Olá, seja muito bem-vindoooo!
Eu sou o Fábio Guaragni, diretor de estratégias digitais da Gaud, e preparei este artigo com muito carinho, tenho certeza que será útil para os seus negócios.
Vamos lá!
O momento é de mudanças, inovações e renovações.
Os modelos tradicionais de negócios estão em colapso e buscam formas de entender a nova economia. Isso é um fato real!
O marketing, que já foi revolucionário no apoio as vendas do passado, agora atua com novas tecnologias e entende as demandas consumidor na era digital.
O mundo está atento ao Inbound Marketing, ou Marketing de Atração.
Quer saber mais, não é?
Quer aprender mais sobre Inbound Marketing?
Baixe grátis o nosso livro digital Vendas B2B e Inbound Marketing: os 3 segredos para vender mais, faça isso agora mesmo!
O que é o Inbound Marketing?
É uma nova metodologia de marketing baseada na jornada de compra do cliente.
Está focada em atrair potenciais clientes, reconhecendo o momento de compra adequado e aumenta a possibilidade de fechamento.
De forma resumida, ao invés de ofertar um produto em massa, busca-se atrair clientes potenciais que realmente precisam do seu produto.
Diferente a metodologia tradicional onde é necessário gastar muito para atingir poucos, no Inbound Marketing você investe para atrair públicos direcionado e qualificá-los na jornada de compra.
A regra de ouro é captar leads e gerar vendas.
Passou o momento de forçar a barra empurrando produtos/serviços, agora é a hora de agregar valor para conquistar.
4 diferenças entre a publicidade tradicional e o Inbound Marketing
Dentre muitos aspectos estas são diferenças básicas entre estas abordagens.
Publicidade Tradicional | Inbound Marketing |
Empresa procura o cliente | Cliente procura a empresa |
Campanhas de massa focadas em venda direta | Conteúdos focados em atrair potenciais clientes |
Venda por insistência | Venda por interesse |
Foco no produto | Foco no cliente |
Como funciona o Inbound Marketing?
A popularização dos aparelhos celulares e o barateamento no acesso a internet permitiu que qualquer pessoa pudesse tirar informações da palma da mão, o Inbound tira proveito deste novo comportamento.
O primeiro passo é entender que trata-se de uma metodologia estratégica com três momentos chaves: Atrair, Converter e Relacionar. Também conhecido como Funil de Vendas.
Vamos conhecer?
Atrair
A primeira etapa consiste em oferecer conteúdos relevantes para atrair potenciais clientes aos canais digitais da empresa. Gerar tráfego e estabelecer primeiro ponto de contato com na jornada de compra.
Resultado: Novos visitantes.
Converter
O segundo passo é converter um visitante em um lead, propondo o preenchimento de formulário em troca de um conteúdo muito relevante para este visitante.
Alguns exemplos de conteúdos, são acessos temporários a áreas exclusivas, webinars, pesquisas, ebooks e outros.
Resultado: Aumento de leads.
Relacionar
Agora que capturamos o lead, o momento é de gerar interesse do prospect para o nosso produto/serviço e estabelecer uma relação entre as partes.
Guiando dentro da jornada de compra para encontrar o momento ideal para a venda.
Resultados: Novas oportunidades de negócios.
O objetivo de tudo é a venda.
Lembre-se que comentei logo acima que o Inbound Marketing é uma metodologia estratégica? Então chegou a hora.
Durante a fase de relacionamento realizamos ações para transformar o lead em oportunidade e encaminhar para o setor de vendas.
Que recebe um prospect qualificado e faz a sua mágica.
No caso de lojas virtuais ou negócios digitais, encaminhando diretamente para o carrinho de compras.:
Resultado: Vendas
Vendendo mais com Inbound Marketing
Agora que já conquistamos o cliente é importante não esquecer dele.
Formulando novas jornadas de compra e com muita criatividade para gerar novas oportunidades.
É mais barato manter um cliente do que conquistar novos.
Seja criativo e mãos à obra.
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Aplicando gestão no Inbound Marketing
Toda empresa precisa ser objetiva para se manter no mercado, com Inbound Marketing a premissa é a mesma.
Para atingir objetivos devemos definir metas e acompanhar constantemente para evoluir.
Abandone as chamadas métricas de vaidade, curtidas e seguidores, esteja atento ao seu cliente.
Não importa a quantidade de seguidores ou curtidas da sua rede social, mas sim o quanto eles engajam com o seu conteúdo.
O que você está fazendo realmente importa?
Seguidores não pagam as contas ao final do mês, vendas sim.
Agradeço muito pelo tempo que você disponibilizou para ler este artigo.
Obrigado.