E-mail marketing para fidelizar seus clientes

Empresário cumprimenta cliente fidelizado por e-mail-marketing

 

Fidelizar um cliente é sempre vantajoso e o e-mail marketing é um canal importante para manter a conversa ativa com os seus clientes seja para manutenção ou expansão da sua carteira.

O crescimento das redes sociais e o péssimo uso das plataformas de e-mails tornaram o e-mail marketing um incômodo, mas ainda é uma ferramenta poderosa para manter o relacionamento e talvez você nem saiba o quanto.

Então preparamos este post para auxiliá-los como trabalhar com esta solução sem perder dinheiro.

 

Tratando-se de e-mail marketing é dando que se recebe

Empresas e blogueiros vem utilizando a ferramenta sem limites a muito tempo e transformaram o e-mail marketing em uma espécie de “câncer da caixa de entrada” tornando mais complicado adquirir novos adeptos.

Uma forma de mostrar seriedade quanto ao e-mail marketing é trocar gentilizas, ou seja, ofereça algo que interesse o seu leitor como um e-book, acessos a conteúdos interessantes em ambientes do seu site ou até descontos no caso de trabalhar com lojas virtuais.

E claro nunca esqueça de do opt-in. Ofereça opções para as pessoas optarem por receber ou não os seus e-mails.

 

Opt-In e Opt-Out. Respeite a opção

O opt-in é o termo técnico para ingressar em uma lista e e-mails e o opt-out para sair.

A melhor forma de trabalhar listas de e-mail marketing é confirmar a opção do seu cliente, pois a possibilidade de suas mensagens permanecerem eternamente no limbo das caixas de spam é enorme.

As plataformas de e-mail marketing utilizam sistemas que recebem o cadastro e solicitam confirmação ao usuário e desta forma o cadastrado está aprovando o seu recebimento. Mas não significa que permanecerá para sempre como confiável e por este motivo o conteúdo deve ser interessante.

Caso alguém resolva sair da sua lista respeite a opção e encerre o envio. Assim você deve encontrar outras formas de atrair estas pessoas e evitar reclamações ou desgastes da sua imagem.

 

As pessoas não compram os seus produtos o tempo todo

 

Mulher comprando na internet

 

É comum as pessoas realizarem compras em lojas virtuais e receberem um tsunami de e-mails marketing da respectiva loja ou até de outros fornecedores que nunca tiveram contato. Isso sim é um verdadeiro lixo eletrônico do tipo mais inútil.

No Brasil qualquer tipo de compra na internet tem grande valor agregado, pois em essência não somos um país rico, e as pessoas buscam, comparam e analisam cada aspecto dos produtos que gostariam de comprar. E cabe a você entender o comportamento dos seus clientes, pois dificilmente seus clientes comprem, por exemplo, sapatos e na outra semana voltem a comprar novamente e novamente, isto de um ponto de vista generalizado.

Encontre o meio termo para aumentar as possibilidades de sucessos e evite vender ou comprar listas de e-mail.

O e-mail marketing ainda é uma ferramenta muito poderosa desde que seja trabalhada estrategicamente e com atenção.

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