Quanto se trata do marketing digital, alguns pontos são essenciais para alcançar resultados expressivos. A criação da persona é um destes pontos.

Mas o que é a persona?

De maneira resumida, a persona é definida como a representação do cliente ideal da sua empresa.

Conhecer a persona é a melhor maneira de saber para quem os produtos e serviços serão vendidos.

Ela também é essencial para a produção de conteúdo na internet.

Os posts em redes sociais, e-mails marketing, anúncios, vídeos e demais conteúdos criados de maneira direcionada são mais assertivos.

Nosso objetivo aqui não é trazer uma definição extensa sobre a persona e nem como criar a sua. Para saber mais sobre isso, consulte esse guia da Resultados Digitais.

Apesar da importância da persona ser consolidada e essencial para que uma estratégia de marketing digital seja efetiva, muitos negócios não investem o esforço necessário para essa etapa.

Portanto, trazemos neste artigo alguns problemas que uma persona mal definida pode trazer.

Continue lendo este artigo para saber quais são e evitá-los na sua empresa!

Leads sem interesse real na sua solução

Quando a persona é definida por mera intuição ou achismo e com dados imprecisos, toda a sua estratégia de marketing digital será construída para atingir alguém que talvez não tenha tanto interesse no seu produto ou serviço.

Já imaginou investir tempo, energia e dinheiro na criação de um site, posts para redes sociais, blog posts, e-books e outros materiais, e esses conteúdos não atingirem quem precisa?

Somente através da criação da persona que esse problema pode ser evitado.

Ausência de conexão entre a empresa e o público

Para que o conteúdo produzido faça sentido e seja relevante, ele precisa ajudar o público a resolver os seus problemas.

É através da identificação das dores da persona e dos problemas que ela enfrenta, que o seu negócio pode se posicionar como uma solução.

Se não há valor no conteúdo da sua empresa, não haverá conexão com quem a acompanha nas redes sociais.

Muitas vezes é por esse motivo que as empresas não conseguem crescer seus perfis, listas de e-mail e realizar mais vendas através da internet.

Estratégias prejudicadas desde o início

Um dos grandes erros cometidos por empresas que desejam começar a atuar no digital é não investir tempo no planejamento.

Marketing digital não é apenas ter um site, postar em redes sociais ou enviar e-mails marketing.

Quando há um trabalho de diagnóstico, pesquisa, análise e elaboração de estratégias, os resultados são melhores.

Não criar uma persona de maneira estratégica e baseada em dados, pode prejudicar os seus esforços no digital desde o início.

Resultados menos expressivos

O Henrique Carvalho, do Viver de Blog, preparou um infográfico sobre personas que explica de maneira clara as diferenças que a persona pode fazer.

Confira alguns dos dados apresentados:

  • Anúncios direcionados baseados na persona são 2 x mais efetivos;
  • 3 a 4 personas formam mais de 90% dos clientes de uma empresa;
  • 48% dos compradores preferem quem lhe oferece conteúdo e soluções personalizadas;
  • O tráfego do site aumenta quando há personas definidas;

Acesse o infográfico para conhecer outros dados.

Como a persona deve ser definida?

Você certamente entendeu que a persona é importante para o seu negócio e uma definição mal realizada pode interferir nos seus resultados.

Mas então, como a persona deve ser construída?

A resposta para essa pergunta estão nos dados.

É através de dados e pesquisa que sua empresa pode encontrar as informações mais relevantes para construir sua persona.

Como conseguir esses dados?

  • Converse com sua equipe de vendas e atendimento, para conhecer os seus clientes;
  • Aplique formulários de pesquisas, para conhecer os hábitos dos clientes em potencial;
  • Utilize dados das suas redes sociais e Google Analytics;

Esses são exemplos de algumas maneiras para conseguir dados e informações, há muitos outros caminhos e soluções.

O mais importante é entender que a persona não deve ser baseada apenas no ponto de vista do gestor, analista ou dono de uma empresa.

Para fugir do achismo, do senso comum e encontrar a persona relevante para a sua empresa é preciso buscar dados relevantes para o negócio.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema do artigo? Deixe o seu comentário aqui no post que teremos o prazer de ajudá-lo.

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