Apostamos que você já sabe disto: os clientes compram produtos e serviços de quem confiam.

Mas, na prática, será que você está construindo um relacionamento sólido de confiança entre sua empresa e seus clientes?

Bom atendimento, qualidade de produtos/serviços, agilidade… Tudo isso já é esperado de uma boa empresa.

Neste artigo, vamos te mostrar o caminho para ir além quando se trata de construir confiança na internet.

E, por falar em internet…

Esteja presente na internet

A internet é o ponto de partida e o caminho mais rápido para convencer as pessoas a confiarem em sua empresa. 

E com internet a gente quer dizer presença digital.

Imagine que, em uma turma de 30 alunos, há aqueles que faltam à aula de vez em quando, aqueles que faltam quase sempre e, por fim, aqueles que estão sempre presentes.

Certo dia, surge a oportunidade de um único aluno participar de uma competição para ganhar um prêmio incrível.

E quem vai escolher o estudante que participará da competição é a professora. 

Quem você acha que ela vai escolher?

Pois é, vai ser aquele aluno que estava presente em todas as aulas, e, além disso, mostrou interesse e fez a sua parte sempre que possível.

Com uma empresa não é tão diferente assim. 

Os clientes não escolhem quem não está presente digitalmente

Batemos na tecla da presença digital por meio do inbound marketing porque sabemos que, como um consumidor muito mais exigente, busca e pesquisa por conta própria quais são as empresas que podem lhe oferecer uma solução com a melhor oferta.

Você não tem outra opção a não ser estar presente.

Caso contrário, a concorrência vai te deixar para trás.

E não basta estar presente. É preciso garantir que, em todos os seus canais de distribuição, a sua mensagem seja a mesma, coerente com seus princípios e valores.

Coerência e transparência são grandes aliadas da presença digital, elas caminham juntas quando se trata de construir uma imagem de confiança ao cliente.

Mas lembre-se: à mesma medida que a internet pode ajudar, devido ao alto nível de alcance, ela também pode fazer com que uma única reclamação tome grandes proporções, gerando uma crise de imagem.

Por isso, tome cuidado especial com o atendimento em cada um dos seus canais de contato e com o que você posta nas redes sociais.

Seja uma empresa pronta para ajudar

Empresas que ajudam as pessoas a resolverem problemas ganham a sua confiança antes da compra.

Por isso, é fundamental entender quais são as dores do seu cliente, mapeando-as de forma que, mesmo antes da venda do serviço/produto, seja possível construir uma cadeia de conteúdos de valor e atendimentos personalizados.

Assim é possível acompanhar o consumidor em toda a jornada de compra. 

Isso tudo irá construir a confiança do consumidor em relação a sua empresa, já que você foi capaz de fornecer conteúdo de valor sobre o problema enfrentado por ele.

Quer ver como isso funciona na prática?

Separamos alguns conteúdos que empresas disponibilizam gratuitamente, para que os potenciais clientes se sintam beneficiados antes mesmos de estarem 100% conscientes de que precisam da solução que a empresa oferece.

Conteúdo de valor no blog da RD Station

Quando você procura pelos conteúdos gratuitos da RD Station, encontra artigos no blog que visam ajudar o cliente em potencial. 

Os dois artigos da imagem são muito interessantes, pois um deles oferece uma ferramenta gratuita e, o outro, apresenta um conteúdo de “como se faz”, também muito útil.

Rock Content conta como eles fizeram

Abrir o jogo e mostrar como se faz também é uma forma de fazer com que o cliente se sinta ajudado antes de qualquer contato mais direto. 

Quando uma empresa mostra como faz, é natural que o cliente sinta que algo valioso está sendo confiado à ele.

E essa confiança, que a princípio parte da empresa, acaba voltando para ela também.

Nike cria plataforma para inspirar corredores

Inspirar também constrói confiança.

A Nike criou a plataforma “Vem Junto” para inspirar corredores por meio do motivo pelo qual cada atleta tem feito suas corridas. 

A ferramenta digital possibilita que o corredor registre uma corrida a partir de um motivo ou uma causa especial que o leva a correr.

É possível se juntar a uma corrida criada por outra pessoa que corre pelas mesmas razões que as suas.

Ao criar um evento como esse, a Nike garante ainda mais seu brand awareness e a presença digital da qual falamos anteriormente.

Sem falar que eventos que envolvem a motivação das pessoas e o trabalho em conjunto geram engajamento.

E sem dúvidas, chamam a atenção de novos consumidores, além de fidelizar os clientes atuais.

Poste com frequência e consistência

Frequência é o caminho para a consistência

Será que você conhece ou até mesmo é uma das empresas que tem como visão se tornar referência no mercado?

Quando uma empresa fala frequentemente sobre um assunto que domina, é natural que, à longo prazo, ela passe a se tornar referência. 

Além disso, ao se ter uma boa estratégia de marketing de redes sociais, com conteúdo de qualidade e postagens frequentes, é possível realizar o chamado Efeito Bola de Neve.

Sabe quando você descobre um canal no YouTube que tem tudo a ver com você ou o seu negócio e, então, você maratona os vídeos, um depois do outro? Esse é o Efeito Bola de Neve.

Esse efeito é uma ótima ferramenta para que o seu cliente em potencial explore seu conteúdo e descubra que sua empresa oferece uma solução da qual ele precisa.

Sem falar que isso contribui para o upselling da sua empresa: uma técnica de aumento de vendas por meio da recomendação de produtos e serviços parecidos ou complementares àqueles que o cliente já conhece.

Por isso, uma boa quantidade de conteúdos, sempre aliada à qualidade deles, é uma ótima forma de construir um relacionamento de confiança com o consumidor.

Ele voltará a visitar seu perfil porque sabe que você investe em conteúdo de valor.

Use Prova Social

Uma ótima forma de se envolver com o público e despertar confiança é por meio da prova social.

Você sabia? 88% dos consumidores confiam mais em depoimentos e reviews

Se alguém já consumiu seus produtos ou serviços e pode contribuir com um depoimento, isso será ótimo para os novos clientes.

Assim eles poderão confirmar a eficácia do seu trabalho pelos reviews de outras pessoas.

Além disso, o cliente que tem seu depoimento destacado no site da empresa se sente parte da marca, e isso ajuda a fidelizá-lo, aumentando o crescimento da recompra.

Inbound Marketing e Redes Sociais

Tudo o que falamos até agora só pode ser feito com eficácia a partir do inbound marketing, por meio das redes sociais.

As plataformas das redes sociais são os pontos de contato de marca com seus clientes e o caminho mais rápido para se tornar  referência e ser visto com credibilidade.

Confiança não se conquista da noite para o dia, é preciso ser consistente, mostrar transparência e coerência na comunicação.

E ainda acima de tudo, estar pronto para ajudar genuinamente, com conteúdo de qualidade. 

Servindo seu cliente, seu propósito se concretiza e o sucesso é uma consequência.

E se você tem dúvidas sobre como fazer inbound marketing de modo eficaz para sua empresa, que tal contatar os especialistas da Gaud?

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Estamos aqui para te ajudar a conquistar a confiança do seu público.