fbpx
Fale Conosco

Identidade visual ou Logotipo: em qual deles investir?

Identidade visual ou logotipo

A identidade visual e o logotipo são dois dos elementos responsáveis pela construção da imagem de uma empresa.

É por meio deles que a organização transmite visualmente seus valores, sua filosofia, torna-se visível e reconhecida perante o público e pelo mercado.

Mas por onde começar? Em qual deles devemos investir?

Para saber no que investir precisamos primeiro entender o que cada um representa e significa.

O logotipo

O logotipo é a maneira que o nome da marca é apresentado graficamente, seja usando apenas tipografia ou a combinação dela com um símbolo.

Os tipos de logos variam muito. A Coca-Cola, por exemplo, faz uso somente de tipografia, enquanto o Firefox é representado por um símbolo.

É bem provável que ao escutar ou ler o nome de determinadas marcas, você instintivamente, lembre dos seus designs.

Apple, Google, Mcdonald’s e Nike são só alguns exemplos de empresas que têm sua imagem como referências no mundo todo.

É bom adiantar que a construção desses logotipos de sucesso é uma tarefa complexa e que exige muito estudo, dedicação e sensibilidade.

Você pode encontrar um aprofundamento sobre isso no nosso texto: “Qual a importância do logotipo para sua empresa”.

A identidade visual

Ok, entendi o logotipo, mas e a identidade visual, o que é? Onde entra nisso tudo?

Ela é o conjunto de todos os elementos visuais que compõem a marca.

Layouts, papelaria, brindes… todo e qualquer material da sua empresa precisa seguir a mesma linha criativa, ou seja, deve conter as mesmas cores, fontes, elementos, etc.

A identidade visual tem como norte o logotipo da marca, por isso ele é tão importante e deve ser feito e escolhido com muita responsabilidade.

Nada do que você costuma ver nas identidades visuais está lá por um mero acaso.

Tudo é pensado minuciosamente com objetivos e propósitos pré-estabelecidos para fazer com que a marca seja única e consistente.

Chegou a hora de decidir: logotipo ou identidade visual?

Mulher demonstrando sensação de dúvida

Agora que sabemos exatamente o que as duas coisas significam chegou a hora de fazer algumas considerações e decidir o que é melhor para sua empresa.

Sabemos que ter um bom logotipo é algo imprescindível para qualquer marca que almeja algum resultado.

Logo, você precisará, obrigatoriamente, investir em um logo.

Mas não acaba por aí, porque se ter um logotipo é fundamental para o sucesso de uma organização, ter uma identidade visual completa é mais ainda.

Sendo assim, você também deve investir em uma boa identidade visual.

Porque investir em uma identidade visual?

O logotipo deve ser visto como parte da identidade visual, e apesar de poder ser usado sozinho, não é o aconselhado.

A identificação visual da empresa é o fator responsável por materializar a sua identidade, sendo, portanto, um ponto de importância estratégica para o sucesso da comunicação.

Ela é fundamental, pois torna sua empresa incomparável.

Os elementos institucionais são um painel da sua personalidade para seus consumidores, é a forma instantânea de buscar em suas mentes as vivências e emoções armazenadas ou relacionadas a uma marca.

Se você ainda não está convencido, vejamos alguns dos motivos principais para se investir em uma identidade visual completa.

▪ Seja identificado pelo seu público

Qualquer empresa, seja de produtos ou serviços, com lojas físicas ou somente online, sem uma identidade visual fica sem personalidade e passa despercebida pelo público.

Sozinho, o logo não consegue trazer a tão cobiçada lembrança de marca.

Quer um exemplo claro? Você faz um pedido pelo Ifood, mas quando a campainha toca, o entregador está com uma grande mochila azul nas costas.
Causaria, no mínimo, um certo estranhamento, não é mesmo?

Isso se dá pelo fato de que estamos acostumados a vê-los sempre com suas mochilas vermelhinhas fazendo as entregas.

A cor, parte fundamental da identidade visual, faz associação direta à marca.

▪ Diferencie-se da concorrência

Uma identidade visual bem-feita transmite ao público uma ideia de qualidade, o que te faz ter um diferencial em relação à concorrência.

Essas qualidades por sua vez, são valorizadas pelos consumidores e o seu posicionamento vai ocupar a mente deles, se tornando a opção número um.

Sem uma identidade isso é quase impossível.

▪ Estimule a mente do seu cliente

Se alguém for ao seu estabelecimento ou site e gostar dos seus serviços ou produtos, é bem provável que essa pessoa retorne.

Mas e se, por um acaso, ela não recordar do nome da sua marca?

Mais uma vez, com uma identidade visual bem desenvolvida, esse cliente satisfeito pode conseguir te achar usando outros elementos que compõe a identificação do seu negócio.

▪ Atraia um novo público

Temos certeza de que alguma vez na vida, você já parou para admirar o design de uma marca.

Seja andando pelas ruas, olhando as redes sociais ou procurando algum produto ou serviço na internet.

Não precisamos de muito para explicar a importância da identidade visual nestes casos.

Muitas das vezes, um pequeno elemento é capaz de fazer milagres e converter potenciais consumidores em clientes fixos.

▪ Tenha credibilidade

Já diz o ditado que a primeira impressão é sempre a que fica, e quando falamos de mercado essa afirmação pode ser ainda mais potencializada.

Imagine ir a um restaurante que dizem ter uma comida excelente, mas ao chegar lá se depara com um ambiente hostil e nada convidativo visualmente.

Você ficaria?

Ter uma boa identidade visual não permite ao consumidor ao menos chegar a tal consideração, já que você terá a certeza de que está apresentando bem seu estabelecimento, produtos ou serviços.

Seja para logotipo ou identidade visual, escolha um bom profissional.

Quando você decide abrir um negócio, mais do que questões financeiras, estamos falando do envolvimento de valores e fatores de cunho emocional.

Tirar uma empresa do papel exige tempo e muita dedicação.

Não há muita margem para erros e nem segundas chances. Principalmente quando falamos em como sua marca vai se apresentar ao público.

Escolher profissionais preparados e competentes faz com que as suas chances de sucesso se multipliquem.

Como já dito, o processo de criação de uma identidade visual requer muito estudo e deve ser tratado com seriedade e responsabilidade, pois ela é a personificação de tudo o que a envolve.

Se você está pensando em começar um negócio e precisa transformar suas ideias em design de qualidade, pode contar com a Gaud.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Fique por dentro das novidades da Gaud

Tem um Produto
ou Serviço?

41 3779.2001

Av República Argentina, 1395, sl. 06.
Água Verde, Curitiba – PR, 80620-010