O logotipo é essencial na relação entre o cliente e uma empresa. Através dele, uma conexão pode ser criada e essa conexão tem sido o ponto chave para um negócio de sucesso.
Isso ocorre pois o trabalho de divulgação da empresa é essencial para que ela se torne conhecida e conquiste clientes para seus produtos e serviços.
No entanto, é impossível realizar um bom trabalho de marketing e branding se a empresa não puder ser reconhecida.
É o logotipo que permite que o negócio seja identificado pelos consumidores. Ele pode ser comparado à “cara” da empresa.
Por isso ao criar o logotipo é importante levar em conta algumas informações:
- ele deve representar a empresa, o que ela é e acredita;
- ele deve ser compatível com o conceito da empresa e sua àrea de atuação;
- recomenda-se que ele seja simples e de fácil memorização;
Logotipo, marca ou logomarca?
Os três termos são muito utilizados para definir um mesmo conceito, porém há uma diferença entre eles.

O logotipo é toda e qualquer parte escrita, tipográfica de uma marca e pode estar acompanhado de um símbolo. No Brasil também é comumente chamado de logo.
A marca é toda e qualquer representação gráfica de determinada empresa. Ela pode conter símbolos, logotipos ou imagens, a fim de definir o produto ou serviço.
Já a logomarca é um termo comumente utilizado, porém em sua essência, seu significado é redundante.
Isso porque a palavra “logo” em grego, significa conhecimento ou palavra, e a palavra “marca” tem o mesmo significado do termo “logo”. Ou seja, a definição de logomarca seria “significado do significado”, ou ainda “conceito do conceito.”
Apesar do termo ser redundante, ainda é muito utilizado entre clientes e profissionais de design e comunicação.
O logotipo e a representação do negócio
Criar um logotipo é fundamental para que os clientes possam identificar e diferenciar um produto ou serviço.

Uma empresa sem logotipo é uma empresa sem identidade, sendo assim impossível de ser reconhecida pelos consumidores.
É importante se atentar a esses detalhes, já que ao optar por empreender, é necessário entender a importância de se apresentar e se conectar com seu cliente.
Isso porque o ser humano é muito detalhista visualmente falando, sendo mais fácil associar uma imagem ou forma do que somente um texto.
Assim fica mais simples para o cliente se lembrar ou associar uma marca de um produto ou serviço.
A primeira impressão é a que fica
É importante ressaltar que não é somente criar um logotipo e achar que o cliente irá associá-la ao seu negócio.

O investimento em design gráfico é importante, e mostra que a empresa está verdadeiramente focada em se destacar no mercado de maneira positiva.
A criação do logo ainda requer muito estudo e pesquisa, para que seja definida em conformidade com o que a empresa quer oferecer.
A definição de estratégias devem estar alinhadas, em sintonia com a linguagem que a marca quer transmitir.
Dê preferência a um profissional
Muitas empresas hoje em hoje em dia, veem a criação do logotipo como um gasto muitas vezes desnecessário.

Fazendo assim com que muitas dessas empresas optem pelo que é mais barato e rápido, e o que acontece é que muitas vezes elas não tem o resultado esperado.
Como já foi dito anteriormente, essa criação é um processo que requer análise e pesquisa por parte de um profissional qualificado.
É preciso entender as necessidades de cada cliente e principalmente criar um logotipo que esteja em sintonia com todos os valores que ela gostaria de transmitir.
A partir daí, a contratação de um profissional da área é imprescindível, já que é ele que vai conduzir a criação a partir das informações fornecidas pelo cliente.
O profissional de design leva em conta diversos outros fatores na criação do logotipo, entre eles:
- escolha das cores;
- definição da tipografia;
- uso de formas e símbolos;
- entre outros.
Por estes motivos, a contratação de um designer gráfico para a criação e execução do projeto nada mais é do que um investimento a longo prazo.
Além disso, muitas agências de comunicação são especialistas nesse processo de conexão, criação, branding, identidade visual de uma marca.
O logotipo é a base para a identidade visual da sua empresa
A partir da criação do logotipo, a empresa pode e é recomendada a criação da identidade visual.

Isto é, todo e qualquer elemento relacionado a marca, seja tipografia, formas, paletas de cores, aplicações, texturas e ilustrações, formam o que chamamos de Identidade Visual.
Ela tem como objetivo auxiliar na fixação da marca no mercado, fazendo com que a associação aconteça já no primeiro contato visual.
“Em média os consumidores são expostos a 6 mil anúncios por dia e a mais de 25 mil novos produtos ao ano. A identidade visual os ajuda a atravessar esse mar de escolhas disponíveis (…)” (Scott M. Davis, escritor e consultor em estratégia de marketing a mais de 25 anos)
Por isso a identidade visual é uma peça tão fundamental quanto o produto ou serviço em si, visto que muitas vezes o que impacta o cliente num primeiro momento é a marca e como ela está posicionada no mercado.
E agora? Como criar o meu logotipo?
Uma empresa sem um logotipo é uma empresa sem identidade. Por esse motivo, sua criação não é um gasto e sim um investimento para o legado que você deseja construir com o seu negócio.
Optar por profissionais da área de design, que realizem estudos e pesquisa para conhecer o seu negócio e quais os seus objetivos é o melhor caminho.
Um logotipo que traduz a essência da empresa e sua razão de ser, cria mais possibilidades de identificação dos consumidores com a sua marca.
O resultado é uma comunicação e ações de marketing mais assertivas e, consequentemente, resultados ainda melhores.
Gostou deste artigo? Comenta aqui em baixo o que você acha importante para a criação de um logotipo.
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