Imagine ter uma bússola para te guiar enquanto navega em um mar aberto revolto e aparentemente infinito para chegar ao seu destino sem errar o caminho. 

Quando implementada na sua empresa, a Inteligência Competitiva funciona como este bom e velho equipamento preferido pelos marinheiros que ajuda a descobrir qual caminho escolher sem precisar perder tempo e dinheiro. 

Nos últimos anos, o mercado já vinha se transformando rapidamente. Segundo a Crayon, empresa de Inteligência Competitiva e mercado, 87% das empresas perceberam que os seus mercados se tornaram mais competitivos

E em tempos de pós-pandemia, o comportamento das pessoas mudou ainda mais e, consequentemente, o cenário econômico passou a ser uma “metamorfose ambulante”, fazendo com que os dados passassem a ser o “novo petróleo” nas empresas. 

De acordo com o estudo Quality Conversation, produzido pela YouGov a pedido da Tableau, empresa da Salesforce, especializada em análise de dados, 67% dos 1.977 executivos entrevistados usaram dados com mais frequência desde o começo da pandemia

E 89% deles acreditam que os dados contribuem para que as organizações tenham conversas de negócios com maior qualidade, afinal, os dados ajudam a reduzir as incertezas, facilitando e agilizando as decisões, que também passam a ser mais assertivas. 

Mas o que isso tem a ver com Inbound? 

À primeira vista, Inteligência Competitiva parece não ter nada a ver com Inbound Marketing, mas… 

Estes dois conceitos estão mais conectados do que você imagina. 

Se quem pode comprar de você e o mercado mudam, provavelmente, a sua estratégia comercial também deve se adaptar aos novos comportamentos e situações. 

Logo, a sua estratégia de Inbound precisa ser revista

Agora, se você não mantém um olhar atento ao que está acontecendo ao seu redor e como o contexto pode impactar as suas vendas, a sua performance pode cair e você nem sequer desconfiar o que está por trás dessa situação desagradável.  

Ao adotar a Inteligência Competitiva na sua estratégia, você entende não só o que está acontecendo hoje, mas também já começa a se preparar para o futuro, uma vez que ela fará o alinhamento entre os objetivos do seu negócio com o mercado. 

E implementando esse novo conhecimento na sua empresa, você passa a ter acesso a tendências de consumo, capaz de potencializar o seu processo comercial, aprimorar os seus produtos ou a entrega de seus  serviços, além de proporcionar a identificação de novas oportunidades de crescimento, inovação e diferenciação em um mercado cada vez mais competitivo. 

Ou seja, a Inteligência Competitiva evita que a sua empresa caia na perigosa zona de conforto e tenha a sua permanência no mercado ameaçada por eventuais prejuízos às receitas e ao lucro. 

Até a próxima! 

Quer aprender mais sobre Inbound Marketing?

Baixe grátis o  nosso livro digital Vendas B2B e Inbound Marketing: os 3 segredos para vender mais, faça isso agora mesmo!