Os leads que estão chegando até você valem a pena?  Talvez você ainda não saiba responder a essa pergunta, mas com o Inbound Marketing sua empresa poderá identificar quais pessoas dentro da sua base de leads realmente são potenciais clientes. 

Nesse artigo você irá entender como a estratégia de inbound marketing, por meio da produção de conteúdo de valor, cria uma experiência customizável para o cliente e escalável para você.

Através de estratégias e processos como o lead scoring você poderá trabalhar de forma exclusiva e segmentar os seus leads.  

Pronto para aprender a mensurar quais leads são qualificados e estão verdadeiramente engajados com você? 

Você vai aprender sobre:

Inbound Marketing

Antes de qualquer coisa, precisamos entender que o Inbound Marketing (IB) é um segmento do marketing que visa a atração de clientes.

Por meio de inúmeras estratégias, seu foco é a criação de conteúdo especializado com o intuito de encantar um público alvo.

Com as mensagens selecionadas, o cliente chega até sua empresa, e desse modo, fica muito mais fácil a construção de um relacionamento, para que você possa apresentar suas soluções e o transforme em cliente definitivo.

Agora que você já sabe o que o conceito de IB significa, é importante ressaltar que a criação de conteúdo especializado precisa ser construída dentro de um planejamento para alcançar e atrair de forma assertiva potenciais clientes.

Esse processo também é conhecido como funil de vendas, sobre o qual vamos falar um pouco mais agora.

Funil de Vendas

O funil de vendas é a representação da trajetória do cliente até a concretização da compra, ou seja, desde o primeiro contato do cliente com a empresa, até a realização da venda.

Por mais que pareça, a compra não é um processo instantâneo, mas sim, repleto de etapas.

É necessário que o cliente ouça falar a respeito de sua solução, pesquise a respeito, e então realize a compra. É um processo contínuo e de muita dedicação.

O funil de vendas é dividido em 3 etapas: O topo, o meio e o fundo.

O topo, o meio e o fundo.

1- O topo do funil

É a etapa da descoberta, pois até o momento, o cliente não sabia da existência da sua própria necessidade.

Por isso é extremamente importante que o seu site esteja carregado com o máximo de informações possíveis, para que o cliente possa sanar toda e cada possível dúvida, sabendo que pode contar com sua empresa para ajudá-lo.

2- O meio do funil

É a etapa na qual o cliente reconhece que tem um problema e busca de alguma forma solucioná-lo.

Após ler bastante sobre o assunto e entender que possui um problema, o cliente procura a melhor maneira para saná-lo.

É nessa fase em que ocorrem as interações com os leads, pessoas que já tiveram acesso ao seu conteúdo e fornecem informações de contato.

3- O fundo do funil

É quando o cliente decide realizar a compra. Nessa etapa, a empresa lida com leads que já foram moldados e agora estão preparados para terem contato com um vendedor.

Nesse momento, é fundamental que você cative ainda mais o cliente para ser escolhido entre os concorrentes e fechar o negócio.

Além dessas três etapas, algumas empresas incluem no processo, o pós-venda, onde ocorre a fidelização do cliente e o mesmo se torna um divulgador da sua marca.

Entendendo um pouco mais sobre o que significa cada uma dessas etapas conseguimos ter uma ideia mais clara da diferença que um funil de vendas gera na conversão de vendas do seu negócio.

Por isso, queremos falar um pouco mais sobre a importância desse processo. 

Importância do funil de vendas para alcançar potenciais clientes

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais exigentes e querendo produtos/serviços de ótima qualidade e ótimo preço.

Por isso, somente a geração de leads e o monitoramento deles, não é suficiente.

É importante saber por qual motivo, aquele lead escolheu sua empresa, como ele chegou até você, como tirou suas dúvidas, e dessa forma, fica mais fácil a conquista de mais e mais clientes.

Com o funil de vendas é possível gerar mais resultados previsíveis, ter uma maior produtividade, uma melhor gestão, aproveitar melhor as oportunidades que surgem, ter respostas para novos produtos, entre inúmeros outros benefícios.

Ainda está em dúvida sobre a importância de gerar um grande número de leads no seu negócio? Preste atenção no tópico seguinte que preparamos para você.

Qual a importância da geração de leads?

Com a geração de leads, as empresas entregam aos possíveis clientes aquilo que cada um precisa, fazendo com que o interesse cresça e aquele cliente faça parte da rotina da companhia.

Logo, quanto mais leads forem gerados, mais potenciais clientes estarão observando a empresa e suas soluções. Desse modo, possíveis vendas tornam-se cada vez mais fáceis.

Para saber mais sobre esse tema você pode clicar aqui.

Mas não seria incrível saber como conseguir potencializar seus resultados com a ajuda de uma ferramenta que irá possibilitar que você identifique de forma muita mais assertiva os seus leads qualificados? 

É por isso que iremos te apresentar o Lead Scoring, um processo feito para você mapear os clientes mais preparados para a conversão.

 Lead Scoring  

Existe uma maneira de especializar ainda mais os seus possíveis compradores.

Com o lead scoring é possível identificar quais leads estão mais preparados para a compra, podendo priorizá-los manualmente ou automaticamente.

O lead scoring é extremamente importante pois a análise de leads se torna muito mais fácil e rápida.

Com ele os melhores leads chegam aos vendedores, além de ser possível fazer uma comunicação específica para cada lead, de acordo com a necessidade de cada um.

O marketing faz um trabalho muito mais consistente e elaborado, e o vendedores recebem melhores possibilidades de vendas.

Entenda como classificar os leads por interesse ou perfil:

1- Pelo perfil 

Para classificar os leads pelo perfil, uma forma é selecionar alguns de seus melhores e piores clientes, e comparar as características semelhantes entre eles, com isso, fica mais fácil traçar um perfil ideal.

2- Por interesse 

Uma maneira de encontrar leads por interesse, é dar uma olhada em quais materiais os leads mais qualificados tiveram acesso, quais e-mails receberam, a quanto tempo conhecem sua empresa, qual site acessaram, entre inúmeros outros.

No mapeamento da jornada, você vai descobrir como aquele cliente chegou até você.

Uma maneira de fazê-lo é a criação de uma pesquisa de persona, que constitui numa série de perguntas que possuem a função de traçar um perfil para os clientes, suas ambições, dúvidas e os motivos que os levam a comprar algo.

Você pode saber mais sobre esse processo e quais as vantagens do Lead scoring para o seu negócio clicando aqui. 

Metodologia avançada

Com o Inbound é possível acelerar o crescimento da empresa, e além de conquistar novos clientes e mercados, é possível tornar as vendas maiores para seus clientes atuais.

Além de ser uma metodologia avançada de marketing digital, é de suma importância para vendas complexas, pois dessa forma o cliente adquire conhecimento acerca do produto/serviço desejado.

Os dados fornecidos pela empresa ajudam a esclarecer as dúvidas que ele possui e o ajudam a escolher a melhor solução.

Agora você já tem um bom conhecimento que permite alcançar bons resultados com sua presença digital e saber quem realmente são os seus potenciais clientes.

Para saber mais e alavancar suas vendas baixe o e-book “Gerando vendas B2B com o inbound mkt” aqui.