Se você é empreendedor ou está administrando um negócio, já sabe que o marketing digital é essencial para acompanhar a concorrência. 

O Inbound Marketing, em participar, é uma das maneiras mais econômicas de atrair clientes em potencial para sua empresa, fornecendo conteúdo valioso que ajude a resolver seus problemas.

Neste guia prático, abordaremos os fundamentos, a implementação de Inbound e como você pode usá-lo para expandir seu negócio.

O que é Inbound Marketing

Inbound marketing é uma metodologia que visa atrair clientes em potencial para a sua empresa por meio de conteúdo relevante e personalizado.

Em vez de interromper a experiência do usuário com anúncios invasivos, o inbound marketing busca atrair a atenção do público-alvo de forma sutil, por meio de conteúdo útil e interessante, criando um relacionamento de confiança com o cliente em potencial.

A implementação de inbound marketing envolve quatro etapas: atrair, converter, fechar e encantar.

Por que o Inbound Marketing é importante

Lojas virtuais que adotam uma estratégia de SEO (muito utilizada no contexto do Inbound) conquistam 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes em comparação com os e-commerces não otimizados com SEO, dados do IDC, 2014.

O Inbound é uma estratégia eficaz de atrair clientes em potencial para a sua empresa. 

Em vez de tentar empurrar seus produtos ou serviços para o público, o Inbound permite que você crie um relacionamento com o cliente em potencial, ajudando-o a resolver seus problemas por meio de conteúdo útil e relevante. 

Isso cria uma conexão verdadeira e duradoura, diga-se de passagem, fazendo com que o cliente experiencie novos formatos de identificação da marca ou empresa. 

Além disso, o Inbound usa estratégias como o marketing de conteúdo, SEO e mídia social para construir uma presença online forte e consistente, que pode aumentar a visibilidade da marca e melhorar sua reputação na internet.

Com essas técnicas, as empresas podem aumentar sua autoridade no mercado e fortalecer seu relacionamento com os clientes.

Por fim, a estratégia também é altamente mensurável, permitindo que as empresas monitorem o desempenho de suas campanhas e ajustem suas estratégias conforme necessário. 

Isso permite otimizar esforços de marketing e aumentar seu retorno sobre investimento.

Como criar uma estratégia para implementação de Inbound marketing eficaz?

Crie um plano de Inbound Marketing

Primeiramente, é preciso ter um bom planejamento de marketing, e para isso, é possível utilizar uma planilha e nela, estabelecer os principais objetivos, valores gastos ou a gastar em cada ação.

Além disso, ter um acompanhamento mensal de resultados é extremamente importante.

Nesse documento inicial, é preciso também, escrever sobre personas, ou seja, a representação do seu público-alvo.

Essas personas, são as pessoas que você define como público ideal para consumir seus conteúdos. 

Informações importantes para criação da persona 

Nesta etapa, você pode incluir faixa etária, preferências e hobbies, meios favoritos de compras, hábitos, grau de escolaridade, faixa salarial, principais dores em relação ao serviços ou produtos da marca e outras informações.

Aos poucos seu planejamento vai se tornando mais completo, para tê-lo como referência inicial na implementação de Inbound.

Otimize seu site 

Otimizar seu site para se adequar aos mecanismos de busca e usuários mobile, te ajuda a garantir que os conteúdos criados sejam facilmente encontrados pelos seus clientes em potencial.

Para isso, é importante reduzir o peso das páginas e assim, aumentar a velocidade de carregamento, mantendo uma boa hierarquia de informações e títulos.

E ainda, utilizar uma plataforma mobile-friendly e fazer testes A/B, utilizando diferentes fontes e tipografias são um grande diferencial.

Nessa etapa, o correto é sempre contar com o auxílio de um bom desenvolvedor para ajudá-lo.

Utilize o SEO no blog

Estratégias de Inbound Marketing requerem publicações frequentes no blog da sua empresa, e para isso, é necessário uma plataforma que seja rápida e confiável como o WordPress, por exemplo.

O wordpress tem as melhores soluções do mercado, e o melhor: é gratuito.

Dedique um tempo para as redes sociais 

Para complementar uma boa estratégia de Inbound, é importante incluir os mais variados canais de comunicação dos seus clientes com a marca. 

As redes sociais são um excelente meio para atingir rapidamente seu público, já que pode ser um atalho interessante para se explorar. 

Por isso, vale a pena se dedicar às redes sociais através de publicações que se identifiquem com a sua estratégia e público-alvo. 

Vale lembrar que é importante publicar somente o que for relevante e interessante, para ganhar cada vez mais alcance orgânico.

Caso opte pela criação de campanhas pagas nessas plataformas, é importante também acompanhar as métricas para descobrir quais ações estão valendo a pena. 

Com os testes A/B, você ainda consegue priorizar as ações, ou seja, gastar menos com melhores resultados.

Gere conteúdo relevante 

O conteúdo é a parte principal de uma estratégia de Inbound Marketing. É através de conteúdo relevante e original que o público-alvo chega até o site. 

E ainda é por meio desses mesmo conteúdos que eles voltarão. 

Então, é preciso entender que a partir do momento que uma estratégia de Inbound é definida, é preciso produzir consistentemente um excelente conteúdo, que seja valioso para os clientes que os ajudem a resolver problemas. 

Você pode começar com conteúdos semanais, nas redes sociais e ir aumentando a frequência conforme os resultados.

E como descobrir o que o seu público-alvo quer consumir de conteúdo? 

É só voltar no primeiro passo do planejamento, onde você consegue saber quem é sua persona e quais os problemas seu negócio pode ajudá-la a solucionar. 

E ainda, lá deve constar o resultado de uma boa pesquisa de campo e um benchmarking, para que você tenha uma percepção mais clara dos conteúdos que as pessoas gostariam de consumir.

Uma excelente maneira de descobrir assuntos importantes para sua estratégia de Inbound, são as ferramentas de busca de palavras-chave.

Elas mostram quais buscas são realizadas por palavras e expressões ligadas ao seu nicho.

O melhor conjunto de estratégias para criação de base de leads 

Etapas do Inbound Marketing 

O processo de inbound marketing é composto por quatro etapas distintas: atração, conversão, fechamento e encantamento.

Cada etapa tem um objetivo específico e usa diferentes estratégias e ferramentas para alcançá-lo.

Etapa 1: Atração

A primeira etapa do processo de inbound é a atração. 

O objetivo é atrair visitantes para o seu site através da criação de conteúdo útil e informativo que resolva os problemas e responda às perguntas dos consumidores.

Para isso, as empresas usam várias táticas, incluindo SEO, marketing de conteúdo, redes sociais e publicidade paga.

Estratégias comuns de atração:

  • SEO: A otimização para motores de busca é uma técnica usada para melhorar a visibilidade de um site nos resultados de pesquisa.
  • Marketing de conteúdo: A criação de conteúdo de alta qualidade, como blogs, infográficos e vídeos, que aborda as necessidades e interesses do seu público.
  • Redes sociais: O uso de plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram e Twitter, para promover e compartilhar seu conteúdo e construir relacionamentos com os seguidores.
  • Publicidade paga: A publicidade online paga, como anúncios no Google ou no Facebook, para alcançar novos públicos.

Etapa 2: Conversão

A segunda etapa do processo de inbound marketing é a conversão. 

O objetivo é converter visitantes do site em leads, ou seja, pessoas que fornecem suas informações de contato para que a empresa possa continuar a interagir com elas.

Para isso, entre as táticas utilizadas, se inclui ofertas de conteúdo e formulários de contato.

Estratégias comuns de conversão:

  • Email Marketing: O email marketing é uma das formas mais eficientes de se comunicar com leads e clientes, estabelecendo um relacionamento próximo com eles. Nessa etapa, as empresas criam estratégias de email marketing para enviar conteúdos relevantes para os contatos cadastrados, como newsletters, e-books, promoções, entre outros. 
  • Automação de Marketing: A automação de marketing consiste em utilizar ferramentas para automatizar processos do marketing digital, como a nutrição de leads por meio de fluxos de automação. Com essa estratégia, é possível enviar conteúdos personalizados e relevantes para leads em diferentes estágios da jornada de compra, aumentando as chances de conversão em vendas.
  • Análise de Dados: Por fim, a etapa de análise de dados é fundamental para avaliar o desempenho das estratégias de inbound marketing e identificar oportunidades de melhorias. É possível monitorar o comportamento dos leads no site e redes sociais, as taxas de conversão, o retorno sobre o investimento (ROI), entre outros indicadores-chave. 

Etapa 3: Fechamento

Uma vez que você tenha um conjunto de leads qualificados, é hora de convertê-los em clientes. 

Nesta etapa, é importante entender as necessidades e desafios do seu lead e oferecer soluções personalizadas para ele. 

Para isso, as táticas utilizadas incluem e-mails personalizados, webinars e demonstrações de produtos.

Estratégias comuns de fechamento:

  • Emails personalizados: Como já mencionamos anteriormente, o e-mail marketing é uma das formas mais eficazes de se comunicar com potenciais clientes. E os e-mails personalizados são ainda mais importantes nessa etapa, onde podemos chegar em dores mais específicas do potencial comprador. 
  • Webinars: Os webinars: Cada vez mais populares em estratégias de marketing, os webinars têm papel fundamental em uma estratégia de Inbound. Isso porque, ele traz acessibilidade e praticidade para quem irá participar, alcançando pessoas que nem teriam possibilidade de ver determinado conteúdo.
  • Demonstração do produto:  Nessa etapa, é possível que seu cliente veja o produto em ação. Isso torna mais fácil fazer com que o cliente perceba seus benefícios na sua rotina diária e tome uma decisão de compra informada.

Etapa 4: Encantamento 

A última etapa de uma estratégia de Inbound é encantar seus clientes para que eles se tornem defensores da sua marca.

Para isso, é necessário fornecer um excelente atendimento ao cliente e continuar oferecendo conteúdo relevante para e de qualidade.

Algumas das técnicas mais utilizadas para encantar clientes incluem programas de fidelidade, promoções exclusivas e programadas de indicação.

Estratégias comuns de encantamento:

  • Programas de fidelidade: Nessa etapa, os programas de fidelidade tem um peso significativo na estratégia, que visa continuar fidelizando o cliente mesmo após a compra, fazendo que ele seja parte da marca, oferecendo brindes ou descontos em próximas compras.
  • Promoções exclusivas: Clientes que têm acesso a promoções exclusivas se sentem especiais e também são fidelizados por essa ação.
  • Programas de indicação: Essa também é uma ótima opção de estratégia de encantamento, que faz com que além de o cliente ganhar desconto na indicação de outras pessoas, ainda oferece outros benefícios como brindes e até mesmo produtos grátis. 

Com essas etapas, é possível planejar e colocar em prática uma boa estratégia de Inbound Marketing. 

Vale lembrar que cada uma dessas estratégias, são essenciais para obter resultados positivos, e que o conjunto de todas elas, trará benefícios para a marca ou empresa. 

Planeje uma estratégia eficaz de implementação de Inbound com a Gaud

A Gaud é uma agência de marketing digital especializada em criar estratégias de Inbound Marketing para empresas de diversos setores. 

Entendemos que o Inbound é uma das principais formas de se destacar no mercado atual, onde os consumidores têm cada vez mais acesso à informação e buscam soluções personalizadas para suas necessidades.

Para isso, aqui na agência utilizamos diversas ferramentas e técnicas para criar campanhas de sucesso para nossos clientes.

Uma das principais estratégias da Gaud é a produção de conteúdo de qualidade, que seja relevante para o público-alvo e ajude a atrair visitantes para o site da empresa.

 Além disso, utilizamos também técnicas de SEO para otimizar o conteúdo e garantir que ele seja encontrado pelos mecanismos de busca.

Outra estratégia importante da Gaud é a automação de marketing, que permite criar fluxos de comunicação personalizados para os leads e clientes, de acordo com suas interações com a empresa.

Isso ajuda a nutrir os leads ao longo do funil de vendas e aumentar as chances de conversão em vendas.

Por fim, utilizamos diversas métricas e ferramentas de análise de dados para medir o desempenho das campanhas e fazer ajustes necessários ao longo do tempo.

 Dessa forma, conseguimos oferecer resultados sólidos e efetivos para os nossos clientes, ajudando-os a alcançar seus objetivos de negócio por meio do Inbound.