Muito tem se falado sobre o uso da internet nos negócios de diversas áreas. Isso porque, o meio digital é peça fundamental para a prosperidade de uma empresa.

Seus diversos recursos auxiliam a otimizar quase todas as partes que constituem o trabalho dentro das organizações, inclusive dos consultórios odontológicos.

E dentre todos esses recursos, o mais importante de todos é o site.

Por meio dele é possível criar uma “residencial oficial” para o seu consultório na web, onde seus atuais e futuros pacientes poderão conferir mais de perto o seu trabalho e entrar em contato com você e sua equipe.

Mas, um site não servirá de nada se ele não for bem planejado e não entregar uma boa experiência de navegação para aqueles que o visitarem.

Por isso, ele precisa contar com uma identidade visual que o aprimore e seja a cara do seu consultório.

O que é e qual a importância da identidade visual para consultório?

Quando você pensa em empresas famosas como o Google, o McDonalds e a Apple, o que te vem na cabeça?

Aposto que os símbolos dessas empresas são a primeira coisa que você lembra, não é mesmo?

Bom, isso é porque a identidade visual delas é tão marcante que são
lembradas sem nem mesmo precisar mostrar para as pessoas o seus nomes.

Esse é o poder da identidade visual: marcar o seu trabalho e o seu consultório na cabeça das pessoas.

Entretanto, quando se trata de um site, a identidade visual tanto para consultório quanto para outros negócios, vai muito além da escolha de elementos visuais, como cores, imagens, logotipos e banners.

Para que o usuário se sinta à vontade para navegar pelo seu site e lembre-se dele quando precisar de informações sobre odontologia ou, até, procurar por tratamentos específicos, como lente de contato dental e clareamento dental com moldeira, por exemplo, você precisa considerar outros aspectos.

Dentre eles estão:
● Usabilidade;
● UX (User Experience);
● Peso dos arquivos;
● Hierarquia das informações;
● Conteúdo dos textos;
● Entre outros.

Parece difícil? Continue lendo para receber dicas de como criar a identidade visual de um site.

Como criar a identidade visual de um site


1 . Analise a concorrência e tenha uma estratégia

Se essa é a primeira vez em que você irá criar um site é interessante dar uma olhada no que seus concorrentes têm feito no site deles.

A ideia aqui não é copiar nada, mas verificar alguns recursos utilizados por eles para ter um parâmetro.

Vale, também, dar uma olhada em outros sites do setor, como os de empresas de aparelhos odontológicos.

Além de procurar por referências, é importante, antes de tudo, saber quais são os seus objetivos com ele. Isso porque, os recursos oferecidos vão depender muito disso.

Lembre-se de que não é possível querer tudo de um site. Por isso, estipule um objetivo claro, seja ele o de informar ou atrair mais pacientes, o seu design precisa ser propício para a finalidade determinada.

2 . A regra “Above the fold”


Quando abrimos um site a primeira página é mostrada até um certo ponto, pois ela completa não cabe na tela.

Sendo assim, se quisermos ver as informações que estão mais para baixo temos que usar a barra de rolagem.

A parte de cima da página, ou seja, aquela que nós vimos primeiro, se chama “Above the Fold” (acima da dobra, em tradução livre).

Uma das regras da identidade visual é que as informações mais importantes devem ser colocadas sempre nessa área, pois, assim, terão posição de destaque na página, obedecendo a hierarquia das informações.

3. Hierarquia das informações

Ao fazer essa hierarquização das informações você estará priorizando as
informações mais importantes e, assim, guiando o seu visitante a prestar atenção nas mensagens que o levarão a reagir e fazer o que você quiser.

Preste atenção na seguinte ordem:

Topo da página: Chamada que descreve de forma sucinta, com no máximo cinco palavras, o motivo do site existir, ou seja, a vantagem que traz para o usuário.

Normalmente, o logotipo está próximo a essa informação. Pense da seguinte forma:

Digamos que um uma pessoa pesquisou por clareamento dental preço ou lente nos dentes e chegou a página do seu site que fala sobre um desses assuntos.

A primeira coisa que ela precisa ver é algo que indique que aquele é um site especificamente sobre odontologia ou de um consultório.

Em seguida: Logo após a pequena descrição você pode incluir um parágrafo curto, de até duas linhas, descrevendo um pouco mais sobre o que está sendo ofertado pelo site.

Conversão: Se o seu objetivo é fazer alguma conversão (venda, preenchimento de formulário, baixar arquivo, etc.) é importante incluir um CTA (Call to Action), que nada mais é do que uma chamada convidando o visitante a clicar em um botão para ser redirecionado à página desejada.

Esse chamado precisa aparecer em destaque, com cores chamativas.

Outro elementos que devem constar na estrutura do seu site são:
● Menu;
● Links para mídias sociais;
● Depoimentos de pacientes;
● Informações relevantes sobre o consultório;
● Entre outros.

4. Escolhendo as cores do site

A escolha das cores que irão representar o seu consultório não deve ser feita de forma aleatória. Não é para você sair escolhendo aquelas que são sua favoritas ou que as você acha mais bonitas.

Acredite, as cores têm significados e a escolha delas irá influenciar diretamente na impressão que as pessoas têm do seu trabalho.

O azul, por exemplo, significa tranquilidade, serenidade e harmonia; A cor verde significa esperança, saúde e vitalidade; Já o laranja transmite alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso.

Defina quem vai desenvolver o site para você

Agora que você já sabe o que é preciso para criar uma identidade visual, chegou a hora de botar a mão na massa!

Atualmente, o desenvolvimento de um site é facilitado por ferramentas e sites que permitem a qualquer pessoa criar sua página gratuitamente ou por valores relativamente baixos.

No entanto, os recursos de design são muito limitados se comparados à sites criados do zero por profissionais e agências.

Por isso, ao optar por esse recurso você não terá total liberdade para fazer um site que seja a cara da sua clínica e que atenda a todas as suas necessidades.

Ao contratar profissionais especializados na área você contará com um pessoa capaz de avaliar suas necessidades e o seu público e criar um site personalizado, além de um suporte técnico para eventuais problemas e dúvidas que apareçam no meio do caminho.

Saiba mais sobre marketing digital no nosso blog

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto.