O “fim” dos Likes no Instagram foi um dos assuntos mais comentados da semana, sem sombra de dúvidas.

A mudança passou a ser testada no Brasil a partir da última quarta-feira (17).

Em Abril, o Instagram informou que planejava realizar essa alteração e os likes deixariam de ser mostrados. O motivo apontado pela empresa foi a diminuição dos efeitos negativos que a rede causa na saúde mental e emocional dos usuários.

Isso porque a rede foi apontada em diversas pesquisas como um fator de incentivo à comparação, ansiedade e outros comportamentos.

Independente dos motivos serem reais ou não, a verdade é que a partir de agora o número de likes não é mais contabilizado no feed.

Com a mudança, somente o usuário pode ter acesso ao número de curtidas em suas postagens. O mesmo vale para usuários comuns, como em contas comerciais.

É importante ressaltar que os likes não deixaram de existir, apenas não serão mais mostrados nas postagens.

E como essa mudança pode afetar o perfil da sua marca? Confira este artigo e alguns insights conosco.

O conteúdo é a moeda da vez

Os empresários e as pessoas que estão mais antenadas no mundo do marketing digital, já estão familiarizados com a importância do conteúdo de qualidade.

Acontece que os likes, juntamente com os comentários, eram as principais métricas do sucesso das publicações no Instagram.

Essa mudança aponta para um momento em que o engajamento será mais importante.

Ou seja, independente de quantas curtidas o seu post teve, o que interessa como resultado é o quanto as pessoas estão envolvidas com o seu conteúdo.

Nesse cenário, métricas diferentes passam a ter importância para o seu negócio:

  • quantidade de comentários;
  • número de salvamento de posts;
  • compartilhamento de posts nos stories;
  • mensagens diretas recebidas por meio de posts;
  • novos seguidores por post;

E onde o conteúdo se encaixa?

Para que o seu público esteja engajado com suas publicações, os seus posts precisam entregar valor à sua audiência.

Para entregar valor, é preciso conteúdo de qualidade.

Cada vez mais é preciso diminuir os posts apenas mostrando produtos e serviços e investir em posts que ensinam, sejam criativos, informativos e autênticos.

Os seus posts precisam ser tão bons que os usuários desejam salvá-lo para consultar depois ou compartilhá-lo com seus seguidores.

Um bom exemplo de empresa que entrega um conteúdo de qualidade no Instagram é a Tok & Stok.

Perfil do instagram da Tok e Stok sem os likes exibidos.

Ao invés de apenas mostrar produtos e preços, a marca traz dicas de decoração, fotos ambientadas, imagens de qualidade e há um cuidado em transmitir sua mensagem.

Tudo isso sem deixar de vender os seus produtos.

Invista no seu perfil

O trabalho no Instagram e no marketing digital exige tempo e dedicação para alcançar os melhores resultados.

Se você não sabe por onde começar, neste artigo trazemos algumas dicas para o seu planejamento de marketing digital.

Quando uma empresa investe tempo para planejar o seu conteúdo e entender o que os seus clientes estão procurando em suas redes sociais, maiores são as chances de alcançar bons resultados.

Portanto, essa mudança pode ser um excelente momento para repensar as suas estratégias e a maneira como sua marca se posiciona na internet.

Quais conteúdos sua marca pode publicar, que tragam valor para os seus seguidores? Comente nesse artigo!

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