Se você chegou aqui certamente já utiliza as redes sociais em suas estratégias de marketing digital, não é mesmo? Mas você sabia que o Facebook Ads pode turbinar o seu alcance e os seus resultados na internet?

Estar presente no Facebook é um passo importante para qualquer negócio. Só no Brasil são mais de 130 milhões de usuários na rede social.

Certamente as pessoas que precisam do seu serviço ou produto estão conectadas através do aplicativo ou via web. Encontrá-las nas redes sociais é encontrar oportunidades de vendas e de novos negócios.

Publicar o seu conteúdo e se conectar com a sua audiência é bastante importante. Essa estratégia precisa fazer parte da rotina da sua empresa quando se trata de marketing digital.

Talvez você esteja percebendo que mesmo postando com frequência, sua empresa ainda não está alcançando grandes resultados com o Facebook.

É neste momento que o Facebook Ads entra para ajudá-lo. Neste artigo trazemos algumas informações essenciais para que você comece a considerar utilizar os anúncios para o seu negócio. Confira!

Por que utilizar os anúncios?

Vamos direto ao ponto: um dos principais motivos para utilizar os anúncios são o alcance e visibilidade da sua página e publicações.

gif de um celular acessando o facebook ads
Os anúncios permitem alcançar quem ainda não curtiu a sua página.

No facebook há dois tipos de alcances das suas publicações:

  • o orgânico, que é o alcance natural das postagens de acordo com a base de seguidores da página;
  • o alcance pago, que resulta da criação de anúncios e impulsionamentos de posts existentes.

Acontece que na timeline do usuário o Facebook prioriza os posts de amigos próximos, familiares e páginas que o usuário costuma interagir com frequência. Dessa forma, o alcance orgânico da sua página se torna menor e aparece menos na timeline de quem a curtiu.

Neste cenário, a saída para que suas publicações sejam vistas por um número maior de pessoas é o alcance pago. E é aí que o Facebook Ads entra em ação.

Através dos anúncios você pode atingir pessoas que ainda não curtiram sua página e não conhecem sua marca. É um ótimo caminho para encontrar pessoas que possam se interessar por seu produto e serviço.

Não é necessário grandes investimentos para começar a veicular suas campanhas no Facebook e Instagram. Com valores pequenos de R$5,00 por dia seu anúncios já podem começar a ser divulgados. Logo essa é uma das grandes vantagens de utilizar os anúncios.

Qual empresário não deseja criar novas oportunidades de vendas, conquistar novos clientes e tornar sua marca mais conhecida? Estes são alguns dos benefícios que sua empresa pode ter ao usar este recurso.

Vamos entender um pouco mais nos próximos parágrafos deste artigo.

Afinal, o que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads é a plataforma de criação e gerenciamento de anúncios do Facebook e Instagram. Você pode acessá-la através deste link.

É através desta ferramenta que sua empresa pode criar anúncios de diversos tipos, impulsionar posts existentes na sua página, gerenciar as campanhas criadas e os orçamentos, além de monitorar os resultados alcançados.

A plataforma permite que sejam criados os mais diversos tipos de anúncios e com objetivos diferentes. Confira na figura abaixo os principais objetivos de anúncios:

Tela de objetivos de anúncios no Facebook
Diferentes objetivos dos anúncios do Facebook.

Quais objetivos podem ser atingidos com os anúncios?

Os objetivos dos anúncios são classificados em três diferentes grupos:

  • reconhecimento – objetivos que geram interesse em seu produto ou serviço. São os anúncios de Reconhecimento de marca e Alcance. Através destes tipos de anúncios você pode tornar a sua empresa mais conhecida para um determinado público ou região;
  • consideração – estes anúncios levam as pessoas a pensar na sua empresa e a buscar mais informações sobre ela. Os usuários já estão familiarizados com a sua marca e começam a considerá-la para resolver um problema. São anúncios de Tráfego, Envolvimento, Instalações de Aplicativos, Visualizações do vídeo, Geração de Cadastro e Mensagens;
  • conversões – são os anúncios que incentivam os usuários a se interessar por seu produto ou serviço. São anúncios de Conversões, Vendas do catálogo e tráfego no estabelecimento.

Segmentação: um dos segredos do facebook ads

Uma das grandes vantagens do Facebook Ads é a possibilidade de segmentar os públicos dos seus anúncios. Ao criar suas campanhas, você pode definir para quais pessoas elas serão veiculadas.

Para que um anúncio seja mais efetivo, é preciso que ele atinja o público certo. O gerenciador de anúncios permite que você crie públicos específicos, aumentando a efetividade do seu investimento.

Se você já possui uma ou mais personas definidas para o seu negócio e conhece o seu público alvo, pode utilizar estas informações para criar os públicos dos seus anúncios.

Tela de campanhas de anúncios no Facebook
Criação e segmentação de públicos no Facebook Ads.

Localização, idade, sexo, status de relacionamento, interesses e outras características são chaves para refinar o seu público. Estas classificações permitem que você alcance pessoas que realmente tenham chances de se identificar com sua marca e seu produto ou serviço, aumentando as suas chances de conversões.

Com o público definido, basta partir para a parte criativa do anúncio, definir os valores que serão investidos e colocá-lo em circulação.

Como acompanhar os resultados?

Após o anúncio publicado, o trabalho continua através do monitoramento dos resultados. Este é outro ponto bastante positivo da plataforma de anúncios do Facebook: a possibilidade de acompanhar o retorno dos anúncios em tempo real.

Na etapa de monitoramento dos resultados é importante definir as métricas mais relevantes para o seu objetivo na utilização dos anúncios. Dessa maneira, você pode acompanhá-las de forma constante e realizar ajustes no anúncio quando necessário, para otimizar a sua campanha.

O gerenciador de anúncios e Facebook Insights apresentam diversos resultados e métricas que as campanhas e anúncios apresentaram. Estes dados são importantes e relevantes para sua empresa ajustar as estratégias utilizadas e alcançar resultados cada vez melhores.

Tela do gerenciador de anúncios do Facebook
Interface de resultados e métricas dos anúncios no Facebook Ads.

Confira algumas métricas que podem ser acompanhadas:

  • alcance;
  • cliques;
  • reações;
  • impressões;
  • custo por clique (CPC);
  • cpm (custo por mil)
  • valor investido;
  • cliques nos links;
  • quantidade de leads;
  • entre outros.

O importante é você saber que o Facebook Ads permite acompanhar os resultados das campanhas. Observando os resultados, é possível otimizar as campanhas de maneira constante, alcançando os melhores resultados.

Por que sua empresa deve aderir aos anúncios?

Conforme mencionamos neste artigo, o Facebook prioriza cada vez mais as publicações de familiares, amigos e interações sociais na timeline dos seus usuários. Dessa maneira, o alcance orgânico das páginas das empresas e notícias acaba sendo menor.

A utilização do Facebook Ads é uma das alternativas para contornar esse problema. A ferramenta é o que te permite alcançar um número maior de pessoas no facebook e encontrar o público da sua empresa.

As vantagens são que a plataforma é pensada de maneira inteligente, baseada em dados, buscando ajudá-lo a atingir os melhores resultados com as suas campanhas.

Por estes motivo considerar utilizar os anúncios do facebook em sua estratégia de marketing digital pode ser um grandes diferenciais para os resultados da sua empresa.

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