Não somos mais os mesmos depois da pandemia.
A nossa vida se transformou e, junto com ela, os nossos hábitos e até mesmo as nossas preferências também mudaram, inaugurando uma nova fase de consumo pós-pandemia.
No ano passado, durante o período de isolamento, passamos a limpar mais as nossas casas. Segundo o Think with Google, o consumo de produtos de limpeza cresceu mais de 53% em abril de 2020 em relação ao mês anterior.
Também passamos a cuidar mais de nós: foram 45% a mais em compras de produtos de higiene pessoal e beleza.
Além de queremos estar mais felizes com a nossa aparência, ficamos muito mais atentos à nossa saúde e preocupados com a economia.
De acordo com o estudo Veja Insights, desenvolvido pela consultoria Ey Parthenon, que entrevistou 1.003 consumidores online entre 18 e 65 anos, sendo 51% mulheres e 49% homens, de todas as classes, 96% dessas pessoas passou a se preocupar com a própria saúde e 97% com a economia.
E os relacionamentos se tornaram o centro das atenções para 75% dos entrevistados.
Tudo isso se estendeu depois da pandemia e interfere na nossa relação com as empresas.
O consumo pós-pandemia
Como aprendemos a ficar mais tempo em casa, passamos a usar a internet por muito mais tempo que o habitual e os negócios com canais digitais realmente passaram a fazer parte do nosso dia a dia.
Cerca de 35% dos brasileiros conectados pedem delivery por aplicativos com frequência e 51% das operações financeiras no país são feitas por aplicativos de bancos digitais – mobile banking, segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2021.
E cerca de 23% dos entrevistados no estudo Veja Insights passaram a usar a internet para descobrir novos produtos e serviços.
Então, ter presença digital não pode ser apenas acessório. Ela precisa ser embasada por uma sólida e assertiva estratégia para alcançar quem já está online buscando pelo o que você vende no mercado.
A identidade do negócio
Outra mudança curiosa que a pandemia trouxe foi a intensificação da mudança na maneira de encarar os discursos das empresas.
Não existe mais nenhum espaço para se manter um posicionamento na internet durante a conquista da atenção das pessoas e, depois, no atendimento e nas entregas dos produtos ou serviços, ser uma marca completamente diferente.
Frente a todas estas mudanças que desaceleram o consumo e nos fazem manter um comportamento de consumo pós-pandemia novo e particular, criar e manter uma estratégia digital assertiva de Marketing Digital para otimizar o seu processo comercial deve ser prioridade em 2022.
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Até a próxima!