Você já parou para pensar no quanto a identidade visual de uma marca influencia na forma como o mercado e o consumidor observam essa empresa?

A concorrência, o desenvolvimento da tecnologia e a inovação.

Consumidores cada vez mais exigentes e a grande quantidade de informações disponíveis vêm fazendo com que as marcas estejam sempre em busca de algo que as façam se destacar sobre as demais.

Hoje, o primeiro passo para conquistar essa notoriedade e garantir um espaço num mercado cada vez mais concorrido é, sem sombra de dúvidas, ter uma boa identidade visual.

Caso tenha alguma dúvida sobre investir na identidade visual, veja nosso post “Identidade visual ou logotipo: em qual deles investir”.

Mas afinal, o que é identidade visual?

De uma maneira geral, identidade visual é a forma com que uma marca se apresenta visualmente.

A identidade reúne diversas informações de cunho visual, dentre as mais importantes estão:

Cores

cores da identidade visual

Destacam a marca e permitem a ela transmitir sensações e criar associações positivas com o público, sendo capaz de qualificar o relacionamento em até 80%

Logo

logo da marvel

Elemento gráfico que representa a marca e estabelece um reconhecimento imediato, sendo empregado em comunicações eletrônicas e materiais impressos

Tipografia

tipografia da identidade visual

A escolha da fonte cumpre os mesmos objetivos de identificação do público e da sua percepção quanto à marca

Manual da marca

manual da marca identidade visual

Guia que resume cores, fontes e formas de aplicação do logo permitidas em situações variadas.

Pela identidade visual, o invisível se torna visível.

Por meio dos elementos visuais damos personalidade à marca, fazendo com que ela se diferencie entre tantas outras.

Deste modo, a identidade visual é um sistema que proporciona unidade e identidade a uma empresa, a um grupo ou uma instituição, bem como a seus produtos ou serviços.

A importância da comunicação visual para sua empresa

Uma pessoa precisa de um rosto, um nome e personalidade para ser definida, assim também uma marca precisa de elementos que definem bem quem ela é.

Para isso ela precisa se construir usando alguns pilares em sua estrutura, dentre eles existe a identidade visual, que será o primeiro contato do consumidor com a marca.

Seria o “rosto” da marca, e esse “rosto” precisa refletir sua personalidade da melhor maneira possível.

Afinal de contas, toda marca tem como objetivo construir e solidificar uma imagem positiva, confiável e profissional junto ao público.

Por isso, investir em um bom design, que seja de fácil assimilação, faz toda a diferença para o sucesso nos negócios.

A comunicação visual é tão importante quanto a qualidade do seu serviço ou produto.

Ela traduz a excelência da sua empresa, agrega valor à marca e estabelece uma relação de confiança com o público.

Vamos a um exemplo prático.

Veja a imagem abaixo e diga o nome da marca que vem à sua mente.

logo da nike

Muito provavelmente sua resposta foi Nike.

Mesmo sem qualquer tipo de texto ou dicas nós fazemos, de forma automática, a associação entre o símbolo e o nome da marca a qual ele pertence.

É exatamente esse o trabalho da identidade visual: estabelecer uma comunicação visual com o público, de modo a criar uma associação espontânea e natural entre imagem e marca.

É importante ressaltar que isso vai muito além de ter um bom logo.

Se a gente for um pouco mais afundo, ainda tendo a Nike como exemplo, grande parte do público vai além de associar o símbolo com o nome da marca.

Muitos ainda lembram do famoso slogan Just Do It, das cores, dos comerciais com celebridades ou de algum esporte ou time patrocinado pela marca.

Tudo isso é resultado de um posicionamento bem trabalhado e disseminado por meio de uma comunicação eficaz e com o auxílio da identidade visual da empresa.

Já deu para ver o quão importante é o papel da identidade visual, não é mesmo? Mas como tudo isso, de fato, influencia positivamente a sua empresa?

Identidades visuais transformam empresas em grandes marcas

Como já vimos até aqui, estamos diante de um cenário onde, mais do que nunca, precisamos conhecer o público-alvo e possuir uma identidade visual que o atraia e o fidelize.

Mais do que oferecer um bom produto ou serviço, hoje em dia os consumidores procuram por marcas que chamem a sua atenção por meio de elementos como a imagem visual, emocional, racional e cultural que será relacionada a ela.

Mais uma vez vamos ter como exemplo uma das maiores marcas da atualidade: a Netflix.

Só de mencionar seu nome já conseguimos visualizar aquele grande e icônico N vermelho tomando a tela do smartphone, notebook ou televisão.

Mais do que um exemplo de uma excelente identidade visual, a Netflix se tornou referência em branding no mundo todo.
Só em 2019, a empresa faturou US$ 5,2 bilhões, com crescimento de 31% na comparação com o ano anterior.

Tudo isso só foi possível, porque desde o começo a marca já tinha bem claro os seus objetivos.

Ela transformou sua missão, visão e valores na sua identidade, esta por sua vez atraiu assinantes, que gerou renda e, juntos, transformaram a Netflix em um fenômeno mundial.

Muitas empresas ainda não levam tudo isso em consideração, desenvolvendo suas marcas sem conceitos e padrões, enviando mensagens conflitantes e confusas que não atingem a fidelidade do consumidor.

O processo criativo na construção de uma identidade visual deve ser planejado, seguindo todos os parâmetros para que a marca seja nítida e eficaz, além de estar vinculada à visão da empresa e a sua cultura.

Desta forma, será alcançada a adesão e a compreensão da organização como um todo. Ou seja, sua empresa tem muito a ganhar, e não para por aí.

O que mais você pode ganhar investindo em uma identidade visual?

Uma boa identidade visual tem o poder de transformação, pois é capaz de gerar credibilidade, profissionalismo, transparência e, claro, despertar o desejo do consumidor.

Ela ainda solidifica o relacionamento entre marca e cliente, uma vez que gera uma opinião pública no mercado.

Tudo isso faz com que sua empresa, além de conseguir o tão almejado Share Of Mind, conquiste também um novo público, aumente a suas vendas e, consequentemente, sua rentabilidade.

Quanto maior a percepção da audiência em relação à sua marca, melhor.

Assim, você estará sempre à frente da concorrência e apto para tomar decisões com maior assertividade.

A identidade visual precisa ser vista não como um custo, mas como uma estratégia de negócios,.

Sem ela, a empresa não cria sua identidade própria, obtendo mais dificuldade em competir no mercado.

A partir de um planejamento racional e consciente, qualquer empreendimento, independentemente do tamanho, pode, e deve, investir em identidade visual.

Se você quer construir uma marca de sucesso, comece agora solicitando um orçamento de uma identidade visual incrível. Deixe a Gaud ajudar você.