Todo mundo que começa a trabalhar numa empresa ou decide começar um novo comércio, ouve falar do marketing digital. Mas há outro modelo possível: o marketing de massa. A diferença se dá pelo foco no público.

Enquanto um é mais personalizado, o outro é mais abrangente. 

Um dos setores que mais se beneficia da prática do Marketing de Massa é o do varejo, mas também é válido você avaliar os rumos do seu próprio negócio para verificar se vale a pena atuar dessa forma no momento.

Continue conosco neste artigo e aprenda como funciona a aplicação do Marketing de Massa e suas vantagens e desvantagens.

Seja você um vendedor de imóveis ou o gestor de uma loja de bicicleta, confira agora se está na hora de mudar o marketing do seu negócio!

O que é o Marketing de Massa?

Antes de explicarmos o que significa o Marketing de Massa, vamos lembrar do conceito do marketing que é aplicado em grande parte do mercado. 

Este tipo de marketing é carregado pelas tendências digitais que pensam no consumidor mais exigente, com interesses e crenças bem específicas.

O processo é feito a partir de pesquisas de perfis de potenciais clientes, a fim de encontrar as características que o define, criando uma persona, locais frequentados pelo público, seus gostos e interesses. 

No marketing de massa, o oposto é a regra. Não há criação de persona, nem locais específicos. Assim, o objetivo é alcançar o maior número de pessoas, muitas vezes usando um só canal.

Dessa forma, o dono de uma empresa de vending machines, por exemplo, não iria procurar por redes de mercados ou comerciantes no geral e sim, anunciar o seu produto em canais de comunicação como rádio e televisão, alcançando diversos tipos de públicos.

Origem do Marketing de Massa

Foi a partir da década de 1920 que o marketing de massa começou a tomar forma e aparecer para os consumidores. 

O principal veículo de comunicação em massa era o rádio, portanto, um receptor essencial para os espaços de divulgação de produtos para diversos ouvintes.

Com o tempo, veio a televisão, tornando-se também  uma opção de veiculação de anúncios para  empresas. 

A revolução industrial trouxe essa mudança, com o uso de máquinas para a fabricação de produtos, levando a maiores volumes para comerciantes e consumidores.

Ainda hoje, o marketing de massa é usado. A impopularidade está no poder da segmentação. 

Afinal, quando um consumidor pesquisa “como fazer licenciamento online“, os especialistas no processo podem focar nessa palavra-chave, assim, focando em apenas um  público.

Com isso, alguns setores podem se beneficiar dessa prática. Por isso, não recomendamos seu total descarte. Nesse sentido, vamos apresentar algumas vantagens e desvantagens desse processo, para que o seu estudo seja mais completo.

Vantagens do Marketing de Massa

Seja com o consumidor 100% online ou com aquele sem o acesso à internet, de forma igual, o Marketing de Massa pode fazer o seu sucesso. Isso se dá principalmente pelo impacto em milhares de pessoas, com apenas um anúncio divulgado.

Um exemplo é a veiculação de um comercial de oficina automotiva no intervalo de um programa de notícias diário ou a propaganda de um jogo clássico de futebol. 

O anúncio atingirá alguém que está precisando revisar o carro, como também pode atingir quem não procura por isso.

Ainda que as pessoas desinteressadas sejam atingidas, ela pode indicar para outros, tornando a marca mais reconhecida e com o nome movimentado, auxiliando no crescimento do negócio como um todo.

Outra vantagem se encontra no custo-benefício. Ao optar pelo Marketing de Massa, você irá gastar bem menos se fosse ordenar pesquisas de marketing, contratos com agências de social media etc. 

Além disso, o trabalho será feito uma vez só, sem atualizações da mesma ação.

Desvantagens

A desvantagem do uso do marketing de massa está localizada no conflito com outras formas de chegar até o público. 

Se hoje em dia o marketing digital é o mais usado, é porque o público também mudou, logo, os anúncios personalizados podem chamar mais a atenção.

Esse fator pode transformar um potencial alcance de baixa eficiência final, justamente pelo fraco interesse do público em algo que não converse diretamente com ele. Por isso é importante se manter atento ao tipo de produto que você vende.

Às vezes, uma loja com foco em vendas de fritadeira a gás se sairá melhor ao investir em otimização de busca e anúncios em lugares específicos, do que aplicar um mesmo anúncio para um público diversificado.

Outra desvantagem se encontra no fato do Marketing de Massa ser uma ação de curto prazo. A chance da empresa gerar fidelização de clientes, ou seja, fãs da marca, é bem menor ao serem comparadas com as ações do marketing digital.

Quem deve fazer marketing de massa

Como já mencionamos anteriormente, esse método ainda é bastante usado e recomendado por algumas empresas. Alguns negócios em específico se saem melhor que outros nesse quesito. Eis a lista abaixo de quais casos é recomendado o uso do marketing de massa:

  • Empresas de varejo, com foco em alimentos e bebidas;
  • Vendas de produtos de higiene;
  • Empresas com bastante tempo no mercado;
  • Setor de telecomunicações;
  • Revendedores cosméticos.

No geral, são categorias essenciais, com grande popularidade, e que sempre terão um público pesquisando por elas. 

De qualquer forma, é uma boa ideia contratar uma consultoria empresarial para avaliar se o marketing de massa é ideal para o seu negócio agora.

Como aplicar o marketing de massa

Você já sabe o quê significa, as vantagens e desvantagens do método de marketing de massa, mas e como aplicá-lo? Chegou a hora de aprender quais são as ações possíveis dessa modalidade de divulgação do seu negócio.

Shotgun

O nome dessa abordagem tem a ver com a mira do modelo de arma shotgun, cuja mira não possui um alvo em especial. 

Aqui é o básico, mas fundamental, do marketing de massa, atingir o maior número de pessoas a partir de uma só ação.

Para tal efeito, a mensagem deve ser escrita do modo mais geral possível, a fim de que todos possam entender e interpretar a ideia proposta. Os canais de aplicação são diversos, mas os principais são rádio, TV e internet.

Com esse procedimento, você pode conseguir novos clientes e consumidores, que estão distraídos e de repente dão de cara com um anúncio de uma empresa de vistoria veicular, seja uma frase de efeito ou algo mais urgente. Logo, um novo cliente estará se formando.

Marketing de guerrilha

Falando em “dar de cara”, esse é o diferencial do marketing de guerrilha. A percepção do consumidor aqui deve ser feita por uma mensagem publicitária de choque, que cause uma reação inesperada e tire a pessoa de seu lugar.

Esse modelo, geralmente, é feito de forma bastante chamativa em locais públicos, de modo que todos que passam ao redor percebam a intervenção. Muitas vezes há também a possibilidade de interagir com a peça, atraindo cada vez mais alguns curiosos.

Você pode realizar a sua abordagem de guerrilha colando outdoor pela cidade, para atingir desde o trabalhador dentro do ônibus até a família que viaja de carro. 

Outro modo de atuação é pela colagem de flyers e banners nos comércios, conversando com clientes de outros serviços.

Ações de publicidade em lugares públicos como estações e prédios também é comum, pois provoca diversas pessoas a interagirem com os objetos. 

Por sua vez, usar mensagens poderosas e de impacto em canais de comunicação também pode ser bastante efetivo. Se não o mais efetivo. 

Quando aplicar o Marketing de Massa?

Como já demos alguns exemplos aqui, o uso do marketing de massa não deve ser feito de qualquer jeito e deve ser bem pensado para cada segmentos específicos de vendas. Sendo uma boa estratégia para negócios de higiene pessoal, alimentação e bebidas.

No entanto, para outros, como por exemplo, a venda de pirômetro digital, pode não ser a melhor das ideias. Nesse caso, o melhor a se fazer é estudar outras maneiras de chegar até o seu público, por meio da segmentação e criação de personas.

Seja pelo marketing digital ou de massa, a primeira coisa a se fazer é avaliar o seu campo de atuação, o seu concorrente, os pontos fracos e fortes da empresa, para, depois disso, pensar qual a melhor maneira de chegar no seu potencial cliente.

No desenvolvimento do seu negócio, todo cuidado é pouco. Por isso, estude bem antes de seguir com qualquer tipo de estratégia. Independente daquela que for a escolhida, um bom planejamento resultará num ótimo crescimento!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.