O trabalho remoto não é mais novidade no mercado. 

De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 8,2 milhões de pessoas no Brasil exerceram as suas funções de forma remota em 2020, o que corresponde a 11% da população ocupada no país. 

Antes da pandemia do Covid-19, eram apenas 3,8 milhões de pessoas. 

E parece que essa mudança veio para ficar não só no Brasil, mas no mundo. Estima-se que o contingente de trabalhadores remotos nos Estados Unidos chegue a ¾ da população. 

Embora já estejamos vivendo esta tendência, o trabalho remoto ainda é um desafio. 

Nós, da Gaud, demos o pontapé inicial neste modelo ainda em 2019, bem antes do isolamento social e aprendemos bastante com ele nos últimos três anos, principalmente sobre produtividade e resultados. 

Quer descobrir um pouco sobre as nossas experiências e entender como elas podem ser úteis para o seu negócio? Então, confira o nosso artigo! 

Trabalho remoto: não há mais volta 

Se bem gerido, o trabalho remoto é realmente incrível. 

A Dell, por exemplo, adotou esse modelo e economizou US$ 12 milhões em apenas um ano. 

Além de econômico, ele também pode ser eficiente: 83% dos profissionais acreditam que não precisam de um ambiente de trabalho para serem produtivos e 79% acreditam ser mais produtivos atuando remotamente. 

Outro aspecto interessante do trabalho remoto é o leque de possibilidades que ele abre para a diversidade. Ele tem o poder de reduzir a desigualdade de gênero nas empresas. 

Cerca de 56% das mulheres que trabalham assim conseguem cuidar dos filhos enquanto mantêm os seus empregos. E os negócios que adotam o trabalho remoto têm quatro vezes mais CEOs mulheres. 

Viva a tecnologia! 

Ela tem sido cada dia mais indispensável em nosso dia a dia para darmos conta do recado, porém, aprender a gerir o tempo de forma assertiva e contar com a ajuda de ferramentas é imprescindível para fazermos tudo o que precisamos. 

Produtividade não é o fim, mas o meio

O nosso time está espalhado pelo Brasil e não temos mais um escritório físico, mas as entregas combinadas com todos os nossos clientes são cumpridas à risca. 

E, mais do que isso, passamos a entregar ainda mais resultados desde que adotamos a gestão de projetos com a metodologia Scrum

Estamos separados fisicamente, mas juntos criativamente. 

Todo o nosso planejamento é elaborado casando as necessidades e os prazos de nossos clientes com o dia a dia da nossa equipe. 

Para isso, nos organizamos com sprints semanais. Além disso, nos reunimos uma vez por semana. 

Todas as atividades são agendadas no Clickup, um gerenciador de tarefas de alta performance com diversas funcionalidades, que nos permite visualizar os fluxos de trabalho e o que cada um de nós está fazendo todos os dias. 

E para não permanecermos isolados, cada um trabalhando na sua casa ou de onde estivermos, usamos o Discord para nos comunicar em tempo real. 

Com ele, reunimos todas as nossas conversas em um único lugar, esclarecemos dúvidas pontuais, seja por áudio, vídeo ou texto, e ainda nos saudamos todos os dias, celebramos aniversários e claro, as conquistas da Gaud

Mais resultados e tempo livre 

As mudanças positivas no nosso jeito de trabalhar são visíveis não só em nossos resultados, mas também na nossa qualidade de vida. 

Como sabemos o que precisa ser feito com objetividade e clareza, temos flexibilidade de horários e até mais tempo livre, que usamos para relaxar do jeitinho que cada um gosta, estudar mais e aprimorar uma habilidade ou até curtir os nossos hobbies. 

Essa dinâmica de trabalho também nos permite cuidar de nossas atividades pessoais, como organizar a casa, ir ao mercado ou providenciar documentos, sem prejudicar as nossas entregas. 

Esse modelo de trabalho tem dado super certo na Gaud e já faz parte do nosso código de cultura. 

Esperamos que dividir um pouco da nossa experiência com o trabalho remoto inspire você a implementá-lo na sua empresa. 

Aproveite e siga a Gaud no Instagram. Sempre postamos dicas sobre isso em nosso perfil.