O High-expectation Customer (Cliente de Alta Expectativa) é um conceito bastante interessante.

Julie Supan, especialista em branding e atuante no Vale do Silício, foi quem apresentou essa ideia.

Após trabalhar para o marketing do Youtube (antes de ser comprado pelo Google) e para empresas como Dropbox, Airbnb, etc… Supan compartilhou um pouco do que aprendeu.

Segundo sua experiência, trabalhar para encantar o seu cliente mais exigente, é um excelente caminho para fazer sua marca ou produto crescer.

Esse cliente mais exigente é chamado de High-Expectation Customer (HXC). Ao conquistar o HXC, você conquista fãs e embaixadores para a sua marca.

O conceito pode ser aplicado para a criação de sites, novos produtos, aplicativos e até para definir estratégias de marketing.

Acompanhe os próximos parágrafos para entender um pouco mais.

Quem é o High-expectation Customer?

O Cliente de Alta Expectativa (HXC) possui três características:

  • é quem mais se beneficia do produto/serviço;
  • é um hacker;
  • é um especialista.

É quem mais se beneficia

O cliente de alta expectativa é aquele que mais irá aproveitar os benefícios do seu produto ou serviço.

Para identificá-lo é preciso deixar a pergunta “quem poderia usar o meu produto” de lado.

A questão importante é saber quem é a pessoa que mais precisa do seu produto e teria seus problemas resolvidos definitivamente ao usá-lo.

É um hacker

Imagine uma pessoa que está passando a bastante tempo pelo problema que o seu produto/serviço se propõe a resolver.

Essa pessoa não precisa ser convencida que o problema existe. Pelo contrário, está buscando a melhor solução definitiva.

Por conta do seu interesse em resolver o problema, o HXC já testou diversos hacks (soluções) e conhece o que há de melhor e pior no mercado.

Aproximar-se dele é conquistar um cliente fiel que irá ajudá-lo a melhorar o seu produto e serviço.

É um especialista

O cliente de alta expectativa é um pesquisador. Ele está por dentro com tudo que é atual e novo no mercado. Ele segue especialistas da área, lê os livros, assiste seus vídeos…

Em sua busca de se aperfeiçoar, torna-se um especialista e é conhecido por fazer escolhas inteligentes.

Os especialistas formam opinião e ajudam o produto/serviço a crescer de maneira orgânica. As pessoas escutam o que eles têm a dizer.

Nas palavras da Julie Supan “Se o seu produto atinge as expectativas do HXC, ele irá resolver o problema de muitas outras pessoas”.

Como conhecer o High-expectation Customer pode te ajudar

Definir quem é o seu HXC é realizar um processo semelhante à definição da persona.

Através de dados e pesquisa, você pode criar o perfil e usá-lo como referência para os seus próximos passos. É importante pensar nas características apresentadas por Supan.

Estamos na era da experiência do usuário. Isso significa que o melhor caminho para desenvolver um site, aplicativo, produto e estratégias de marketing é pensando no usuário a ser alcançado.

Colocar os problemas e necessidades do usuário à frente, guia sua empresa para criar as melhores soluções para eles.

Esse processo é ainda melhor quando toda a equipe envolvida sabe quem é esse usuário.

Ao entender quem é o seu cliente de alta expectativa, você pode usá-lo como referência para criar suas estratégias.

Lembrando que, quando se trata da experiência do usuário, o importante é estar disposto a realizar testes, análises e fazer uma melhoria constante em seus produtos, aplicativos e site.

Gostou deste artigo? Siga nosso perfil no Instagram para continuar recebendo informações como esta.

*Para saber mais, acesse o artigo “Stop designing products for random people”