O avanço tecnológico revolucionou o consumo mundial. Atualmente, milhões de pessoas navegam pela internet diariamente à procura de informações sobre marcas e produtos.

Este se tornou um cenário perfeito para empresas, que não perderam tempo e começaram a desenvolver táticas para atrair cada vez mais usuários e, claro, convertê-los em clientes.

Isso só reforça que já não dá mais para ficar de fora dessa nova realidade e perder tantas oportunidades de negócios.

Toda empresa necessita que sua equipe de vendas tenha uma boa base de leads para que efetivamente possa gerar resultados satisfatórios.

Neste sentido, as ferramentas digitais se tornaram grandes aliadas no mundo corporativo.

Se você chegou até aqui é porque deseja saber mais sobre como usar essas poderosas ferramentas na sua empresa.

E para facilitar o seu caminho nessa jornada, reunimos neste artigo algumas dicas valiosas sobre como fazer isso e conseguir suas tão sonhadas listas de leads.

Por onde começar? Pelo começo, sempre!

O que você precisa saber sobre atrair leads

Com a disseminação do marketing digital e a implementação de estratégias de inbound marketing, o termo lead foi ganhando cada vez mais espaço.

Mas você sabe o que exatamente ele significa?

De uma forma geral, lead é uma pessoa que demonstrou interesse naquilo que você está ofertando, seja um produto ou prestação de serviços.

Isto quer dizer que essa pessoa é um potencial comprador da sua marca e que você deve ajudá-la a passar por todas as fases do funil de vendas até chegar no ato da compra.

Para adquirir leads é preciso que você ofereça um conteúdo de valor, que faça com que o seu público-alvo preencha um formulário com alguns dados pessoais para tê-lo ou saber mais sobre ele.

Essas informações permitem que você possa entender com clareza quem são os seus clientes potenciais, o que eles gostam e do que precisam.

Dessa forma, você saberá exatamente o que oferecer e quando oferecer, o que aumenta consideravelmente as chances deles se tornarem clientes.

Por isso, a geração de leads é tão importante para sua empresa. E caso você queira uma visão mais avançada sobre leads, conheça este outro artigo.

Quer começar a captá-los em grande escala agora mesmo? Saiba como o marketing digital pode te ajudar.

Como atrair leads usando marketing digital

Dentre outras definições, o marketing digital pode ser descrito como um conjunto de estratégias que visam a atração de novos negócios, a criação e nutrição de bons relacionamentos e a agregação de valor para marcas.

Com o avanço da tecnologia, o processo de globalização e a presença quase que indispensável da internet nas nossas vidas, ele deixou de ser uma tendência e passou a ser um investimento essencial.

E, hoje, podemos dizer que a criação de um bom mailing é o seu princípio básico.

É um processo um pouco complexo, mas boa notícia é que ele pode ser feito de muitas formas.

A melhor delas é investindo em uma das principais estratégias do marketing digital: o marketing de conteúdo!

Se interessou? Então vamos entender um pouco mais sobre este tema.

Marketing de conteúdo

Para começar, o marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo central atrair clientes por meio de conteúdos que realmente sejam relevantes para eles.

É importante ressaltar que este conteúdo não irá promover explicitamente a sua marca, mas sim sanar dúvidas e ajudar na solução dos problemas da sua persona.

Aqui, reforçamos mais uma vez, que o objetivo é oferecer um material tão rico que a pessoa do outro lado sinta uma enorme necessidade de fornecer seus dados para conseguir acessá-lo ou simplesmente interagir com ele.

E uma das possibilidades mais legais e eficientes de produzir estes conteúdos é através da criação de e-books, webinars, planilhas e outras ferramentas que podem ser facilmente baixadas por meio de uma landing page.

Landing Pages – As Páginas de Captura

As landing pages são conhecidas como páginas de captura e são eficazes pelo seu alto poder de conversão.

Todo o seu conteúdo é focado para convencer o usuário a realizar uma contato com a empresa.

Diante de uma landing, os usuários estão até duas vezes mais propensos a executar a ação esperada, preenchendo o formulário e se tornando um lead bem qualificado para a sua empresa.

Você pode nem ter percebido, mas ao fazer isso, já estará utilizando uma outra importante ferramenta que citamos acima: o inbound marketing.

A importância do inbound marketing para atrair leads

O inbound marketing é uma das principais estratégias para atrair leads atualmente. Já dá para ter noção do tamanho da sua importância dentro do marketing digital.

O inbound marketing consiste na atração, conversão e nutrição de leads através da criação de conteúdo relevante.

Ou seja, quando dissemos lá no começo deste artigo que você precisava criar materiais ricos, com conteúdos de valor para que o seu público-alvo se torne lead, e futuramente cliente, já estávamos falando de inbound marketing.

Não à toa, ele também é muito conhecido como “marketing de atração” ou “novo marketing”, já que revolucionou a criação de conteúdo na internet.

O conceito do inbound é exatamente esse: ao invés da empresa sair em busca de clientes, os clientes vão até ela.

Um dos caminhos é o investimento na criação de conteúdos que sane dúvidas e ajude a solucionar problemas reais que as pessoas vivem diariamente.

Assim é possível gerar leads de pessoas com problemas que os seus produtos ou serviços ajudam a resolver.

O Inbound Marketing é o primeiro passo para se aproximar de potenciais clientes reais, gerar valor ao seu produto e criar relacionamentos fortes.

Seu alto poder de classificação e segmentação dos contatos o torna um grande aliado para o setor de vendas, uma vez que é possível identificar pessoas propícias a comprar.

Assim você pode oferecer o produto para quem realmente está interessado nele.

Uma solução poderosa

O Inbound Marketing é tão poderoso que os consumidores ficam encantados com o nível da solução e muitos podem se tornar embaixadores da sua marca.

Eles passam a fazer o famoso “marketing boca a boca”, que como sabemos muito bem, é uma ótima forma de publicidade para uma empresa.

A internet é uma plataforma incrível para atrair mais leads e aumentar as vendas da sua empresa.

O único segredo é investir nas ferramentas e estratégias certas para as necessidades da sua empresa e do seu público.

Quer saber mais e se tornar um expert no assunto? Comente neste post e vamos conversar mais.

Bons negócios!