Não somos mais os mesmos depois da pandemia

A nossa vida se transformou e, junto com ela, os nossos hábitos e até mesmo as nossas preferências também mudaram, inaugurando uma nova fase de consumo pós-pandemia.

No ano passado, durante o período de isolamento, passamos a limpar mais as nossas casas. Segundo o Think with Google, o consumo de produtos de limpeza cresceu mais de 53% em abril de 2020 em relação ao mês anterior. 

Também passamos a cuidar mais de nós: foram 45% a mais em compras de produtos de higiene pessoal e beleza

Além de queremos estar mais felizes com a nossa aparência, ficamos muito mais atentos à nossa saúde e preocupados com a economia. 

De acordo com o estudo Veja Insights, desenvolvido pela consultoria Ey Parthenon, que entrevistou 1.003 consumidores online entre 18 e 65 anos, sendo 51% mulheres e 49% homens, de todas as classes, 96% dessas pessoas passou a se preocupar com a própria saúde e 97% com a economia

E os relacionamentos se tornaram o centro das atenções para 75% dos entrevistados

Tudo isso se estendeu depois da pandemia e interfere na nossa relação com as empresas. 

O consumo pós-pandemia 

Como aprendemos a ficar mais tempo em casa, passamos a usar a internet por muito mais tempo que o habitual e os negócios com canais digitais realmente passaram a fazer parte do nosso dia a dia

Cerca de 35% dos brasileiros conectados pedem delivery por aplicativos com frequência e 51% das operações financeiras no país são feitas por aplicativos de bancos digitaismobile banking, segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2021. 

E cerca de 23% dos entrevistados no estudo Veja Insights passaram a usar a internet para descobrir novos produtos e serviços. 

Então, ter presença digital não pode ser apenas acessório. Ela precisa ser embasada por uma sólida e assertiva estratégia para alcançar quem já está online buscando pelo o que você vende no mercado. 

A identidade do negócio

Outra mudança curiosa que a pandemia trouxe foi a intensificação da mudança na maneira de encarar os discursos das empresas. 

Não existe mais nenhum espaço para se manter um posicionamento na internet durante a conquista da atenção das pessoas e, depois, no atendimento e nas entregas dos produtos ou serviços, ser uma marca completamente diferente. 

Frente a todas estas mudanças que desaceleram o consumo e nos fazem manter um comportamento de consumo pós-pandemia novo e particular, criar e manter uma estratégia digital assertiva de Marketing Digital para otimizar o seu processo comercial deve ser prioridade em 2022. 

Por isso, se você quiser começar já a aprender sobre Inbound para implementar na sua empresa, potencializar e escalar os seus resultados, clique aqui para baixar o nosso livro digital grátis e inédito sobre este assunto. 

Até a próxima!