Um planejamento de Inbound Marketing sólido é o primeiro passo para conquistar bons resultados.
Essa estratégia de marketing é essencial para que você consiga atrair o seus clientes e transformar a maneira como se relaciona com o seu público.
Mas, antes de tudo, de que forma colocar as ações em prática?
Neste artigo destacamos 6 etapas importantes para você organizar as suas metas, objetivos e criar um cronograma de ações para sua estratégia.
Em outras palavras, são passos rápidos e simples que te ajudarão a criar um planejamento de Inbound marketing certeiro para sua empresa!
6 Passos para o planejamento de Inbound Marketing
- Defina suas personas
- Invista em SEO
- Faça um funil de vendas e conheça a jornada do cliente
- Crie uma estratégia de conteúdo
- Elabore um plano de geração de leads
- Defina seus objetivos
1- Defina suas personas
Ter o público alvo definido é parte fundamental do inbound marketing (IB), pois quanto mais personalizada é a sua estratégia, melhor são os seus resultados.
Isso porque quando criamos uma persona, analisamos mais do que idade, gênero e escolaridade. Nesse processo você deve compreender para quem de fato está criando seus produtos e serviços.
Quais são os interesses, comportamentos, problemas e desejos do seu cliente? Com essas respostas é possível publicar conteúdos que forma muito mais assertiva.
Ainda é possível saber quem de fato compraria suas soluções e assim, entender que essa é uma forma de guiar a sua produção de conteúdo e cronograma de ações.
Afinal, definir as pessoas com as quais você vai dialogar implica também em escolher sua postura e como você quer ser visto por elas.
Também é preciso ressaltar que sua empresa não precisa ter apenas uma persona.
Você provavelmente encontrará mais de uma, e por isso é importante realizar a segmentação de clientes e entender cada uma das personas da sua marca.
Para que você compreenda melhor sobre esse processo de segmentação de clientes e criação de personas assista esse vídeo. que separamos!
2- Invista em SEO
Investir em otimização de SEO significa mais do que apenas ganhar as primeiras posições nos principais mecanismos de busca, e sim fazer com que os seus conteúdos sejam mais facilmente encontrados.
Essa é a maior premissa do inbound marketing, construir um tráfego orgânico, que faça com que você seja procurado pelo cliente e não o contrário.
Portanto, entenda como os visitantes chegam até o seu site, quais temas trazem mais visitas e quais palavras-chave com uma busca significativa na rede você pode usar para atrair mais pessoas.
Primeiramente, monte a sua estratégia de palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Depois, você conseguirá desenvolver sua estratégia de conteúdo com muito mais propriedade e alcançar quem realmente está em busca daquela informação.
Essas keywords podem ser encontradas por meio do Planejador de palavras-chave do Google, ou em outras ferramentas de SEO.
3- Faça um funil de vendas e conheça a jornada do cliente
Um planejamento de Inbound Marketing efetivo é aquele construído pensado para atingir usuários presentes em todas as etapas do funil de vendas.
A ideia principal é encontrar formas de conduzir o público ao longo de todo o funil, assim, fica bem mais simples movimentar suas estratégias digitais.
Como você já definiu as personas da sua marca, ao utilizar o funil de vendas, poderá organizar argumentos, estratégias e ferramentas que melhor se aplicam a cada etapa da jornada de compra que o usuário passar.
Assim, você sabe com quem está falando, desde o cliente que acabou de perceber uma necessidade, até a compra de fidelização.
Confira como funciona essa ferramenta tão importante para o Inbound Marketing no vídeo abaixo:
4- Crie uma estratégia de conteúdo
A estratégia de inbound sem o marketing de conteúdo basicamente não vale de nada. Apostar em conteúdo rico e relevante é fundamental para que se seus resultados apareçam.
Mas, o que é preciso para definir um plano de conteúdo? Pense em:
- Formatos de conteúdo: como ele será apresentado? Em forma de artigos, e-books, vídeos, e-mails ou anúncios?
- Frequência da publicação: quantas vezes você irá entregar conteúdo ao seu público? A consistência e assiduidade é um grande diferencial para criar relacionamento com sua audiência.
- Canais: onde ele será veiculado? No blog, youtube, redes sociais (facebook, instagram, linkedIn)?
- Temas: sobre quais temas você vai falar? É sobre isso que o seu público quer e precisa saber?
Aqui, o mais importante é pensar quem e quando esse conteúdo será produzido.
- Quem irá fazer?
Para isso avalie se você mesmo irá desenvolver esse materiais ou se precisará contratar serviços de terceiros.
É muito importante garantir que a entrega de conteúdo seja de qualidade e adequada aos diferentes formatos e necessidades.
- Quando fazer?
Elabore um calendário de conteúdo, baseado nos seu objetivos, prazos e custos. Quanto mais alinhado esse cronograma for, melhor funcioná o fluxo dos seus materiais.
5- Elabore um plano de geração de Leads
De nada adianta dedicar tempo na criação de conteúdo sem pensar em estratégias que o levem para seu público em potencial. Você precisa criar ações para gerar leads.
Por isso, separamos 5 ações principais para te ajudar nesse processo. São elas:
- formulários de assinatura de newsletter;
- cadastro para acesso a versões de teste ( serviços ou produtos gratuitos);
- formulários ativos em landing pages para acesso a materiais (e-books, aulas, planilhas);
- formulários de contato para participação em promoções e campanhas
- botões de CTA ( pop- ups de saída e mais).
Lembre-se: não basta apenas gerar, mas também nutrir esses leads. Trabalhe para criar um relacionamento e conseguir a conversão e fidelização. |
6- Defina seus objetivos
Em todo esse processo é preciso considerar tudo o que deseja obter com suas ações.
Sabendo de forma clara o que você está em busca melhor poderá trabalhar para seus obter seus resultados.
Quer aumentar o tráfego do seus site? Aumentar seu número de seguidores nas mídias sociais? Fidelizar um volume maior de clientes?
Crie uma lista com objetivos realistas e mensuráveis e então saberá por onde começar.
E agora, está pronto para colocar em prática os 6 passos para um planejamento certeiro de inbound marketing?
Nós podemos te ajudar!
Aqui na Gaud, o planejamento funciona como norteador de todas as ações a serem tomadas nos projetos de IB e damos muita importância para essa primeira etapa.
Além disso, deixamos claro como os dois primeiros meses do projeto são essenciais para o sucesso da estratégia.
Outro ponto importante em nosso processo, o planejamento das redes sociais, a configuração do seu site e a configuração das ferramentas de automação de marketing são outros tipos de tarefas do planejamento que gerenciamos.
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