Branding é muito mais que a identidade visual de uma empresa. Sim, muita gente ainda pensa que ele se resume ao logo e à papelaria.
Mas não! O branding engloba a gestão da marca, crucial para qualquer estratégia de inbound marketing bem-sucedida.
Ao produzir conteúdos bem pensados e se relacionar com os leads, os seus potenciais clientes, você transmite a força, os valores, princípios e diferenciais do seu negócio.
Ou seja, ao adotar o branding, a sua empresa deixa de ser só mais uma no mercado e passa a ser a preferida pelo potencial cliente quando ele precisa ter problemas resolvidos.
A Apple, por exemplo, passa longe de ser apenas uma fabricante de computadores e celulares. Através do seu branding, ela deixa bem claro que a marca desafia o status quo e é uma referência em criatividade, inovação e design.
Logo, para os seus clientes que já se transformaram em fãs de carteirinha, eles não compram só um celular novo, mas sim um símbolo de status e uma verdadeira revolução pós-moderna em tecnologia.
Quem é visto, é lembrado!
Quando você associa o branding a uma estratégia assertiva de Inbound Marketing, as chances de conquistar leads qualificados aumenta substancialmente, afinal, a apresentação constante junto ao público gera um aumento médio de 23% nas receitas.
E ao se sentirem entendidos em seus problemas e interesses, 65% dos leads passam a despertar um interesse genuíno pela marca, potencializando exponencialmente a chance de comprar da empresa pela primeira vez.
Mas como conseguir bons e expressivos resultados na prática?
Embora esta lógica seja muito desejada pela maioria das empresas que adotam o Inbound Marketing, ela tem algumas regrinhas de ouro para gerar números positivos.
E antes de você colocar a mão na massa, o ideal é que você comece pelo planejamento.
Mesmo que você já tenha uma ou mais personas mapeadas, esta é a hora de revistar os perfis de seus clientes ideais para aprofundar as suas principais características, preferências e necessidades, além de gostos, hábitos e desejos.
A partir daí, você tem em mãos os elementos necessários para iniciar a sua estratégia de Inbound, começando pela elaboração de materiais ricos, como livros digitais.
Em troca de dar as respostas que os seus potenciais clientes procuram, você deve pedir a essas pessoas os contatos delas através de uma página de captura, que nada mais é que um site com informações básicas sobre o livro digital e um formulário com campos que devem ser preenchidos, como nome, cargo, email corporativo, telefone, ramal e celular, por exemplo.
Assim, você e quem pode comprar do seu negócio iniciarão um relacionamento por meio de conteúdos que são especialmente pensados para responder as suas principais dúvidas e também apresentar a sua empresa como solução dos problemas enfrentados pelos leads.
E é justamente aí que o branding se torna crucial para conquistar de uma vez por todas quem pode comprar de você, porque ele não só apresenta a personalidade da sua marca, como também os seus diferenciais.
Visão holística para a conquista de clientes
Nesta conversa virtual travada entre vocês, feita por meio de emails, acessos ao blog, leituras de newsletters, é possível mapear e mensurar todas as ações desses leads através de métricas, de forma parecida como fazemos quando fazemos uma reunião de vendas presencial, analisando o seu interesse pelo o que estamos falando quando a pessoa sinaliza com a cabeça ou nos olha nos olhos, por exemplo.
Assim, descobrimos a nossa jornada de compra, que nada mais é do dar o match entre o que o potencial cliente procura e o que você oferece ao mercado.
E, com isso, passamos a ter uma visão holística da nossa estratégia comercial, o que nos proporciona tomar decisões assertivas para construir um processo de vendas previsível e escalável.
É exatamente assim que nós, da Gaud, fazemos a captação de leads para os nossos clientes e conquistamos resultados para os nossos parceiros.
Nós seguimos os ensinamentos da RD, referência em Inbound Marketing no Brasil e que já tem resultados incríveis, como o conquistado pela Great Place to Work (GPTW), que cresceu 444% em receita e reduziu em 38% o custo de aquisição de clientes.
Já pensou em conquistar resultados assim? O seu negócio também pode!
Até a próxima!
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