A primeira impressão é a que fica. Certamente, você já ouviu essa expressão antes. E por que você está lendo isso em um artigo sobre landing pages?

É simples: suas landing pages, ou páginas de captura, são a melhor forma de causar uma boa primeira impressão e conquistar leads.

O cérebro de uma pessoa leva cerca de um décimo de segundo para formar uma impressão, e, quando se trata de garantir que o visitante da sua landing page não vá embora, os primeiros 08 segundos de contato são fundamentais.

Então, mesmo que o seu tão sonhado lead não esteja fazendo contato direto com você ou sua empresa, é na landing page que ele está vendo, pela primeira vez, a sua marca e o que ela pode oferecer para solucionar um problema.

E mesmo que o visitante já conheça sua marca, as páginas de captura são sempre uma ótima oportunidade de reafirmar a imagem que a sua empresa transmite de e reinventar novas formas de mostrar quem você é o que tipo de problemas sua empresa resolve.

Para que o visitante se torne lead, a boa estruturação da landing page é regra.

Por isso, neste artigo, vamos te contar o que todas as páginas de captura precisam para estar bem estruturadas e causar uma incrível primeira, segunda ou terceira impressão.

  1. Qual é o objetivo de criar páginas de captura?
  2. O que toda página de captura bem estruturada deve ter?
  3. O relacionamento continua

Vamos começar pelo básico:

Qual é o objetivo de criar páginas de captura?

Existem três principais vantagens que as páginas de captura pode trazer para sua marca:

  • A landing page é uma ferramenta poderosa para construir relacionamentos com possíveis clientes;
  • Criar listas segmentadas de e-mail, de acordo com o interesse da lead, fica bem mais fácil com páginas de captura;
  • Pontos de contato! Sua marca pode se consolidar ainda mais com uma landing page

Em seguida, vamos explicar cada uma dessas vantagens para você:

Construindo um bom relacionamento com seu lead

Quando falamos em landing pages, a intenção é clara: uma relação ganha-ganha entre você e o seu futuro lead. Você quer um contato e o seu contato quer algo em troca.

Esta é a essência de um relacionamento: duas partes que têm algo para oferecer uma à outra. 

Sua mentalidade, aqui, nunca deve beirar aquele tipo de interesse não-construtivo, em que você elabora um conteúdo raso pensando apenas naquilo que você vai ganhar com isso.

Ao contrário: como marca, você precisa levar esse relacionamento muito à sério. E só assim você será levado à sério também.

A partir desse pensamento é que algo genuíno entre você o seu cliente em potencial pode ser construído.

Por isso, ofereça algo valioso. A recompensa que o lead ganha por estar deixando o e-mail dele com você falará muito sobre sua empresa e como ela pode ser útil para o cliente dali em diante.

Sem falar que venda também é sobre relacionamento. 

E o relacionamento que você constrói com o seu cliente na internet não é muito diferente daquele que você cultiva no dia a dia.

Como a landing page pode influenciar no relacionamento com seu cliente

A landing page é o primeiro passo para um bom relacionamento.

É o momento em que você convida seu visitante para entrar e o convence a ficar um pouco mais, até que ele se sinta confortável para trocar seus contatos porque o interesse é mútuo

É importantíssimo lembrar: o processo não acaba quando as páginas de captura chegam ao fim, assim como o relacionamento entre sua empresa e o novo lead, que vai continuar sendo nutrido. 

Afinal, quando falamos em landing pages bem estruturadas, há também muito o que planejar sobre o antes de sua elaboração e o pós-captação de lead.

Criando listas segmentadas

Criando listas

Tem gente que pensa que gerar leads é sobre quantidade. Mas, na verdade, é sobre a estratégia de qualificação.

Cada pessoa da sua lista de contatos é diferente. Isso significa que, de acordo com os gostos, objetivos e vivências de uma pessoa, ela vai (ou não) gostar de receber um e-mail com o que você preparou para sua lista de leads.

Por isso, é muito importante segmentar suas listas, ou seja, dividi-las por tipo e comportamento de público.

Isso vai garantir que a sua empresa seja capaz de falar a coisa certa, na hora certa, para a pessoa certa.

Porque não adianta nada você caprichar em um e-mail com um conteúdo riquíssimo para fundo de funil se o seu lead estiver no começo ou mesmo na metade da jornada de compra.

Não entendeu? A gente te explica:

Cada pessoa, até chegar ao ponto de adquirir um produto ou serviço da sua empresa, precisa atravessar uma jornada completa de compra.

Jornada do Cliente: levando os leads até o momento de compra no Inbound Marketing

Como qualquer jornada que a gente escuta falar em histórias, existem inúmeros obstáculos para que o seu cliente não se convença de que precisa do que você tem a oferecer.

Então, sua empresa entra em cena. O papel dela é pegar a mão do lead e o levar do início ao fim dessa jornada.

Durante esse processo, ela explica o que faz, por que isso é tão importante e como isso pode resolver os problemas desse cliente em potencial. 

Ou seja, você vai ensinar ao lead o que ele não sabe, vai tirar todas as suas dúvidas e anular suas objeções.

Então, ele vai passar pelo começo, meio e fundo do funil de vendas. Para cada um desses níveis, há conteúdos para serem explorados e dúvidas para serem esclarecidas.

É por isso que não dá para enviar um conteúdo super detalhado do seu produto ou serviço quando o lead mal entendeu por que ele precisa do que você tem. 

Ok, mas como saber com quem exatamente você está falando?

Segmentando seus leads.

Mas como segmentar os leads?

Existem várias formas de segmentar sua lista de contatos, e uma delas é, justamente, as páginas de captura.

E essa segmentação acontece naturalmente, de acordo com o tipo de conteúdo que você disponibiliza em troca do contato do visitante.

Se esse conteúdo for, por exemplo, um eBook com conteúdo de começo de funil, você vai saber que os leads convertidos por esse tipo de conteúdo estão no início da jornada de compra.

Seguindo o exemplo, não adianta nada você achar que esses leads, que ainda estão aprendendo sobre sua marca e o tipo de serviço ou produto que ela oferece, vão dizer sim para todas as suas propostas no segundo e-mail que você enviar a eles.

Você vai precisar nutrir esse relacionamento e planejar, estrategicamente, o passo a passo da jornada desse lead até que ele confie o suficiente em sua empresa para se tornar um cliente.

E quanto mais você souber sobre o seu cliente, melhor.

Dessa forma, a segmentação fica bem mais específica e o atendimento e a comunicação, muito mais personalizados, do jeito que qualquer cliente gosta.

Por isso, conforme você for desenvolvendo o relacionamento com seu lead, você pode perguntar ainda mais sobre ele, usando formulários de páginas de captura.

Mas cuidado: pedir informação demais pode fazer com que ele desista da recompensa e abandone o formulário. Então, vá aos pouquinhos.

Criando pontos de contato da marca

Você sabe o que são, e quais são, os pontos de contato da sua marca?

Cada canal ou meio de interação com seu cliente ou público-alvo é um ponto de contato. Parece bem abrangente, né? E é mesmo. Os pontos de contato podem ser muitos, olha só:

  • Anúncios;
  • Logotipo;
  • Embalagem;
  • Preços;
  • Produtos e serviços;
  • Redes sociais;
  • Design;
  • Marketing;
  • Linguagem de comunicação;
  • Recomendações de outros clientes;
  • Site;
  • Landing page.

Se você reparou, tudo isso é basicamente a forma como você mostra sua marca ao público e, de fato, entra em contato com ele.

Do mesmo jeito, todos esses pontos de contato tem tudo a ver com a experiência que um possível cliente terá com a sua marca.

É muito importante observar quais são os pontos mais fortes da sua marca, que geram mais interação e experiências positivas.

Por outro lado, é preciso reparar nos pontos que precisam de melhoria. Dependendo do tipo de perfil do cliente, ele poderá interagir e responder mais a alguns pontos do que outros.

A landing page é um excelente ponto de contato com sua marca.

Isso porque, geralmente, a página de captura reúne informações muito objetivas e chamativas sobre o seu negócio, sobre você e como a sua solução se destaca no mercado. Está tudo na landing page

Por isso mesmo é que você tem que planejar muito bem quais informações você vai apresentar ao seu tão almejado lead. Justamente, você está aqui para saber o que uma boa landing page deve ter.

Então, vamos conferir:

O que toda página de captura bem estruturada deve ter?

Para que a sua landing page fique 10/10, separamos 6 elementos que não podem ficar de fora dela, olha só:

Recompensa valiosa

O que não pode faltar na sua landing page é conteúdo de valor.

Como já falamos, é preciso levar o relacionamento com seu cliente em potencial à sério. Por isso, não adianta criar um conteúdo raso só para coletar o e-mail do seu lead.

Pode até ser que você caia na ilusão de que isso funciona. Mas a verdade é que o lead vai se decepcionar com o conteúdo se ele for muito raso.

E, aí, a primeira impressão da sua marca vai estar associada a um conteúdo sem capricho e sem sentido. 

E, então, aquele lead vai te jogar para o spam porque, para ele, não vale mais a pena investir tempo e muito menos dinheiro em sua empresa.

Por outro lado, quando um conteúdo valioso é oferecido, você está dizendo ao seu visitante que, para você, o contato dele é valioso também. 

Marketing de conteúdo faz toda a diferença.

E precisa ser de um conteúdo relevante, que faça sentido e que possa ajudar, de fato, a pessoa que acabou de deixar seu contato em troca da informação que está contida na recompensa da sua landing page.

Headline e CTA

Lembra que, no começo do artigo, te contamos que sua landing page tem 08 segundos para fazer seu visitante ficar?

Uma boa headline é uma das formas mais eficazes de captar a atenção e garantir a estadia desse futuro lead.

A headline não é nada mais do que o título que você escolhe para sua página de captura. Na maioria das vezes, é por causa dela que o cliente em potencial decide se fica ou vai embora.

Cerca de 90% dos visitantes que leem a sua headline vão ler também o seu CTA, ou Call to Action (chamada para uma ação). Isso significa que uma headline bem planejada vai fazer com que seu lead clique onde você quer que ele clique.

Identidade

A identidade visual da sua marca precisa estar impressa em sua página de captura. 

O universo da internet é extremamente visual. Não adianta ter pensado nos mínimos detalhes da linguagem do texto escrito se o seu design não estiver conversando com a identidade da sua marca.

O ideal é evitar páginas muito simples. Sua landing page precisa ter imagens atrativas uma leitura fluída, que integra, com equilíbrio, o que é texto escrito e o que é imagem.

Solução clara, comunicação transparente

Qual é o problema que a sua empresa soluciona? Será que isso ficou bem claro na landing page que você está preparando?

O problema que o seu conteúdo ajuda a resolver deve estar evidente, e todo o conteúdo da página deve ser focado nesse problema, sem divagar ou fazer publicidade no momento errado. 

Se o objetivo principal é trocar um material pelo contato, não sature seu visitante com links e informações que não são relevantes ou que não tem a ver com a solução que sua empresa está apresentando.

Ainda assim, é importante lembrar que informações de menos podem deixar o visitante com algumas dúvidas, e o papel da sua página de captura é prever todas as objeções e inseguranças que seu futuro lead possa ter. 

Informações sobre você, como uma pequena bio, e sobre os benefícios do material que você está disponibilizando são fundamentais para gerar credibilidade.

Prova Social

Você sabia? 88% dos consumidores confiam mais em depoimentos e reviews. Logo, a prova social é um fator decisivo para que seu visitante se torne um lead

Se alguém já consumiu seus produtos ou serviços, ou se já leu aquele eBook que você está oferecendo, então colete um depoimento e o destaque em sua página de captura.

Inovação

Conteúdos audiovisuais e interativos podem ser especialmente eficazes na hora de converter leads.

Os vídeos são tendência no processo de convencimento e aceleram o processo de conversão. Isso porque são assimilados mais rapidamente que um texto escrito ou mesmo uma imagem estática.

Pesquisas já apontam que vídeos relevantes que são inseridos em landing pages aumentam as conversões em 86%. Muita coisa, né? 

Sem falar que o conteúdo interativo tem crescido muito quando se trata de páginas de captura.

A interatividade é um fator que garante muito mais a estadia de um visitante na página, já que a experiência de leitura é muito mais leve, fluída e divertida.

É uma ótima estratégia para sair do comum e conquistar ainda mais leads.

O relacionamento continua

Você aprendeu a criar uma página de captura bem estruturada e quais são os elementos que não podem faltar para colocar isso em prática, muito bem! Você está pronto para converter seus leads.

O importante é continuar a nutrir o relacionamento que começa na primeira impressão da sua landing page.

E se você precisar de ajuda para tornar realidade o sonho da landing page perfeita, é só falar com os especialistas da Gaud.

E se quiser mais dicas para otimizar o processo de venda da sua empresa, confira o blog da Gaud e baixe nosso ebook “Como fazer inbound marketing para vendas B2B”