Conteúdo de valor é raridade no Marketing Digital

Esta afirmação parece um paradoxo, não é mesmo? Mas, infelizmente, ela é uma grande verdade! 

Conteúdos que despertam a atenção das pessoas que podem comprar os seus produtos ou serviços, respondem às suas dúvidas e também agregam valor são como micos-leões-dourados: estão ameaçados de extinção no Brasil. 

Porém, se você quer não só turbinar a sua captação de leads e conquistar novos clientes, mas também promover a sua marca, engajar o seu público-alvo e fidelizar clientes, produzir conteúdo de valor é uma regra básica que você precisa seguir. 

Inclusive, segundo a Content Trends 2019, as empresas que usam  estratégias de produção de conteúdos tem 2,2 vezes mais visitas em seus sites. 

Por isso, revelamos 5 dicas para que você comece a dominar esta arte a partir de agora

1: Entenda as dificuldades do seu público-alvo

Falar sobre isso parece chover no molhado, porém, este é o grande pulo do gato quando estamos falando de conteúdo de valor para a implementação de estratégias de Inbound Marketing

Conhecer muito bem os dramas que são enfrentados pelos seus potenciais clientes permite que você produza conteúdos que ajudem genuinamente essas pessoas. 

E, com certeza, esses conteúdos despertarão a atenção de quem pode comprar de você e serão um verdadeiro divisor de águas para que os leads avancem no seu funil de vendas, que deve ser dividido em três fases: 

  1. Atrair: você desperta a atenção de pessoas que podem pagar pelo seu produto ou serviço; 
  1. Engajar: você educa quem pode comprar do seu negócio mostrando às pessoas quais são as dores que ela enfrenta e também como solucioná-las;
  1. Converter: você apresenta o seu negócio através de argumentos convincentes para que a sua empresa seja escolhida como a melhor opção. 

Logo, fazer pesquisas com os seus potenciais clientes é crucial para que você produza conteúdo de valor

Quer aprender mais sobre Inbound Marketing?

Baixe grátis o  nosso livro digital Vendas B2B e Inbound Marketing: os 3 segredos para vender mais, faça isso agora mesmo!

2: Crie títulos atrativos 

Independente do formato de conteúdo que você está criando para a sua estratégia de Inbound, vale muito a pena planejar bem as chamadas para que os potenciais clientes consumam os conteúdos gerados pela sua empresa. 

Sabe a velha história de que a primeira impressão é sempre a que fica? E que somos convidados a saborear um prato pela aparência? Pois é, a mesma coisa acontece com os títulos, uma vez que são eles os grandes responsáveis por nos convidarem à leitura. 

Então, capriche nos títulos dos artigos para blog, dos emails e das iscas digitais. 

3: pesquise em outros idiomas 

Antes de criar qualquer conteúdo de valor, precisamos nos dedicar com afinco ao seu planejamento

Na nossa busca por referências, nada melhor do que procurar por autores estrangeiros, principalmente se o assunto que você está escrevendo está bem mais à frente em outros países. 

Portanto, dedique tempo e atenção aos conteúdos gringos. 

4: promova diálogos 

Ninguém quer ler um conteúdo engessado, chato e sem graça, certo?  

Por isso, independente do tom de voz da sua marca, escreva de forma leve e acolhedora, priorizando frases na primeira pessoa. Elas aumentam a identificação e o engajamento com o texto, uma vez que simulam diálogos com os seus potenciais clientes. 

5: faça abordagens inovadoras 

Você já deve saber quais são os principais desafios de quem pode comprar de você, porém, nada de apresentar respostas feijão com arroz. 

As suas soluções devem estar em um contexto diferenciado, recheados de exemplos que explicam e conectam os leads à sua narrativa, fazendo com que os seus conteúdos sejam únicos e inesquecíveis. 

E então? Que tal descobrir os nossos 5 dicas para produzir conteúdos de valor? Agora, é só colocar a mão na massa para começar a se destacar no Marketing Digital

Até a próxima!