Um planejamento de Inbound Marketing sólido é o primeiro passo para conquistar bons resultados.

Essa estratégia de marketing é essencial para que você consiga atrair o seus clientes e transformar a maneira como se relaciona com o seu público. 

Mas, antes de tudo, de que forma colocar as ações em prática?

Neste artigo destacamos 6 etapas importantes para você organizar as suas metas, objetivos e criar um cronograma de ações para sua estratégia. 

Em outras palavras, são passos rápidos e simples que te ajudarão a criar um planejamento de Inbound marketing certeiro para sua empresa! 

6 Passos para o planejamento de Inbound Marketing

  1. Defina suas personas
  2. Invista em SEO
  3. Faça um funil de vendas e conheça a jornada do cliente
  4. Crie uma estratégia de conteúdo
  5. Elabore um plano de geração de leads
  6. Defina seus objetivos

1- Defina suas personas

Ter o público alvo definido é parte fundamental do inbound marketing (IB), pois quanto mais personalizada é a sua estratégia, melhor são os seus resultados. 

Isso porque quando criamos uma persona, analisamos mais do que idade, gênero e escolaridade. Nesse processo você deve compreender para quem de fato está criando seus produtos e serviços

Quais são os interesses, comportamentos, problemas e desejos do seu cliente? Com essas respostas é possível publicar conteúdos que forma muito mais assertiva. 

Ainda é possível saber quem de fato compraria suas soluções e assim, entender que essa é uma forma de guiar a sua produção de conteúdo e cronograma de ações.

Afinal, definir as pessoas com as quais você vai dialogar implica também em escolher sua postura e como você quer ser visto por elas. 

Também é preciso ressaltar que sua empresa não precisa ter apenas uma persona.

Você provavelmente encontrará mais de uma, e por isso é importante realizar a segmentação de clientes e entender cada uma das personas da sua marca. 

Para que você compreenda melhor sobre esse processo de segmentação de clientes e criação de personas assista esse vídeo. que separamos!

Persona: O que é e como criar uma persona.

2-  Invista em SEO

Investir em otimização de SEO significa mais do que apenas ganhar as primeiras posições nos principais mecanismos de busca, e sim fazer com que os seus conteúdos sejam mais facilmente encontrados. 

Essa é a maior premissa do inbound marketing, construir um tráfego orgânico, que faça com que você seja procurado pelo cliente e não o contrário. 

Portanto, entenda como os visitantes chegam até o seu site, quais temas trazem mais visitas e quais palavras-chave com uma busca significativa na rede você pode usar para atrair mais pessoas.

Primeiramente, monte a sua estratégia de palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Depois, você conseguirá desenvolver sua estratégia de conteúdo com muito mais propriedade e alcançar quem realmente está em busca daquela informação.

Essas keywords podem ser encontradas por meio do Planejador de palavras-chave do Google, ou em outras ferramentas de SEO.

3- Faça um funil de vendas e conheça a jornada do cliente

Um planejamento de Inbound Marketing efetivo é aquele construído pensado para atingir usuários presentes em todas as etapas do funil de vendas. 

A ideia principal é encontrar formas de conduzir o público ao longo de todo o funil, assim, fica bem mais simples movimentar suas estratégias digitais.

Como você já definiu as personas da sua marca, ao utilizar o funil de vendas,  poderá  organizar argumentos, estratégias e ferramentas que melhor se aplicam a cada etapa da jornada de compra que o usuário passar. 

Assim, você sabe com quem está falando, desde o cliente que acabou de perceber uma necessidade, até a compra de fidelização.

Confira como funciona essa ferramenta tão importante para o Inbound Marketing no vídeo abaixo: 

Funil de vendas no marketing digital

4- Crie uma estratégia de conteúdo

A estratégia de inbound sem o marketing de conteúdo basicamente não vale de nada. Apostar em conteúdo rico e relevante é fundamental para que se seus resultados apareçam.

Mas, o que é preciso para definir um plano de conteúdo? Pense em: 

  • Formatos de conteúdo: como ele será apresentado? Em forma de artigos, e-books, vídeos, e-mails ou anúncios?
  • Frequência da publicação: quantas vezes você irá entregar conteúdo ao seu público? A consistência e assiduidade é um grande diferencial para criar relacionamento com sua audiência.
  • Canais: onde ele será veiculado? No blog, youtube, redes sociais (facebook, instagram, linkedIn)?
  • Temas: sobre quais temas você vai falar? É sobre isso que o seu público quer e precisa saber?

Aqui, o mais importante é pensar quem e quando esse conteúdo será produzido.

  • Quem irá fazer?

Para isso avalie se você mesmo irá desenvolver esse materiais ou se precisará contratar serviços de terceiros. 

É muito importante garantir que a entrega de conteúdo seja de qualidade e adequada aos diferentes formatos e necessidades. 

  • Quando fazer?

Elabore um calendário de conteúdo, baseado nos seu objetivos, prazos e custos. Quanto mais alinhado esse cronograma for, melhor funcioná o fluxo dos seus materiais. 

5- Elabore um plano de geração de Leads

De nada adianta dedicar tempo na criação de conteúdo sem pensar em estratégias que o levem para seu público em potencial. Você precisa criar ações para gerar leads. 

Por isso, separamos 5 ações principais para te ajudar nesse processo. São elas:

  • formulários de assinatura de newsletter;
  • cadastro para acesso a versões de teste ( serviços ou produtos gratuitos);
  • formulários ativos em landing pages para acesso a materiais (e-books, aulas, planilhas);
  • formulários de contato para participação em promoções e campanhas
  • botões de CTA ( pop- ups de saída e mais).
Lembre-se: não basta apenas gerar, mas também nutrir esses leads. Trabalhe para criar um relacionamento e conseguir a conversão e fidelização.

 6- Defina seus objetivos

Em todo esse processo é preciso considerar tudo o que deseja obter com suas ações. 

Sabendo de forma clara o que você está em busca melhor poderá trabalhar para seus obter seus resultados.

Quer aumentar o tráfego do seus site? Aumentar seu número de seguidores nas mídias sociais? Fidelizar um volume maior de clientes? 

Crie uma lista com objetivos realistas e mensuráveis e então saberá por onde começar. 

E agora, está pronto para colocar em prática os 6 passos para um planejamento certeiro de inbound marketing? 

Nós podemos te ajudar!

Aqui na Gaud, o planejamento funciona como norteador de todas as ações a serem tomadas nos projetos de IB e damos muita importância para essa primeira etapa. 

Além disso, deixamos claro como os dois primeiros meses do projeto são essenciais para o sucesso da estratégia.

Outro ponto importante em nosso processo, o planejamento das redes sociais, a configuração do seu site e a configuração das ferramentas de automação de marketing são outros tipos de tarefas do planejamento que gerenciamos.

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