O grande objetivo de todo empreendedor, independente do mercado ou segmento que atua, é manter um bom fluxo de vendas e, assim, gerar uma receita satisfatória para a sua empresa.

Mas se essa já é uma tarefa um tanto quanto desafiadora para quem atua no mercado B2C, no B2B todo esforço tem que ser dobrado.

Por isso, cada vez mais, as empresas têm buscado formas de aumentar as vendas B2B e se manterem fortes no mercado.

Neste sentido, o marketing digital acaba sendo o melhor caminho para crescer e agregar valor às marcas. 

No entanto, antes de se investir nele, é importante que você tenha total conhecimento deste mercado em que irá atuar.

Mercado B2B: o modelo de negócio da racionalidade

O modelo de negócio da racionalidade.

Para começar, B2B é a abreviação da expressão inglesa business to business, que na tradução livre para o português pode ser lido como “empresa para empresa” ou “negócio para negócio”.

Ou seja, o B2B nada mais é do que um modelo de negócio onde as vendas acontecem exclusivamente entre empresas.

Isso faz com que, nele, as negociações: envolvam somente profissionais, prezem pela construção de bons relacionamentos, durem mais tempo para serem finalizadas e envolvam valores e tempo de contrato maiores.

Por isso, cada vez mais empreendedores têm apostado neste modelo de venda, deixando o B2C (business to consumer), que é quando a compra ocorre entre empresa e consumidor final, de lado.

No entanto, como já destacamos acima, obter sucesso no ambiente corporativo não é uma tarefa das mais fáceis.

O business to business sempre vai exigir extrema dedicação, um minucioso planejamento e, claro, boas estratégias.

Deu para entender um pouco do contexto e a importância de aumentar as vendas B2B? Sua empresa está bem organizada e seu time de colaboradores preparado?

Então agora sim você está pronto para investir em marketing digital e ver suas vendas decolarem!

O marketing digital como ferramenta para aumentar as vendas B2B

O marketing digital, que sempre foi considerado imprescindível para quem trabalha com o mercado B2C, chegou com força, e para ficar, no business to business.

Isso porque, as empresas passaram a entender que a internet também é uma excelente forma de se obter bons leads, gerar mais oportunidades de negócios e, consequentemente, aumentar suas vendas e o seus faturamentos.

Sua empresa está defasada e ainda não aderiu ao marketing digital? Pois nunca é tarde para começar!

E para te ajudar nessa missão, a seguir, separamos cinco maneiras de usar essa incrível ferramenta ao seu favor e vender mais com ela:

  1. Blog corporativo
  2. Captação de leads
  3. Redes sociais ativas
  4. Utilização de e-mail marketing
  5. Pensar no consumo de conteúdo mobile

Blog corporativo

O comportamento do consumidor mudou. Hoje, a internet se tornou o principal mecanismo de busca de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Justamente por este motivo, investir em um blog corporativo se tornou uma das melhores formas de ser encontrado na internet.

Imagine sua empresa sendo a primeira marca a aparecer quando alguém pesquisar por algo relacionado ao seu produto ou serviço.

Pense em quantas possibilidades de negócios podem surgir daí e o quanto a imagem da sua marca ficará fortalecida.

Mas para isso acontecer, mais do criar um blog, você precisará oferecer um conteúdo relevante, algo que realmente tenha valor para a sua persona. Além de mantê-lo constantemente atualizado.

Uma dica para ter resultados mais rapidamente é investir pesado em SEO e inbound marketing.

Captação de leads

Trabalhar com marketing digital é ter a captação de leads como uma das prioridades em suas estratégias.

Se você ainda não está familiarizado com o termo, não se preocupe, nós explicamos! 

Um lead é uma pessoa que demonstrou interesse na sua solução, ou seja, no serviço ou produto que você oferta.

Por isso, quando falamos em captação de leads estamos nos referindo ao processo de atrair o seu público-alvo para transformá-los em potenciais clientes.

A melhor forma de atrair seu público alvo, é através da disponibilização de conteúdo úteis, que responda dúvidas e ajude a sanar os problemas desse público.

Aposte na criação de landing pages e e-books, faça webinars, crie listas segmentadas…. Enfim, abuse dos meios e da criatividade!

Quanto mais leads são captados, mais oportunidades de negócio são geradas.  

E caso você queira saber mais sobre como atrair leads para o seu funil de vendas, nós temos um conteúdo que fala exatamente sobre isso:

Como atrair leads para o setor de vendas com Marketing Digital

Redes sociais ativas

Pode até ser difícil de acreditar, mas muitas empresas ainda não usam as redes sociais como estratégia para aumentar suas vendas.

Isso significa que muitos empreendedores estão perdendo a oportunidade de terem o seu produto ou serviço visto por milhões de usuários que acessam esses aplicativos constantemente, todos os dias. 

Ter as redes sociais da sua empresa ativas significa construir e manter relacionamentos com clientes (algo fundamental no mercado B2B); expandir o seu mercado e ter inúmeras possibilidades de campanhas publicitárias.

Além disso, é uma ferramenta com excelente custo-benefício, te ajuda a ter mais reconhecimento e, ainda, permite que você extraia dados valiosos sobre o seu público que vão te ajudar muito nas tomadas de decisão.

Utilização do e-mail marketing

O e-mail marketing está longe de se tornar obsoleto e continua sendo uma das melhores estratégias de marketing digital, principalmente quando falamos de business to business.

Ele é barato, versátil, tem um ótimo alcance, permite personalizações e criação de campanhas e ainda te ajuda a segmentar e nutrir sua base de leads.

Uma ferramenta incrível para promover aquilo que você oferta e manter bons relacionamentos.

Pensar no consumo de conteúdo mobile

Já se foi o tempo em que todas as estratégias de marketing digital eram pensadas para o consumo em desktops.

Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, atualmente, 94,6% dos brasileiros utilizam smartphones para acessar a internet.

Diante deste cenário, é simplesmente impossível não pensar no consumo de conteúdo voltado para o mobile.

E aí? Como está a usabilidade do seu site hoje? Ele é responsivo? Se sua empresa já tem um blog, o formato do conteúdo está dinâmico e de fácil leitura?

Como está a usabilidade do seu site?

Essas questões são primordiais para você oferecer uma boa experiência de usuário ao seu público e para manter suas páginas com os índices de qualidade do Google, fazendo com que, assim, elas estejam sempre bem posicionadas neste importante motor de busca.

Como você pôde observar ao longo deste artigo, a presença digital se tornou fundamental para que você consiga aumentar as vendas da sua empresa.

Essa presença consiste na utilização das redes sociais, em possuir um site corporativo, um blog constantemente atualizado e na entrega de conteúdo de valor, aquele que realmente ajude as pessoas a resolverem os seus problemas.

Comece a investir agora mesmo em marketing digital e não fique para trás no mercado!

Precisa de ajuda para começar? Então baixe o e-book “Como usar a internet para aumentar as vendas B2B” e prepare-se para ver os números da sua empresa aumentando!