Você já deve ter ouvido por aí que vivemos na era da colaboração, não é mesmo? Mas o que isso quer dizer e como se relaciona com a sua empresa?
Acompanhe os nossos insights!
A popularização da internet
A popularização do acesso à internet mudou o mundo da maneira que conhecíamos e esse é um caminho sem volta.
Quando pensamos no universo das marcas, isso não é diferente. A internet aproximou os consumidores das empresas e isso exige um posicionamento diferente.
Antes dessa revolução digital, as empresas interrompiam as pessoas para chamar a sua atenção.
Através das propagandas na televisão, rádio, outdoors, anúncios em revistas e jornais, a mensagem chegava até as pessoas e gerava esse contato com a marca.
Embora esse modelo ainda exista, no ambiente digital temos um novo cenário.
Os consumidores e as marcas coexistem na internet, ambos produzindo os seus conteúdos a todo momento e à sua maneira.
Para chamar a atenção, o modelo anterior não é suficiente. As empresas precisam oferecer um conteúdo de qualidade e que ajude o consumidor a resolver os seus problemas.
Sendo assim, o marketing de conteúdo é cada vez mais a bola da vez, na comunicação digital.
A informação é a chave
A melhor maneira de saber como resolver o problema dos clientes é ouvindo que eles têm a dizer.
A audiência da sua marca é a melhor fonte de informações para você trabalhar a sua comunicação e presença digital.
A grande vantagem é que a internet facilitou o acesso à essas informações.
Quer você acompanhe ou não, os seus clientes estão falando sobre a sua empresa agora mesmo.
Se não estão falando diretamente da sua marca, certamente falam sobre a sua área de negócio ou ainda sobre os problemas que eles enfrentam e que sua empresa pode ajudar a resolver.
A grande sacada é observar este fenômeno e utilizá-lo a seu favor.
Através de pesquisas, monitoramento de redes sociais e muito estudo, sua empresa pode saber cada vez mais como ajudar os consumidores em suas necessidades.
A utilização dessas informações do cliente para aperfeiçoar o seu produto ou serviço deve se tornar um hábito.
De posse desses dados, o segredo é pensar como o conteúdo que você publica na internet pode ajudar o seu consumidor.
A colaboração para as marcas
Além desse aspecto de captação de dados e estratégia, a colaboração também tem a ver com a proximidade com o cliente.
No ambiente digital, a sua marca pode se comunicar diretamente e com frequência com os consumidores.
Criar espaços para o consumidor expressar sua opinião, dar feedbacks, e ser ouvido. Esse deve ser um objetivo para as empresas no ambiente digital.
Esse contexto permite que exista uma co-criação da sua marca, feita pelos consumidores e por sua empresa.
Neste artigo do Administradores, você pode saber um pouco mais sobre a co-criação no marketing.
Quanto maior for a possibilidade de criar junto com você, maior será a identificação com seus produtos e serviços. Diante disso, os resultados também tendem a aumentar.
O grande desafio é pensar nas maneiras de utilizar a comunicação digital para estimular esse ambiente de co-criação.
Um recurso bastante atual, utilizado para aproximar a marca do consumidor, são as lives nas redes sociais.
Mas e na sua empresa, o que pode começar ser feito hoje, para estimular o envolvimento dos seus consumidores?
Comente aqui neste post quais as suas ideias!