Como montar uma loja virtual de sucesso

montar uma loja virtual de sucesso

Como montar uma loja virtual de sucesso

Se você tem pensado em montar uma loja virtual(e-commerce) ou um site de vendas certamente está no caminho certo, pois a cada ano que passa as compras on-line crescem chegando até dobrar de um ano para o outro. O que evidencia a mudança no comportamento e no perfil do consumidor moderno, de acordo com o IBOPE e o IBGE.

Mas o que você precisa saber para iniciar uma loja virtual de sucesso? Nós preparamos um guia completo baseado nas experiências que temos diariamente com lojas virtuais e vendas na internet.

Defina seu nicho de vendas on-line

É importante definir o nicho que sua loja virtual deve atuar e conhecer que são os principais concorrentes. Afinal, por mais que na sua loja física existam mais de duzentos produtos é possível que muitos deles não sejam interessantes para o perfil do consumidor na internet, por exemplo, uma loja de cama, mesa e banho pode optar em vender somente kits com enxovais completos ao invés das peças separadas, ou vice-versa.

Perceba seu espaço e planeje sua loja virtual.

Já existem lojas vendendo produtos iguais aos seus na internet

Muitos empresários desistem imediatamente de investir na loja virtual quando percebem outros sites que já vendem produtos iguais ou semelhantes aos seus. E por acaso isto não acontece na rua ou no shopping?

Existem diversos concorrentes seus à uma esquina de distância e isso não o impediu de abrir uma loja. Apesar de ser uma loja virtual sempre existem espaços para mais negócios melhorarem a concorrência na internet.

Dica

Abra o site do google e digite alguns de seus produtos. Depois disso acesse pelo menos seis sites para perceber como seus concorrentes atuam.

Ecnontrar loja virtual no Google

O e-commerce deve entregar o que foi prometido

A logística é vital para sucesso da loja virtual, pois muitos clientes optaram pela compra on-line justamente para evitar se deslocarem até uma loja ou shopping, entre outros aspectos.

A preocupação com a fragilidade ou as dimensões de produtos grandes que você gostaria de vender na internet é válida, por isso é fundamental pesquisar transportadoras que podem atendê-lo com qualidade, talvez você até já trabalhe com alguma. Mas a verdade é que já existem muitas empresas realizando vendas na internet desde garrafas de vinhos até móveis e iates.

Hoje em dia é possível entregar quase tudo.

Gerenciar o estoque do seu e-commerce é fundamental

Imagine este cenário. O seu cliente realiza uma compra na sua loja virtual, o momento mais importante para quem vende na internet, e algumas horas depois ele recebe a informação que o produto não está disponível no estoque. Certamente o voto de confiança foi quebrado e pode ser quase impossível de recuperar.

Inicialmente não é necessário um estoque exclusivo para a loja virtual, você pode mantê-lo compartilhado com sua loja física desde que sempre atento as quantidades disponíveis para as vendas on-line.

Criei minha loja virtual. E agora?

Divulgar a loja virtual

Diferente das lojas físicas as pessoas não passam em frente e entram para comprar. Na internet você precisa ir até seus clientes ou indicar a direção para que cheguem até sua loja virtual.

O importante nesta etapa é entender o marketing digital e a publicidade on-line que permitem criar estratégias e utilizar ferramentas para encontrar seu possível cliente e encaminhar até sua loja virtual.
Manter o envolvimento com seu cliente leva tempo, mas gera ótimos resultados. O seu e-commerce precisa estar constantemente atualizado e atrair seu público-alvo no momento que ele busca os produtos que você tem para oferecer, isto pode acontecer através das redes socais, links patrocinados, seo e business inteligence. Todos englobam o marketing digital e são fundamentais para auxiliar suas vendas na internet.

Na Gaud nós desenvolvemos lojas virtuais personalizadas. Se você quer saber mais como elas funcionam acesse nossa página de lojas virtuais

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