhorias em todo o processo do seu funil. Assim você melhora suas chances de alcançar bons resultados.

Viu só como o funil de vendas é essencial para dar suporte a jornada de compras do cliente? Com ele é possível dar as informações que seus clientes precisam para construir a decisão de compra! 

Todavia, não se esqueça de avaliar se a sua equipe possui o treinamento e conhecimento necessários para executar as tarefas da melhor forma possível.

Ter colaboradores com as habilidades adequadas para colocar seu funil de vendas em prática é parte essencial do processo.

Portanto, agora que já aprendeu como construir um funil de vendas não perca tempo e crie logo o seu! Você está no caminho para conquistar o público certo.

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