Se você já pediu comida no Ifood, será fácil entender o conceito que trazemos neste artigo. A avaliação do usuário é levada a sério no aplicativo, assim como deveria ser levada a sério por seu negócio.

Quando falamos em presença online e marketing digital, diversas técnicas podem contribuir para os seus resultados.

A avaliação dos usuários é uma destas técnicas, visto que podem contribuir diretamente para o aumento das vendas.

Uma pesquisa realizada pela Vendasta, plataforma especializada em vendas, identificou que:

  • 40% dos consumidores formam sua opinião sobre um negócio após lerem 3 avaliações;
  • os consumidores leem cerca de 10 avaliações antes de decidir uma compra.

Portanto, fica claro que acompanhar as avaliações do seu negócio é importante.

Neste artigo vamos mostrar onde sua empresa está sendo avaliada, a importância da experiência do usuário nesse processo e o que é preciso para ter uma boa avaliação.

Acompanhe conosco!

A importância da avaliação do usuário

Qualquer pessoa que já passou bastante tempo tentando decidir o que pedir no Ifood, sabe a importância das avaliações.

Afinal, por meio delas é possível saber se a comida é realmente boa, se a entrega é eficiente e se o pedido vale a pena.

Acontece que as avaliações não estão ali somente para ajudar a decidir o pedido.

Há um conceito na psicologia chamado prova social, que explica a relação entre as avaliações e os resultados de venda atingidos.

Em síntese, o conceito explica que nós temos a predisposição a seguir a opinião dos outros no momento de decisão de compra.

E o Ifood sabe disso, por este motivo estimula os usuários a avaliarem cada pedido logo após a recebê-lo.

Restaurantes e pratos bem avaliados vendem mais e, consequentemente, geram uma receita maior e melhores resultados.

As empresas também deveriam adotar essa prática ao trabalharem as suas estratégias digitais.

Estimular os consumidores a avaliar os seus produtos e serviços na internet agrega valor à imagem do seu negócio. Lembre-se que o efeito da prova social pode ajudá-lo a conquistar novos clientes e realizar novas vendas.

Onde a sua empresa é avaliada

Agora que você já entendeu como as avaliações dos usuários podem ajudar em seus resultados, vamos falar sobre os lugares em que os seus consumidores estão ou deveriam estar avaliando sua empresa.

Diversas plataformas, sites e até o site da sua empresa podem ser espaços para essas avaliações. Confira os principais e como eles funcionam:

Recomendação do Facebook

As páginas do Facebook possuem um espaço específico para recomendações. Os consumidores podem informar se indicam o estabelecimento ou produto, além de deixar um comentário sobre a recomendação.

página do facebook com as avaliações feitas por clientes
As páginas no Facebook possuem espaços exclusivos para recomendações.

A rede social incentiva a pessoa a dizer de forma específica o que é recomendado. Dessa forma fica mais claro quais os pontos positivos ou negativos registrados.

Além disso, quando uma pessoa comenta sobre o seu negócio, a declaração aparece em resultados de pesquisa feita por amigos.

A ideia é utilizar um modelo de marketing boca-a-boca para incentivar a compra das pessoas.

Avaliações e classificação no Google Maps

O Google Maps permite que os usuários avaliem e incluam informações sobre os lugares que frequentam.

Essas avaliações e opiniões são fornecidas voluntariamente e aparecem em resultados de pesquisas feitas no site.

resultados da pesquisa do google
Empresas bem avaliadas recebem destaque nas pesquisas do Google.

Se um usuário procura no google por uma casa de câmbio, por exemplo, o buscador mostra os resultados com as casas de câmbio mais próximas e suas avaliações.

Essas informações ajudam o consumidor a decidir qual empresa procurar para comprar ou fazer negócio. Os resultados também direcionam para o site da empresa, trazendo oportunidade de tráfego para o endereço.

Para aparecer nesses resultados, sua empresa precisa estar cadastrada no Google Meu Negócio. Além disso, quanto mais configurado o perfil da sua empresa, maiores são as chances de aparecer com destaque nos resultados de pesquisa.

Inserir dados completos, fazer a verificação da localização, responder comentários e incluir fotos ajudam a se posicionar melhor nos resultados.

Avaliações dos usuários no Reclame aqui e no seu site

A prova social é um item tão importante para as vendas, que existem até sites especializados em calcular a reputação das empresas.

Site do reclame aqui especializado na avaliação dos usuários sobre as empresas
Reclame aqui, especializado em calcular a reputação das empresas.

O Reclame Aqui tem essa função. Nele os consumidores podem avaliar as empresas cadastradas em pontos sobre seus produtos, serviços e atendimento.

Além disso, é possível registrar comentários e reclamações. Estas informações formarão uma nota, que pode ser consultada por qualquer pessoa.

É importante verificar se sua empresa está sendo avaliada nesta plataforma e, em caso da resposta ser positiva, solicitar o seu acesso para atender essas reclamações.

Além disso, as empresas que possuem um e-commerce precisam levar o conceito da prova social em conta na hora de desenvolver o seu site e suas páginas de produto.

Incluir um espaço para comentários sobre os produtos e um sistema de classificação permite que as pessoas tenham mais informações na hora da compra.

Este modelo já é utilizado com sucesso por grandes lojas virtuais e também em marketplaces, como o Americanas.com e Magazine Luiza.

A era da experiência do usuário

Se você chegou até aqui, já sabe sobre a importância das avaliações do usuário pelo seu negócio e também como e onde monitorar o que estão dizendo sobre a sua empresa.

Para entender o que é preciso para receber boas avaliações, queremos falar sobre o conceito da experiência do usuário.

Quem acompanha o mundo do marketing, branding e design já deve ter esbarrado nessa expressão.

Falar em era da experiência do usuário não é exagero. Estamos em um momento em que os negócios devem ouvir os consumidores e pensar neles para definir suas estratégias.

Esse conceito se aplica desde o atendimento aos clientes, até o design desenvolvido para sites e aplicativos.

Em um artigo publicado em seu blog, a Endeavor define a era da experiência do usuário da seguinte maneira:

“ A ideia é que o valor do seu negócio seja criado na interação com o usuário, resolvendo problemas, atendendo suas necessidades, desejos e demandas, algumas das quais eles mesmos nem sabem que têm.”

Endeavor.

Pensar na experiência do consumidor, em todos os níveis do seu negócio, é o melhor caminho para conseguir boas avaliações.

Isso porque ouvir o seu cliente e buscar atender suas demandas, garante um processo de melhoria contínua em toda a empresa.

Quando uma empresa se preocupa em prestar o melhor atendimento possível, oferecer um produto e serviço de qualidade e buscar a satisfação do seu consumidor, as avaliações positivas surgirão naturalmente.

É importante observar que este conceito pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa. Tanto restaurantes e bares, quanto startups e grandes corporações podem utilizar esses conceitos para fazer melhorias.

Estimulando a avaliação do usuário

Conforme explicamos durante este artigo, a premissa básica para ser bem avaliado é possuir um bom produto ou serviço e um excelente atendimento.

Ao monitorar o que está sendo dito sobre sua empresa, é importante tratar avaliações negativas de maneira atenciosa e educada. A mentalidade aqui é a de resolução de problemas.

Contudo, é possível também que sua empresa estimule as pessoas a deixarem suas avaliações.

Uma das práticas mais comuns nesse sentido é o envio de um e-mail marketing, ou até de um lembrete, para que o consumidor deixa a sua opinião.

Independente da estratégia a ser utilizada, é importante entender que as avaliações são resultados de estratégias maiores.

Possuir boas estratégias de comunicação e marketing, um posicionamento bem definido e preocupar-se com a experiência do consumidor são fatores que fortalecem sua empresa e o reconhecimentos do seu consumidor.

Certamente os restaurantes que possuem as melhores avaliações no Ifood pensam no atendimento de qualidade. O resultado destes esforços são as excelentes avaliações.

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