As estratégias de marketing digital contemplam uma série de plataformas e estratégias para realizar a devida comunicação. O SEO é uma das ações que mais merece destaque no contexto orgânico e para ações de posicionamento e experiência do usuário.

Isso porque o primeiro passo para ter um posicionamento de impacto na web é ser visto. Ou seja, sua marca tem de estar visível nos sites e páginas que o público frequenta, sendo facilmente encontrada por essas pessoas.

Em larga medida, todas as técnicas de marketing para a internet lidam com isso: mídia paga, marketing de conteúdo, redes sociais, dentre outras.

No entanto, é de extrema importância entender que não é apenas a qualidade do conteúdo que vale, mas diversos aspectos técnicos da estruturação desse material e até da própria página web. Entra em cena, então, o SEO.

Leia o texto para entender do que se trata essa sigla, dicas para aplicar as regras com qualidade e mais informações sobre qual a importância dessa estratégia.

O que é SEO?

SEO, abreviação de Search Engine Optimization, é um conjunto de tecnologias usadas para otimizar sites e páginas da web para mecanismos de pesquisa como o Google.

Resumindo, a otimização faz com que um site do escritório contábil São Paulo apareça entre os primeiros resultados de busca nas plataformas de pesquisa mais populares.

Inclusive, ao se tratar de motores de busca, é sabido que o Google é o maior de todos e, portanto, não deve ser ignorado.

Para se ter uma ideia da importância da ferramenta, estima-se que mais de 3,5 bilhões de buscas são realizadas apenas nessa plataforma diariamente.

São usuários com motivações e interesses diferentes, mas todos têm algo em comum: estão procurando uma resposta para algo, seja uma curiosidade, dúvida ou interesse de consumo.

Desse modo, aliar a otimização do seu site com a tecnologia SEO e a qualidade do conteúdo fornecido em relação à intenção de busca da persona coloca seu site em primeiro lugar, promovendo um melhor alcance e, consequentemente, melhores resultados.

10 dicas para aplicar o SEO no seu site

Chegamos à parte mais importante do texto: conferir como usar as técnicas de SEO para ampliar a visibilidade e as conversões dos sites, seja de um estabelecimento que vende lanche em Paraguaçu Paulista ou prestadores de serviço como instalação de cabeamento para internet.

Acompanhe os tópicos e conheça 10 práticas indispensáveis para obter sucesso com o SEO.

Pesquise as palavras-chaves

Estar no topo do Google começa com uma boa estratégia de palavras-chave. 

Na prática, a palavra-chave é um termo que os usuários inserem na caixa de pesquisa do Google para alcançar determinados resultados. Seriam as dúvidas para as quais buscam resposta ou item que almejam.

Comece definindo quais desses termos são mais relevantes para o seu negócio. Para isso, é importante ir além dos produtos e serviços que se pretende vender.

Pense na jornada do seu cliente e em quais assuntos eles são interessados ​​em cada estágio. Escolha as palavras mais importantes e comece a criar conteúdo focado nelas.

Com a estratégia de palavras-chave, você pode se concentrar em atrair visitantes qualificados para consultoria de contabilidade sem perder o foco.

Crie conteúdos interessantes

A base do SEO é a produção de conteúdo relevante. O Google tem várias maneiras de determinar o que é relevante para as pessoas, com base nas palavras-chave que elas pesquisam e as páginas que interagem – por exemplo.

Há várias ações que podem ser colocadas em prática para melhorar a classificação de um resultado – mas, se o conteúdo não for realmente relevante para o usuário, ele não voltará.

Isso significa que é fundamental desenvolver um conteúdo que seja atrativo e informativo para gerar leads e/ou clientes.

Além disso, o Google tem uma forma de rastrear se os usuários não gostam do conteúdo,  como a saída rápida do material. Portanto, conteúdo irrelevante é penalizado.

Não tenha medo de se aprofundar

O Google avalia o tamanho do artigo para averiguar se uma postagem sobre planejamento sucessório familiar é completa ou superficial. 

Não existe um tamanho ideal de posts para blog, mas todas as pesquisas mostram que é importante ultrapassar as 500 palavras para materiais mais densos.

Como resultado, os mecanismos de pesquisa evitam páginas que usam clickbaits e tentam atrair visitantes fornecendo conteúdo sem valor ou incoerentes com a proposta.

Já com materiais a partir de 500 palavras, o Google entende que há mais desenvolvimento e preocupação em esclarecer dúvidas, possibilitando mais densidade aos textos.

Ou seja, há mais oportunidade de responder à pergunta de um usuário de maneira completa e satisfatória, principalmente quando há uma boa estrutura, com bons títulos e intertítulos, por exemplo.

Por outro lado, os resultados que marcam presença entre as primeiras posições geralmente têm mais de 2000 palavras.

Essa extensão permite que você escreva artigos muito completos e relevantes a respeito dos temas abordados, trazendo, por exemplo, os detalhes da contabilidade gerencial e financeira para grandes empresas de forma mais clara.

Conquiste backlinks

Backlinks são links que outros sites disponibilizam direcionando ao seu site. Para ter qualidade e relevância, esses links devem se originar de sites respeitáveis.

Os algoritmos do Google consideram os backlinks como um sinal de confiança em seu site e os validam conforme a reputação do domínio de terceiros.

Uma boa quantidade de backlinks de autoridade é mais eficaz do que muitos links de sites de spam.

Backlinks de alta qualidade são úteis para rankings de SEO, mas backlinks de baixa qualidade podem tornar seu site não confiável.

Para isso, é muito útil acompanhar as menções. Em caso de backlinks duvidosos, o dono do site pode solicitar a retirada diretamente com o Google.

Uma forma de criar backlinks valiosos para a marca é criar parcerias reais com outros negócios, de ramos semelhantes ou que compartilhem um perfil de cliente comum, atuando como se fosse um co-marketing.

Nesse sentido, uma instituição que trabalha com treinamento NR 32 pode se vincular a outras organizações de cursos profissionalizantes, de saúde e segurança no trabalho, bombeiros ou até empresas diversas para parceria.

Insira palavras-chave no título

As tags de título são muito importantes para o seu site. Ele fornece aos usuários uma prévia sobre o que é o conteúdo e os ajuda a entender porque é relevante para a pesquisa.

Os usuários desejam pesquisar páginas da Web que contenham informações importantes sobre um tema específico que usam, ou seja, que contenham palavras-chave relacionadas ao que eles pesquisam.

Portanto, o Google recomenda que você crie títulos e snippets que correspondam aos resultados da pesquisa “drywall Belo Horizonte”, por exemplo.

Otimizar as tags de título para palavras-chave oferece aos mecanismos de pesquisa mais oportunidades de encontrar e classificar seu site mais alto.

O importante é colocar a palavra-chave principal no início do título. Isso não apenas chama a atenção do usuário, mas também ajuda os mecanismos de pesquisa a determinar o conteúdo da página.

Elabore URLs breves, mas informativas

O método de construção da URL do conteúdo pode melhorar o ranking de SEO – e é simples para qualquer pessoa inexperiente em SEO fazer.

Uma URL eficiente deve conter uma ou mais palavras-chave segmentadas. O objetivo é tornar o entendimento do conteúdo da página mais fácil para todos.

Faça URLs curtas, com cerca de 60 caracteres, de preferência. Muitos mecanismos de pesquisa não conseguem lidar com URLs longas, o que pode mover a página mais para baixo.

Pense na estruturação do texto

As palavras que você usa são importantes, mas a forma como seu conteúdo é formatado também faz muita diferença.

É necessário considerar adaptar as postagens aos mecanismos de pesquisa. Além das palavras-chave, você precisa usar:

  • Títulos;
  • Subtítulos;
  • Imagens;
  • Vídeos.

Tudo isso serve para ajudar o mecanismo de pesquisa a entender o conteúdo com mais agilidade, identificando com facilidade se o material aborda sistema de gestão financeira para pequenas empresas ou dicas para profissionais começarem a investir e fazer renda extra. 

Assim, é possível melhorar seu ranqueamento de busca orgânica.

A estrutura das frases e parágrafos também desempenha um papel importante. Normalmente, uma frase não deve ter mais de 20 palavras.

Além disso, o parágrafo não deve ser uma única frase e também não deve ser muito longo. Lembre-se da legibilidade, em especial para quem vai acessar o site por dispositivos com telas menores.

Remova o que afeta a velocidade de carregamento

O tempo que um site leva para carregar totalmente também tem relação com o SEO. Páginas lentas demais tendem a apresentar uma alta taxa de rejeição.

Quanto mais tempo demorar para carregar, menos tempo um visitante passa na página.

Por isso, revise os componentes do seu domínio sempre que possível. Se houver elementos que impacte no tempo de carregamento, como plugins desnecessários, remova-os ou reconfigure-os.

Poste conteúdo autoral

Ao adicionar novas postagens, é importante postar materiais originais e evitar conteúdo duplicado.

Quanto mais destaque em um site semelhante, maior a classificação, especialmente se o blog tiver uma forte presença no setor.

Os algoritmos de mecanismos de pesquisa são projetados para encontrar conteúdo inédito. Então, as pessoas que praticam um bom SEO e publicam material original são mais propensas a serem classificadas no topo da pesquisa.

Em contrapartida, o plágio pode levar a sanções temporárias, como redução do ranqueamento, até a exclusão total dos resultados. 

Acompanhe os concorrentes

Ao analisar o conteúdo de seus concorrentes, você pode comparar o seu site com eles e entender alguns dos fatores que impulsionam o SEO e como melhorar a proposta para seus consumidores e se destacar.

Recomendamos que você verifique as classificações de pesquisa, o uso de palavras-chave, as interações nas redes sociais, os backlinks, o conteúdo da página, os níveis de tráfego e muito mais. 

Com essas informações, é possível situar seu website em comparação aos colegas de ramo e saber onde melhorar. 

Não se esqueça de respeitar as diretrizes!

Agora você está plenamente apto(a) para colocar os princípios de SEO em prática. Mas, antes de ir, lembre-se: cuidado com as diretrizes do Google.

As regras a respeito de plágio e cópia, principalmente, devem ser seguidas à risca para evitar penalidades graves.

Privilegie sempre a originalidade e a qualidade. No fim das contas, essa é a maior dica de SEO que podemos te dar.

Além disso, mantenha-se atualizado sobre as melhorias de algoritmos das plataformas, pois modificações ocorrem e os buscadores disponibilizam guias e informativos com os principais impactos e fatores que serão mais relevantes ao SEO.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.