Desde a chegada da internet e dos milhões de sites disponíveis na rede mundial de computadores, profissionais da área de tecnologia procuram uma maneira de implementar design x programação para obter melhor desempenho e proporcionar melhores experiências, deixando em sintonia.

Manter um site empresarial se mostra um dos aspectos mais importantes quanto a presença online de uma marca e é essencial que seja projetado corretamente para proporcionar resultados. 

O seu site também é o lugar onde você nutre seus leads do início ao fundo do funil para obter conversões. Portanto, você não pode permitir que nenhum detalhe escape, ou ocorra uma falha  que faça com que os clientes em potencial saiam da página de compra.

Um site de e-commerce deve ser projetado tendo o público em mente e deve garantir uma boa experiência ao usuário. 

Existem muitos outros benefícios que envolvem design x programação de um site para sua empresa e seu público.

A valorização da imagem de marca

Quando se desenvolve um site, ele passa a ser um reflexo da sua marca e de tudo o que ela representa. 

Geralmente é um dos primeiros contatos que as pessoas tem para conhecer uma marca e, portanto, ajuda a formar a primeira impressão.

Os elementos de design são variados, como:

  • Acessibilidade do site;
  • Cores;
  • Estrutura;
  • Fontes e tipografia;
  • Navegação no site.

Todos esses elementos formam a identidade da sua marca, como um escritório de assessoria contábil, auxiliando na identificação em outros canais e diferenciando de outros negócios.

Portanto, você precisa selecionar esses pontos com cuidado, e mantê-los consistentes em todo o site.

Aqui estão alguns dos elementos de web design que você deve selecionar com cuidado e usar de forma consistente.

Acessibilidade do site

Você, ou um especialista, deve projetar o site de forma que o torne acessível a todos. 

Isso não apenas tornará a experiência melhor para o seu público, mas também é exigido por lei. O que significa projetar seu site para que pessoas com deficiência também possam acessá-lo.

Portanto, se você criar seu site de escritório de contabilidade São Paulo sozinho ou usar uma agência de web design, certifique-se de criar um que seja acessível. 

Embora isso possa ser extremamente desafiador, você pode aproveitar ao máximo soluções para simplificar todo o processo. A empresa fornece um código, que você pode instalar para que seu site exiba instantaneamente uma interface acessível.

Cores empregadas

Se você já possui algumas cores de marca que se alinham com seu logo e outros elementos de identidade de marca, use-as também em seu site. 

Por exemplo, se você deseja associar sua marca de orçamento serviços contábeis de confiança, use a cor azul. Já se deseja que os consumidores pensem que sua marca produz produtos de alta qualidade, para um mercado de luxo, a cor preta pode ajudá-lo a formar essa imagem. 

Dessa forma, dependendo de quais associações de marca você deseja formar, é necessário estabelecer uma paleta e as cores da marca conforme essas sensações e de maneira harmoniosa, reforçando a identidade almejada.

Afinal, selecionar cores que evocam certas emoções ou pensamentos nas pessoas é fundamental para que mensagens sejam percebidas mais facilmente e seu negócio seja reconhecido.

Estrutura

Como regra geral, mantenha o layout simples, limpo e projetado de forma a chamar a atenção para as partes mais importantes.

Além disso, o número de opções de menu ou os elementos em um menu suspenso devem ser determinados com base nas preferências do seu público. 

Você pode experimentar alguns layouts diferentes e realizar testes A/B para entender o que funciona melhor com seu público.

Fontes e tipografia

A regra geral para selecionar uma fonte é que ela deve ser fácil de ler e claramente visível na cor de fundo que você selecionou.

A seleção real, no entanto, deve depender do seu público. Os mais jovens, por exemplo, costumam preferir fontes mais divertidas e estilosas. As pessoas mais velhas podem preferir as limpas e simples, recorrendo a um estilo tradicional, que é mais fácil de ler.

Sua fonte também deve refletir a personalidade da sua marca, seja uma administração de condomínios ou acessórios infantis, escolhendo os elementos certos caso deseje parecer mais profissional e culto ou divertido e jovem, respectivamente.

Navegação do site

Um dos maiores benefícios de um bom design de site para o seu público é que ele pode ajudá-lo a navegar facilmente pelo site.

O objetivo final de quem visita seu site é encontrar rapidamente as informações que está procurando. E o design do seu site deve facilitar esse processo e ajudar os visitantes a navegar sem se perder.

Quanto mais amigável for o seu site, maior a probabilidade de as pessoas se envolverem com seu conteúdo e realizarem a ação desejada, como comprar brinquedos para cachorros hiperativos ou buscar informações sobre serviços veterinários. 

Um bom design de site deve ter como objetivo fornecer a melhor experiência ao usuário, o que acaba se traduzindo em conversões de vendas.

Há determinadas lojas virtuais e marketplaces que possuem um design de site muito simples, mas envolvente, em que é possível encontrar tudo diretamente da página inicial. 

Se você deseja fazer uma reserva em um hotel, ou explorar os diferentes tipos de bebidas oferecidas em um empreendimento comercial, como um bar com máquina de fazer gelo em cubo industrial preço, é possível que isso seja encontrado logo na página inicial.

No entanto, se o usuário ainda não sabe para onde quer ir, pode simplesmente fazer uma busca no topo da página. 

Se ele está apenas explorando as opções, pode ser que a navegação por todo o site sirva como inspiração para se envolver com a marca e o conteúdo disponível.

Tudo isso pode ser feito diretamente na página inicial. Sem menus suspensos e confusos, sem hierarquias de páginas, apenas um tipo de design limpo e simples.

Dicas para criar um site de e-commerce amigável

Um site fácil de usar, ou seja, funcional, pode atrair mais clientes para sua marca, pois eles deslizam por uma experiência de compra online adaptada às próprias necessidades e desejos.

A seguir estão duas dicas para fornecer um design que considera e promove a experiência do usuário de alta qualidade.

  1. Layout simples e limpo

Incorpore bastante espaço em branco entre elementos como imagens, palavras e botões de CTA (Call To Action) para criar um fluxo natural para navegar pelo site. 

A hierarquia visual é importante, considerando o que os usuários devem ver primeiro, segundo e por último. É preciso perceber como os olhos reagem a um item, como uma mini câmara fria para congelamento, para o outro.

Um mapa de calor pode auxiliar a elencar quais os conteúdos são mais relevantes e onde os elementos mais importantes devem estar.

  1. Concentre-se na chamada para ação 

Se você deseja que os usuários doem dinheiro ou compre itens que estão à venda, você deve ter um CTA claro. 

Normalmente, isso inclui levar os clientes a fazer uma compra, inscrever-se para uma avaliação gratuita ou assinar um boletim informativo por e-mail, em páginas respectivas.

Por que o design responsivo é tão popular?

No início dos anos 2010, os designers tiveram de enfrentar um fenômeno histórico. Mais usuários estavam acessando o material da internet em dispositivos portáteis do que em desktops. 

Para auxiliar nesse processo, havia duas soluções principais. Assim, os designers podem criar várias versões de um design e fazer com que a página e elementos tenham dimensões fixas para cada canal, que se trata exatamente de uma abordagem chamada design adaptativo.

De maneira alternativa, eles poderiam trabalhar em um design único e flexível, que se estenderia ou encolheria para caber na tela, e que passou a ser mais fácil de ser encontrado, sendo denominados como design responsivo. 

Tendo em vista a facilidade, organizações, desenvolvedores de sites e designers não podem ignorar os benefícios da adequação para ações móveis, principalmente considerando o design responsivo.

Em vez de trabalhar com unidades absolutas, como os pixels, em versões separadas, os designers ficam livres para se concentrar em apenas um design e deixá-lo fluido para preencher todos os espaços possíveis, de maneira orgânica. 

Com isso, há uma adequação melhor às mais diferentes telas existentes, considerando dimensões distintas.

O design responsivo não é perfeito. No entanto, tem vantagens significativas e seu apelo tem crescido de forma constante, assim como o número de frameworks gratuitos adaptados a ele. 

O design responsivo tornou-se um dos recursos obrigatórios de várias organizações, como Bing e, principalmente, o Google, com a implementação dos Core Web Vitals.

Conclusão

O debate sobre design x programação de um site é uma questão importante e não deve ser ignorada em nenhum momento, ainda mais quando se trata de um apelo comercial.

Um site bem projetado sobre peças para CNC pode ajudá-lo a causar uma boa impressão entre os clientes em potencial. Também pode ajudá-lo a nutrir seus leads e obter mais conversões.

Mas, mais importante, ele fornece uma boa experiência ao usuário e ajuda os visitantes do seu site a navegar entre as páginas com facilidade.

Portanto, se você está procurando designers para criar seu site, verifique-os bem e certifique-se de que eles sejam capazes de criar sites fáceis de usar e que sejam acessíveis, aliando o contexto técnico da programação a um layout bem projetado e bonito esteticamente.

Se você já possui um site, sempre pode realizar uma auditoria e otimizá-lo para fornecer uma melhor experiência ao usuário e qualificar a acessibilidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.