Ter novos e bons clientes comprando os seus produtos ou serviços diariamente faz os seus olhos brilharem como diamantes

Se a sua resposta foi sim, você precisa desvendar os mistérios do Growth

Muito provavelmente, você já ouviu falar dele, porém, não deve ter dado a devida atenção para alavancar as suas vendas

Muitas pessoas ainda associam Growth a tiros curtos na estratégia de Marketing Digital que garantem resultados excepcionais, mas ele é bem mais do que isso. 

O Growth conquista a sua verdadeira potência quando passa a integrar a cultura de uma empresa. 

E, todos os dias, números são estudados, acertos ganham atenção e passam a serem ainda mais impulsionados para crescer o faturamento e erros são corrigidos, evitando gastos desnecessários. 

Então, não seria ótimo ter o Growth atrelado à sua estratégia de Inbound Marketing? 

A combinação Growth e Inbound pode brilhar intensamente como um diamante se implementada na sua rotina comercial. 

Se você ficou curioso sobre como é possível fazer isso no seu negócio, continue lendo o nosso artigo

Explore todo o potencial do Inbound Marketing 

Sem dúvidas, implantar, executar e dominar esta estratégia significa potencializar conversões e melhorar resultados

Porém, no meio do caminho, tinha uma pedra

Desde a etapa inicial, bem lá no comecinho da implementação das pré-vendas através do Inbound, você precisa ficar de olho nas métricas das ações que estão sendo executadas.  

Você já tem o perfil do seu cliente idealICP – identificado, desenhou o funil de vendas e produziu os primeiros conteúdos para dialogar com os seus leads

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Mas é na prática que entendemos se o nosso planejamento está realmente “redondinho”. 

Embora o Inbound seja automatizado, com a captura de leads e disparos de emails e mensagens no Whatsapp, você precisa checar o andamento dessas ações, especialmente durante a implementação da sua estratégia. 

Afinal, é a partir dos números que você entenderá se as suas ações estão indo de vento em polpa ou se elas precisam ser revisadas. 

Além de agilizar o alinhamento inicial da sua estratégia, o Growth também pode auxiliar você a se adaptar com maior velocidade às mudanças de cenários, afinal, “tudo muda o tempo todo no mundo”, como canta Lulu Santos

Então, o que está funcionando hoje pode já não estar funcionando na próxima semana ou no mês seguinte. Logo, nada melhor do que interpretar os números e pensar em novos caminhos para serem trilhados. 

Nunca devemos repetir ações sem antes fazermos minuciosas análises e se essa filosofia fizer parte do seu nosso negócio, a sua estratégia de Inbound só tem a ganhar

Mas, afinal, o que é Growth? 

Ele é o melhor amigo do Inbound! É através dele que temos a chance de desbravar caminhos ainda não explorados para o crescimento do seu negócio.  

Porém, mais importante do que conhecer sobre análise de métricas e ferramentas, é ter o mindset Growth

Mas o que significa isso? 

É estar aberto a seguir a todo vapor ou recalcular a rota quando for preciso depois de validar hipóteses. 

Quer aprender como fazer isso? Então, vamos lá! 

Defina onde a sua empresa quer chegar 

Qual é o principal objetivo com o Inbound Marketing? 

Antes de traçá-lo, tenha em mente que as suas metas devem ser importantes e realizáveis. 

Ousar é sempre muito bem-vindo, mas estabelecer conquistas que não são alcançáveis, mesmo com muito esforço, devem ser substituídas por intenções palpáveis e viáveis de serem colocadas em prática.  

Se você quer realmente atingir um marco surpreendente com a sua estratégia comercial, use a tática de dividir a meta em partes menores. 

Assim, você estará se colocando em movimento e, ao mesmo tempo, caminhando rumo ao que deseja diariamente. 

Tenha foco e esqueça o medo de errar

Agora que você sabe onde quer chegar, nada melhor do que transformar perguntas em mantras, afinal, são elas que balizarão os próximos passos de suas ações. 

E quando pensamos na captação de leads qualificados através do Inbound, algumas perguntas devem estar no seu radar: 

  • Atualmente, qual o canal é o responsável pela maior captação de leads? 
  • Qual deles nos gera leads mais qualificados? 
  • E os menos qualificados? 
  • Quais são os canais que nos garantem o menor custo de aquisição? 

Lembre-se que não há respostas certas nem erradas. Existem apenas métricas que nos mostram situações que podem ser expandidas, aprimoradas ou revistas. 

Varra o medo de testes para debaixo do tapete

Se você quer conquistar resultados fora da curva combinando Inbound e Growth, testes devem fazer parte da sua rotina e errar não pode ser nada ameaçador para você. 

Quando você mantiver essa filosofia, estará pronto para ter em mãos uma minuciosa análise das suas personas e, claro, do seu cliente ideal

E quanto mais você descobre detalhes sobre quem pode comprar os seus produtos ou serviços, mais a sua empresa tem a chance de turbinar o faturamento. 

Se você tem total clareza sobre os problemas que o seu potencial cliente está enfrentando, mais fácil será traçar o caminho a ser percorrido por ele dentro do seu funil de vendas

Analisar, melhorar e repetir 

Negócios comprometidos com resultados perseguem performance, porém, não basta fazer isso esporadicamente. 

Analisar, melhorar e repetir precisam ser uma constante na sua rotina, que alia Inbound e Growth. E não existe um ponto final neste processo, afinal, queremos alavancar o faturamento da sua empresa diariamente. 

Por isso, você precisa não só entender de números, mas também ter algumas respostas na ponta da língua, como: 

  • Qual é o custo de aquisição de cliente – CAC? 
  • Quais são os canais que estão me gerando mais oportunidades de negócio
  • Quais são as taxas de conversão em cada etapa do seu funil? 
  • Quais são os percentuais de abertura e cliques dos emails enviados? 
  • Quais são os emails do seu funil que podem ter os títulos e conteúdos melhorados para turbinar as taxas de abertura? 
  • Quais são os artigos no blog, vídeos e postagens nas redes sociais que conquistaram maior interação? E como desdobrar esses temas em novos conteúdos para trabalhar o branding? 
  • Qual é a média de tempo que os seus potenciais clientes permanecem nos seus canais digitais?

Sem dúvidas, as respostas para essas perguntas gerarão poderosos insights para que o seu processo de vendas seja otimizado

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Vá além dos hacks 

Depois de ler este conteúdo, você percebeu que o Growth vai muito além dos hacks

Eles também são importantes, porque contribuem para que a sua empresa ganhe tração em pouco tempo, porém, se você investir na compreensão dos detalhes sobre como a sua estratégia de Inbound está sendo executada no dia a dia, o crescimento do seu negócio será incrível. 

Quando pensamos em fazer isso hoje, pode nos parecer cansativo ou até mesmo chato, porque teremos ainda mais trabalho para executar além do que já fazemos no nosso dia a dia. 

Mas quando essas ações são repetidas e os resultados começam a surgir materializados em cifras, não há quem não se sinta feliz e recompensado

Além disso, o seu processo comercial estará cada dia mais eficiente e, por tabela, você passa a potencializar o seu controle. E isso é muito poderoso para atingir as metas que você estabeleceu para a sua empresa. 

Então, se você gostou dessa possibilidade e quer saber mais sobre como implementar uma estratégia de Inbound no seu negócio, baixe agora mesmo o nosso livro digital. É grátis e basta clicar aqui

Até mais!