O WhatsApp já integra o seu comercial

Se ele ainda não faz parte do seu dia a dia de vendas, você precisa incluí-lo agora. 

Afinal, o aplicativo garante agilidade, rapidez e praticidade aos seus atendimentos, principalmente porque o Whatsapp está presente em quase todos os celulares no Brasil. 

De acordo com um levantamento feito pela Accenture, existem mais de 120 milhões de usuários no Brasil, e, segundo o Panorama Mobile Time/Opinion Box, 93% deles conferem diariamente as mensagens que recebem no WhatsApp

Além disso, precisamos conviver com uma nova realidade onde uma parte das pessoas não gosta de falar ao telefone, especialmente a geração nascida a partir dos anos 2000, que prefere se comunicar por mensagens. 

Diante de um cenário onde o telefone vem sendo jogado para escanteio e o WhatsApp está ganhando cada vez mais espaço, você está preparado para usá-lo para conquistar potenciais consumidores e manter um relacionamento excepcional com os seus atuais clientes

Se você quer aprender todos os detalhes sobre como fazer isso, já prepare o seu bloco de notas para já anotar o que você precisa fazer para colocar a mão na massa a partir de agora. 

Escolha o WhatsApp certo 

Quando falamos de WhatsApp para fechar vendas, o ideal é que você faça esse relacionamento através do WhatsApp Business. 

Ele é a versão comercial do nosso queridinho aplicativo de mensagens. 

WhatsApp Business é a versão adequada para negócios

Ao utilizá-lo, as pessoas, desde o primeiro contato, perceberão que estão conversando com uma empresa, garantindo que você transmita seriedade e profissionalismo desde o primeiro contato. 

Além de você ter a oportunidade de preencher o seu perfil com diversos detalhes sobre o seu negócio, o WhatsApp Business conta ainda com várias ferramentas gratuitas que auxiliarão você a administrar diversas oportunidades de negócios

Na sequência, vamos explicá-las em detalhes para que você possa aproveitá-las ao máximo na sua empresa. 

Mas o que o WhatsApp Business pode oferecer a você? 

Justamente por ocupar o podium no país quando a competição é comunicação instantânea, o WhatsApp Business, oferece, principalmente, a praticidade e a conveniência

Afinal, quem não está diariamente com o smartphone no bolso, na mochila ou na bolsa?

E, especialmente em função disso, é possível estar diariamente em contato com os clientes. 

Enquanto emails e redes sociais, muitas vezes, podem demorar para serem visualizadas por muitas pessoas, o WhatsApp é checado com frequência, como já mencionamos. 

Assim, se torna praticamente impossível que um dos seus potenciais clientes não veja uma mensagem enviada pelo seu negócio.

Além de todas essas vantagens, o WhatsApp Business ainda oferece às empresas:

  • Respostas automáticas aos clientes;
  • Informações sobre a empresa;
  • Fixar o horário de funcionamento;
  • Acrescentar tag com categoria do negócio;
  • Incluir a localização da empresa.

Em contrapartida, a versão ‘tradicional’ do WhatsApp permite que o usuário insira apenas uma foto, nome e status.

Características do WhatsApp Business

O WhatsApp Business tem todas as ferramentas necessárias para realizar a comunicação adequada entre negócios e clientes. 

Ele permite até mesmo você criar uma apresentação personalizada para a sua empresa no aplicativo.

Como comentamos, você pode preencher algumas informações para que o seu negócio seja facilmente identificado pelas pessoas, incluindo:

  • Endereço;
  • Localização;
  • Tipo de negócio;
  • Horário de atendimento;
  • E-mail comercial;
  • Descrição dos serviços prestados;
  • Número do telefone fixo;
  • Logo.

Mas não é só isso! 

Ainda existem outras várias funcionalidades no WhatsApp Business que podem ser aproveitadas pelo seu negócio. 

Veja só! 

Uso de etiquetas

As etiquetas são básicas quando o assunto é organização e vendas, porque, com elas, você pode criar etiquetas para vender mais, categorizando os clientes com base em informações relevantes sobre eles. 

Respostas automáticas

Independentemente da sua área de atuação, nenhum cliente gosta de ficar esperando por respostas. 

Por isso, o WhatsApp Business conta com uma excelente funcionalidade para resolver esta questão: Respostas automatizadas! 

Então, mesmo quando o seu negócio não estiver em horário de funcionamento, você consegue responder aos seus clientes de maneira ágil e pessoal. 

Assim, a sua marca passa a ganhar credibilidade junto às pessoas que podem comprar de você.

Migração de histórico

Ao criar a sua conta no WhatsApp Business, é possível migrar com todos os históricos de conversas anteriores da conta pessoal para a profissional. 

Dessa forma, você pode continuar conversando com clientes sem prejuízo nenhum para a sua empresa. 

Análise de informações com qualidade

Assim como no WhatsApp convencional, você consegue mensurar a quantidade de mensagens enviadas, a quantidade de mensagens lidas no seu perfil e o alcance que elas tiveram.

Mas com o  WhatsApp Business, você passa a ter não só informações, mas sim métricas. 

Ou seja, o seu processo de tomada de decisão em vendas se torna bem mais assertivo e as chances de fechar vendas são potencializadas. 

WhatsApp Web X WhatsApp Business

Assim como o WhatsApp convencional, o WhatsApp Business pode ser visualizado no desk ou notebook. 

Logo, você não precisa mais manter um olho no seu smartphone e outro na telinha do seu computador. 

Você pode desenvolver uma atividade no PC e, ao mesmo tempo, responder aos clientes sem perder nenhuma venda. 

Imagem por: Resultados Digitais

Mas como baixar o WhatsApp Business?

Para fazer o download do WhatsApp Business, basta visitar a Play Store da Google e procurar pelo nome do aplicativo.

Você vai perceber que aparecerá a mesma logo do WhatsApp convencional, mas com um “B” sobre o balão de mensagens.

Então, na sequência, selecione esse aplicativo e faça o download.

  1. Abra o aplicativo.
  2. Clique em “concordar e continuar”. 
  3. O aplicativo vai pedir para acessar contatos, fotos e arquivos. Clique em permitir. 
  4. Insira e verifique o número do celular comercial. 

Pronto! Agora, você já pode usar o WhatsApp Business na sua empresa. 

Uma observação importante

Vale lembrar que caso o número já esteja sendo utilizado por uma conta pessoal, o WhatsApp Business pedirá para que você o transfira para a conta comercial. 

Então, aceite a sugestão dada pelo aplicativo, caso queira usar o mesmo número.

Se você escolher aceitar a solicitação, na sequência, insira o código que o seu smartphone receberá por SMS. 

Agora, o próximo passo será a restauração do backup de mensagens da conta pessoal para a comercial. 

E, já no seu smartphone, o queridinho aplicativo de mensagens vai aparecer na sua tela principal como “WA Business”.

É importante deixar claro ainda que não é possível usar o mesmo número para a conta pessoal e comercial simultaneamente. 

Comece adicionando contatos dos seus atuais clientes no WhatsApp Business

O primeiro passo para utilizar o WhatsApp Business é adicionar os números dos seus clientes no aplicativo

Caso você ainda não tenha esses contatos, crie um cadastro através de uma estratégia de Inbound Marketing

Organize os seus clientes por preferência

Outra funcionalidade super bacana do WhatsApp Business é usar etiquetas para organizar a sua agenda de clientes. 

Dessa forma, só de bater o olho, você já sabe a categoria que cada um deles faz parte.

Então, para categorizá-los por etiquetas, depois de adicioná-los na sua agenda de contatos, insira uma sigla ou uma tag para identificar os seus principais interesses

Mensagens automáticas

O WhatsApp Business tem como principal diferencial, em relação ao aplicativo tradicional, a automação

O que pode melhorar (e muito!) o relacionamento com os seus atuais clientes e ajudar na prospecção de novos consumidores. 

Afinal, você pode enviar mensagens pré-programadas às pessoas que fazem contato com a sua empresa.  

Para programá-las, é só clicar em configurações – configurações da empresa – ferramentas de mensagens e personalizá-las. 

Ausência

O cliente quer falar com você, mas esse contato está sendo feito fora do expediente

É só incluir uma mensagem automática de ausência avisando que, em breve (ou dentro de um determinado período de tempo), você fará contato com ele. 

Saudação

E quando um novo cliente envia uma nova mensagem para o Whatsapp Business da sua empresa, automaticamente o aplicativo reconhece que esse novo cliente está fazendo o primeiro contato com você e já envia uma mensagem de boas-vindas.

Então, aproveite essa funcionalidade e edite a mensagem, incluindo um texto que acolha esse potencial cliente desde o primeiro contato.

Quer responder e enviar mensagens enquanto está trabalhando no seu computador? Use o WhatsApp Web

Se você é daquelas pessoas que prefere utilizar o PC ao smartphone, principalmente para assuntos relacionados ao trabalho, o WhatsApp Web é uma ótima opção! 

Porque através dele, você consegue basicamente realizar todas as tarefas que seriam feitas pelo WhatsApp Business no seu smartphone.

Assim, você ganha mais velocidade ao se comunicar com os seus clientes porque tem facilidade para digitar e ainda consegue visualizar melhor o que está fazendo no aplicativo. 

Imagem por: Tech Tudo

Como instalar o WhatsApp Web:

1. Entre no WhatsApp Web no endereço https://web.whatsapp.com/;

2. Uma tela com um QR Code será exibida;

3. Acesse o WhatsApp Business no seu celular;

4. Clique em Ajustes/Configuração;

5. Selecione a opção WhatsApp Web/Desktop;

6. Leia o QR Code que está na tela do computador mirando a câmera do seu celular para a tela do navegador;

7. O escaneamento do celular será realizado automaticamente na tela do PC;

8. O WhatsApp Business vai carregar no seu computador e você poderá utilizar o aplicativo por ele. 

Agora, é colocar a mão na massa

Depois de ler o nosso artigo, você já entendeu como manejar o WhatsApp Business para implementá-lo na sua área comercial. 

Então, agora é hora de fazer acontecer! 

Se você ainda não fez o download do aplicativo, faça isso agora mesmo e comece a praticar as ações. 

Mas, que tal aproveitar tudo o que o WhatsApp pode oferecer à sua estratégia comercial? 

Já pensou se você tivesse um pré-atendimento feito por robôs, que agilizarão todos os contatos, além de organizá-los em apenas 30 segundos?

Com essas facilidades, o seu time comercial poderia se dedicar a fechar mais vendas e fazer novos negócios, certo? 

Se você ainda não sabe, já existe uma ferramenta que pode fazer tudo isso por você sem ser mecânico ou chato: Jivo Chat. 

Nós, da Gaud, já usamos e indicamos que você também use na sua empresa. 

Evite números de contatos atendidos e perdidos, mantenha qualidade no seu atendimento e faça até pesquisas de satisfação para entender se o seu time está correspondendo às suas expectativas e pronto para superar as metas de vendas

Conheça mais sobre o Jivo Chat agora mesmo. É só clicar aqui

Até breve!