O principal objetivo de uma estratégia de inbound marketing, que é considerada uma das mais poderosas estratégias de captura de leads atualmente, não é encher os clientes com anúncios ou spam. Na verdade, é o oposto: fornecer materiais de valor e respostas para o que eles procuram. 

Nesse quesito, um conteúdo bem elaborado que ajude os consumidores a interagirem com suas necessidades desempenha um papel importante nas decisões de compra.

Nos tempos atuais, as empresas de maior destaque são aquelas que compartilham material qualificado. Ou seja, vão além da venda de bens de consumo ou serviços.

Vamos falar sobre os detalhes do inbound marketing e entender como implementar essa estratégia com sucesso, acompanhe!

Saiba o que é Inbound Marketing

O inbound marketing é um tipo de marketing baseado na permissão e não na intromissão, tal qual o marketing que era feito antes da Internet.

A ideia central do inbound marketing é valorizar conteúdos e informações relevantes que ajudem as pessoas a resolver problemas e necessidades. 

A metodologia é baseada em quatro fases do relacionamento entre o cliente e a marca, seja ela uma empresa de instalação de energia solar ou um estabelecimento comercial de roupas infantis.

Para isso, as fases e materiais se concentram em ações e objetivos como: atrair leads, convertê-los em clientes, fechar vendas e encantá-los.

Para completar esses quatro objetivos, as empresas devem usar formatos e meios de comunicação como blogs, sites, redes sociais e e-mail, a fim de estar presente na vida do consumidor em potencial.

Quer aprender mais sobre Inbound Marketing?

Baixe grátis o  nosso livro digital Vendas B2B e Inbound Marketing: os 3 segredos para vender mais, faça isso agora mesmo!

Entenda porque o Inbound Marketing faz tanto sucesso

Esse método é frequentemente usado para construir uma marca forte e aumentar as vendas, tendo diversos benefícios e aspectos que o diferencia do modelo tradicional. 

Compreenda as razões pelas quais ele é tão bem quisto no ramo do marketing digital.

Alcance o público certo

Uma estratégia de Inbound bem elaborada inclui tudo o que você precisa para aumentar significativamente o público envolvido com seu conteúdo. 

Em vez de simplesmente atrair tráfego de pessoas que provavelmente não comprarão de você, seu conteúdo só chama a atenção de quem realmente tem chances de contratar a assessoria trabalhista no futuro próximo, por exemplo.

Aproxime-se das pessoas

A confiança é construída fornecendo conteúdo que realmente auxilia a persona em vez de simplesmente divulgar o produto invasivamente.

A partir daí, é mais provável que os espectadores aceitem ouvir suas recomendações e dicas do que se você não tiver uma estratégia de conteúdo que atenda às necessidades deles. Afinal, eles passam a confiar e considerar a opinião da marca.

Encurte o ciclo de vendas

Um dos muitos usos do inbound é reduzir o tempo necessário para que alguém contrate um serviço como motoboy SP Zona Sul ou compre um produto, principalmente de alto valor como aparelhos tecnológicos.

Isso ocorre por conta dos materiais que são desenvolvidos de forma altamente relevante e personalizada. 

Com isso, acelera a movimentação de leads pelo funil de vendas e eles chegam mais rápido à fase de decisão de compra.

Acompanhe os resultados com facilidade

No marketing tradicional (ou outbound marketing, principalmente quando fora da internet), os dados sobre as pessoas que veem seu anúncio são incertos ou refletem uma estimativa aproximada.

Por outro lado, um dos benefícios dos esforços de inbound marketing é que ele é mais específico.

Com as ferramentas certas, você pode obter dados em tempo real, como:

  • Número de cliques;
  • Acessos a postagens de blog;
  • Conversões;
  • Visitantes do site.

O resultado é um conjunto de ações mais assertivas e de alto impacto entre o público-alvo da agência de intercâmbio em SP, por exemplo.

7 formas de usar o inbound marketing

As escolhas são importantes para o sucesso de sua estratégia de inbound marketing e devem ser baseadas em informações sobre a base de clientes.

Além disso, todas as técnicas precisam ser aplicadas em conjunto para alcançar resultados satisfatórios. Vamos a elas.

  1. Redes sociais

As redes sociais aparecem, principalmente, nas fases de atração, mas são de grande relevância para o encantamento e fidelização.

Por meio do conteúdo compartilhado por sua empresa nesses canais, o objetivo deve ser reunir seguidores de sua página para o site ou landing page da empresa de consultoria contábil, tornando-os seguidores fiéis ao promover uma relação próxima.

Para isso, evite apenas conteúdos comerciais. Crie publicações que atraiam esses seguidores e aproveite a oportunidade para responder perguntas frequentes sobre as personas que a empresa atende. 

Com isso em mente, crie conteúdo que ajude a entender as perguntas, necessidades ou curiosidades do espectador ideal.

  1. SEO

SEO é um conjunto específico de estratégias destinadas a classificar as páginas do site no Google e outros mecanismos de pesquisa. 

A aplicação do SEO em conjunto com marketing de conteúdo para blogs e sites ajudará você a classificar suas páginas de negócios como possíveis respostas para usuários que fazem pesquisas semelhantes no Google.   

Com cerca de 100 bilhões de pesquisas por mês, o Google é uma ferramenta importante para empresas que desejam direcionar os usuários para suas páginas e sites. Logo, o SEO deve ser uma prioridade como estratégia de inbound marketing. 

Por fim, uma alta classificação no Google garante uma alta taxa de cliques em tutoriais sobre abertura de empresa Simples Nacional, resultando em maior tráfego para negócios voltados a administração de empresas, por exemplo.

  1. E-mail marketing

O e-mail marketing pode ser uma estratégia de inbound ou outbound marketing. Em qualquer caso, trata-se de uma das táticas mais adequadas para transformar leads em clientes.

O e-mail marketing é essencial para promover leads, responder perguntas, gerar engajamento, entregar conteúdo valioso e vender produtos e serviços em tempo hábil.

A marca que envia ofertas exclusivas e material segmentado direto na caixa de entrada dos clientes se põe de prontidão para atendê-los.

Faça questão de solicitar permissão para se comunicar com qualquer contato por e-mail antes de colocar essa dica em prática.

Esse fator é de extrema importância, pois pode acontecer de determinado contato não gostar de receber seu conteúdo – e isso danifica a imagem da empresa.

  1. Conteúdo em blogs e sites

O custo de manutenção do site ou blog da marca é bem pequeno. Assim, você definitivamente pode lucrar, especialmente a médio e longo prazo. 

Claro, se você tiver conteúdo que segue as diretrizes de SEO, as pessoas chegarão à contabilidade fiscal e tributária com mais facilidade.

Portanto, é melhor usar conteúdo de alta qualidade, bem escrito e com imagens bem escolhidas e distribuídas.

Além disso, é importante acompanhar o tráfego do blog e do site para entender melhor seu público.

Quando o trabalho é feito com eficiência, a marca aparecerá nos primeiros resultados dos buscadores e, como resultado, será considerada uma referência para o seu segmento. 

Tudo isso sem a necessidade de grandes investimentos que as campanhas de mídia paga podem exigir.

  1. Persona

As estratégias de marketing digital e inbound marketing devem sempre considerar o público que você está tentando alcançar. Tanto que, em muitos casos, esse público pode ser múltiplo.

Pensando nisso, foi desenvolvido o conceito de buyer persona. Este, como o nome indica, é um tipo de personagem que foi criado justamente para ajudar a empresa a entender melhor os clientes e as verdadeiras necessidades.

O objetivo da persona é descrever com o máximo de detalhes o comprador ideal dos serviços ou produtos oferecidos pela empresa.

Portanto, use sua imaginação ao criar uma persona. Dê um nome, idade, profissão, renda mensal, atribua preferências pessoais, áreas de interesse e perfis comportamentais bem definidos.

Além disso, não se esqueça de listar os principais desafios e dores que eles enfrentam e esclarecer porque essa persona está interessada nos serviços.

Nesse sentido, uma empresa administradora de condomínio pode definir e entender que o seu público busca auxílio para proporcionar um melhor gerenciamento de prédios residenciais e/ou comerciais. 

Assim, outros interesses e dúvidas, considerando essa necessidade principal, irá direcionar um calendário de conteúdos e de campanhas de marketing.

  1. Faça co-marketing

O marketing colaborativo, ou co-marketing, já provou ser uma boa estratégia para superar os concorrentes quando se trata de práticas de inbound marketing. 

O co-marketing ocorre quando duas empresas que não são concorrentes, mas que pertencem ao mesmo segmento, trabalham juntas para maximizar os resultados de ambas.

Assim, o co-marketing também ajuda a economizar custos. 

Juntas, as empresas podem compartilhar despesas e responsabilidades, permitindo que os funcionários se concentrem em atividades que aceleram o crescimento dos negócios.

Seguindo essas estratégias, você pode não apenas eliminar a concorrência, mas também alcançar resultados que surpreendem e retêm seus clientes, além de encontrar um novo nicho de público para se relacionar – que tem como principal benefício a confiança já estabelecida por conta da marca parceira.

  1. Elabore landing pages

As estratégias de inbound marketing não são apenas para gerar conteúdo e tráfego. Você precisa ser capaz de converter esse público valioso em leads de vendas qualificados. 

Uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é usar a landing page (página de destino). 

Esta é uma página criada especialmente para ajudar seu público a dar um passo adiante nas transações comerciais e chegarem até o primeiro estágio do funil de vendas.  

Para isso, é importante criar calls to action altamente assertivos para atrair a atenção do público e convencê-lo a realizar a ação desejada.

Conclusão

O marketing de atração (ou inbound marketing) traz ferramentas e ideias de alto calibre para aprimorar as campanhas de marketing digital.

As estratégias que você acaba de conferir são provas disso. Então, prepare-se para chegar a um novo patamar engajando e cativando as pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.