Imagine você caminhando pelo seu shopping preferido em um final de tarde aprazível de verão: ambiente bonito, agradável e climatizado. 

Agora, sinta aquele cheirinho gostoso de café. É a Starbucks, logo ali, convidando você para dar aquela passadinha por lá.  

A atendente recebe você com um sorriso no rosto e pergunta qual é o seu pedido. Minutos depois, você recebe o seu café preferido em um belo copo, personalizado com o seu nome. 

Além de saciar a sua vontade de tomar a bebida, você ainda curtiu uma ótima experiência durante esse breve passeio ao entardecer. 

Mas, afinal, por que você se sentiu tão bem

Porque um conjunto de detalhes garantiu isso a você, desde a temperatura, o bom humor e a cordialidade da atendente até as cores do ambiente. 

Ou seja, os detalhes fazem a diferença, certo? 

O varejo já entendeu isso há algum tempo e, cada vez mais, vem se especializando em transformar compras em experiências

Você sabia que as características físicas dos ambientes influenciam no estado interno de nós, consumidores, despertando sensações físicas, emocionais e psicológicas, que podem culminar com vendas

E quando falamos em ambientes, logo pensamos em design, porque ele também é um dos grandes responsáveis por garantir essas experiências

Se bem planejado, ele pode se tornar um elemento estratégico e de diferenciação para produtos ou empresas e até serviços. 

O design na percepção de valor 

Assim como você se imaginou caminhando feliz pelo seu shopping preferido tomando um café, a sua empresa também pode despertar sensações semelhantes aos seus potenciais clientes através de uma assertiva estratégia de Inbound Marketing. 

E quando você decide fazer isso, o design passa a ter um papel crucial na percepção de valor de quem pode comprar os seus produtos ou serviços. 

Afinal, ao invés dessas pessoas terem o contato inicial com o seu negócio em um ponto físico, elas fazem isso através da tela do computador e/ou celular. 

É o design que fará o papel de harmonizar todas as informações estratégicas do seu produto ou serviço para que elas se tornem incríveis aos olhos dos potenciais compradores, seja nas redes sociais, nos livros digitais, nas páginas de captura e no site. 

Até indo além disso, o design também ajuda a tornar o que está ali contido muito mais fácil de ser compreendido por quem está do outro lado da tela. 

E compreendendo com clareza a mensagem que a sua empresa quer transmitir, o potencial consumidor tem boas chances de se transformar em cliente, afinal, ele foi atraído e se engajará com os conteúdos até o momento da compra. 

Ignorar o design da sua estratégia de Inbound pode ser um verdadeiro tiro no pé. Uma pesquisa feita pela PwC com 15 mil pessoas em 12 países revelou que os consumidores estão dispostos a pagar 16% a mais por produtos ou serviços que oferecem experiências memoráveis. 

Ou seja, ao aliar o design ao Inbound, você tem uma oportunidade única de potencializar o seu processo comercial e, claro, os seus resultados

Até a próxima!