Disciplina e organização são capazes de produzir resultados extraordinários ao seu funil de vendas B2B

Segundo uma lista divulgada pela OptinMonster, empresa de software para geração de leads, potenciais consumidores conquistados a partir desta metodologia têm uma taxa de fechamento de 14,6% contra apenas 1,7% dos processos tradicionais. 

Embora esses conceitos pareçam simples e até comuns, eles são certeiros para potencializar a execução das tarefas do seu processo comercial da maneira que elas deveriam ser feitas. 

Definir as ações, a sequência e o tempo que tudo isso acontece faz com que você passe a dominar a performance de vendas da sua empresa. 

Ao adotar essa postura, você passa a materializar os seus objetivos através da criação de regras simples e sem estresse, porém, realmente efetivas para que os números positivos despondem no seu fluxo de caixa. 

E para fazer isso, você deve seguir apenas 5 passos, que revelamos a seguir. 

1°: Defina seus objetivos estratégicos 

Saber exatamente o que você quer para a sua empresa interfere diretamente no seu funil de vendas B2B

Junto com a sua equipe, você precisa mapear as metas que você deseja atingir com o seu negócio para alinhá-las com a sua estratégia de Inbound Marketing. 

2°: Mapeie sua jornada de compra  

Jornada de compra é o caminho das pedras para que a sua empresa conquiste novos e bons clientes através do Inbound Marketing

Mas para sair da teoria e partir para a prática, você deve mapear a sequência de ações que os seus potenciais clientes fazem desde o momento no qual eles nem sequer sabiam que tinham um problema que precisava ser resolvido até o fechamento das vendas com a empresa que apresenta a melhor solução para eles. 

Nesta fase, outro ponto crucial é entender e definir quem são os seus melhores clientes, afinal, você quer mais bons compradores, aqueles que garantem ao seu negócio maior rentabilidade e menor esforço, certo? 

Para isso, converse com essas pessoas. Entre as perguntas que você deve fazer a elas, peça que elas expliquem como elas compraram da sua empresa pela primeira vez. 

A partir disso, você deve encaixar essa sequência das etapas de um funil de vendas, que são as seguintes: 

  1. Atrair: você desperta a atenção de pessoas que podem pagar pelo seu produto ou serviço; 
  1. Engajar: você educa quem pode comprar do seu negócio mostrando às pessoas quais são as dores que ela enfrenta e também como solucioná-las;
  1. Converter: você apresenta o seu negócio através de argumentos convincentes para que a sua empresa seja escolhida como a melhor opção. 

3°: Otimizar processos  

Agora que você sabe o caminho percorrido pelo potencial cliente na sua empresa, você entenderá o que deve ser mantido e também o que precisa ser revisto, otimizado e até mesmo eliminado

4°: Mensurar tempo 

Com a identificação de cada uma das etapas, medir o tempo das fases fica bem mais fácil. 

Afinal, quanto tempo demora para que o potencial cliente saia do estágio de atração para engajamento e, depois, de engajamento para conversão? 

Apesar de serem aparentemente simples, os processos, quando mapeados, proporcionam previsibilidade às vendas

5°: Eliminar gargalos 

Agora que você já sabe o que está funcionando bem para ser melhorado e o que não está funcionando tão bem para ser mudado, você está a um passo de conquistar receitas planejadas e escaláveis à sua empresa. 

Afinal, quantos leads estão enrolados nas etapas iniciais do seu funil? E quantas vendas foram fechadas nesta semana? Estas são algumas das perguntas que você deve se fazer para que o seu funil de vendas B2B funcione cada dia melhor

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Até a próxima! 

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