Hoje em dia, a internet é usada por quase todas as pessoas no mundo todo. 

De acordo com o relatório “Digital 2021” da Hootsuite e We Are Social, mais de 4,9 bilhões de pessoas no mundo inteiro usam a internet.

Isso significa que as empresas têm acesso a um público global sem precedentes.

Aliás, o uso das redes sociais também está crescendo rapidamente. 

O mesmo relatório mostra que mais de 3,8 bilhões de pessoas usam as redes sociais, o que significa que as empresas têm acesso a um grande público através dessas plataformas.

O impacto do marketing digital nos negócios

O marketing digital tem um impacto significativo nos negócios. 

De acordo com o relatório “Digital 2020” da Hootsuite e We Are Social, as empresas que investem em marketing digital têm uma chance 50% maior de aumentar suas vendas.

Além disso, o retorno sobre investimento (ROI) do marketing digital é geralmente muito maior do que o ROI do marketing tradicional.

Contudo, o marketing digital ainda permite que as empresas atinjam seu público-alvo de maneira mais precisa. 

Por fim, isso é feito através de segmentação de público e anúncios personalizados, o que significa que as empresas podem atingir as pessoas certas, com o conteúdo certo, no momento certo.

Existem desafios no marketing digital

Embora o marketing digital ofereça muitas vantagens, também há desafios a serem enfrentados. 

De fato, a principal delas é a concorrência. Com tantas empresas investindo em marketing digital, é cada vez mais difícil se destacar e atrair a atenção do público.

Assim sendo, também precisamos mencionar, que o marketing digital está em constante evolução. 

Enquanto novas plataformas e técnicas surgem regularmente, as empresas precisam estar sempre se atualizando para não ficarem para trás.

Investir em marketing digital é essencial

Investir em marketing digital é essencial para o sucesso dos negócios atualmente. 

Afinal, com o crescente uso da internet, as empresas têm acesso a um público global sem precedentes.

É importante para as empresas investir em estratégias de marketing, para poder aproveitar as oportunidades de negócios que a era digital oferece. 

Isso porque, o marketing digital é uma ferramenta poderosa para alcançar seu público-alvo de maneira precisa, gerar leads qualificados e aumentar suas vendas.

As empresas que não investem em marketing digital estão perdendo a oportunidade de se destacar e crescer no mercado. 

Portanto, é crucial para as empresas considerarem incluir em sua estratégia de negócios para não ficarem para trás e perderem oportunidades valiosas.

Algumas soluções disponíveis no mercado

SEO

O SEO é uma ferramenta de otimização de motores de busca, criada para ajudar empresas a melhorar seu ranking nos sites de busca. 

Basicamente, o SEO torna a empresa mais visível e acessível para seu público, gerando mais tráfego e conversão. 

Inbound Marketing

O inbound marketing, assim como o SEO, é uma ferramenta de marketing, porém voltada  para atrair clientes em potencial, por meio de conteúdo útil e relevante. 

Blogposts, infográficos, eBooks, vídeos e outros materiais mais densos são alguns exemplos de conteúdos voltados para estratégias de inbound. 

O inbound marketing oferece informações valiosas para ajudar o cliente a tomar decisões de compra. 

Marketing de conteúdo

Já a estratégia de marketing de conteúdo é focada na criação de conteúdo para atrair e engajar determinado público. 

Os conteúdos são basicamente os mesmo que no inbound, blog posts, ebooks, infográficos, e também podemos adicionar vídeos, e qualquer outro tipo de conteúdo que traga a solução para os problemas do público-alvo. 

Marketing de Mídias Sociais

Já o marketing digital para mídias sociais, se trata de utilizar estratégias para as diferentes plataformas sociais como Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e algumas outras.

Essa estratégia de marketing é utilizada para engajar e promover a presença online de marcas e influenciadores e encontrar o seu público-alvo. 

Pode ser feita por meio de criação de conteúdo personalizado ou criação de campanhas personalizadas, gerando leads e engajamento com seguidores e amigos. 

E-mail Marketing

E não menos importante, o e-mail marketing que utiliza claro, de e-mails para alcançar o público-alvo, divulgando conteúdos relacionados a negócios, para interagir e criar engajamento. 

Através das newsletters, boletins informativos e até mesmo automação no envio de e-mails relevantes, a estratégia visa trazer proximidade do cliente com a marca e ainda mantê-lo informado sobre as novidades do negócio.

Estratégias de marketing digital: conheça as melhores para impulsionar seu negócio

A Gaud é especialista em marketing digital

Aqui na Gaud, oferecemos uma variedade de serviços voltados para o marketing, incluindo SEO, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Mídias Sociais e E-mail Marketing. 

Temos uma equipe especializada nas áreas citadas acima, que trabalha junto com você e entende suas necessidades, e assim, desenvolve uma estratégia específica e personalizada para ajudar a alavancar o seu negócio. 

Entre em contato com a gente clicando AQUI e saiba por onde começar. 

Vale lembrar que existem diferentes estratégias de marketing digital disponíveis no mercado e uma ou várias delas, podem se encaixar na sua empresa e ajudar a desenvolver seu objetivo de negócio. 

Cada um deles tem uma vantagem específica e deve ser feito por um profissional capacitado para gerar bons resultados. 

Leia também: Marketing Avançado: Como alcançar o sucesso online